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Walmart está transformando suas lojas para competir com a Amazon – 🌎Radar Global

Meituan surpreende potencializada por novos negócios, Lululemon reforça a resiliência do varejo alta renda e Walmart quer competir com a Amazon.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,6% e Europa +0,1%) enquanto investidores aguardam a divulgação dos dados do mercado de trabalho americano, a serem divulgados ainda nesta manhã. Dados mais fortes que o esperado poderão indicar um aperto monetário mais intenso por parte do Federal Reserve, uma vez que o mercado de trabalho segue apertado e os empresários relataram no “Livro Bege” que o preenchimento de vagas segue sendo um dos maiores desafios. Ainda nos EUA, o jornal Reuters teve acesso a e-mail interno do Elon Musk, sinalizando para seus executivos que ele está preocupado com o estado atual da economia e precisa cortar cerca de 10% dos funcionários da Tesla, as ações da companhia caem -3,6% no período pré-mercado. Na China, ambas as bolsas onshore e offshore permanecerão fechadas por conta do feriado nacional. Por fim, o petróleo (-0,6%) amanhece em leve baixa, mas ainda próximo aos US$ 117/barril à medida que os investidores seguem céticos em relação à capacidade de aumentar a produção por parte dos membros da OPEP+. Nesta quinta-feira, a organização decidiu aumentar a produção em 648 mil barris/dia em julho e agosto vs. a meta anterior de 400 mil barris/dia.

Coronavírus: A vacinação contra a Covid para crianças menores de 5 anos deve começar em 21 de junho nos Estados Unidos, segundo funcionário de saúde do governo Biden. A decisão vai ser tomada pela Agência Federal do Departamento de Saúde (FDA) após comitê de especialistas independentes em 15 de junho e espera-se que as vacinas sejam da Pfizer e da Moderna.

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EMPRESAS

Meituan surpreende em receita com novos negócios compensando a desaceleração na China: A Meituan (NASDAQ: MPNGF), gigante chinesa de entrega de alimentos, divulgou seus números do primeiro trimestre com receita de ¥ 46,3 bilhões, superando a expectativa de ¥ 45,3 bilhões do consenso, já em relação ao resultado por ação a perda foi maior que o esperado, com uma prejuízo de ¥ 0,80 por ação enquanto a média do consenso apontava para ¥ 0,74. Apesar do balanço da Meituan decepcionar no número final, a receita trimestral da companhia cresceu 25% no ano contra ano mesmo em um cenário desafiador, mas marca o ritmo de crescimento mais lento para a empresa em quase dois anos. A implementação de novas regras frente ao aumento do número de casos de Covid-19 na região impactou os principais negócios de entrega de alimentos da empresa, refletindo nos números. Mesmo assim, o grupo registrou um crescimento significativo nos segmentos de entrega de alimentos, loja física, hotelaria e viagens. O fato de o segmento de viagens ter crescido no trimestre é um pouco chocante, devido aos bloqueios na China.

É importante notar que as margens da empresa melhoraram tanto no quarto trimestre de 2021 quanto no primeiro trimestre de 2022, mas ainda estão em modo de crescimento. Um dos principais entraves à lucratividade da Meituan nos últimos trimestres tem sido os investimentos agressivos da empresa em novos negócios, como compras em grupo e entregas de alimentos. Essas operações aumentaram os custos, mas também têm apresentado as taxas de crescimento mais rápidas entre todos os segmentos de negócios da companhia. Segundo os diretoras da empresa novas iniciativas continuarão sendo uma área-chave de investimento.

Lululemon supera expectativas e eleva projeção para 2022, reforçando a resiliência do varejo alta renda: A fabricante de roupas esportivas Lululemon (NASDAQ: LULU, BDR: L1UL34) reportou os resultados do primeiro trimestre de 2022 com receita de US$ 1,6 bilhões, versus US$ 1,5bi esperados pelo consenso, e lucro por ação (LPA) de US$ 1,48 vs. US$ 1,43, superando as expectativas. Impulsionada pelo crescimento de dois dígitos do canal online, a companhia também elevou suas perspectivas financeiras para o ano fiscal de 2022 esperando que o impulso em seus negócios continue apesar dos ventos econômicos contrários. A Lululemon, focada em clientes com melhores condições financeiras, se junta a um grupo de varejistas que atendem o consumidor de alta renda e vem mostrando resiliência nos negócios. Nomes como Levi Strauss & Co., Nordstrom e Bloomingdale, divisão de alta qualidade da Macy’s, estão atraindo compradores com dinheiro suficiente para gastar em novas roupas e acessórios mesmo com os preços subindo. No final de março, a Lululemon disse que aumentaria os preços de certos itens para ajudar a compensar os custos mais altos de matérias-primas, mão de obra e frete aéreo.

A Lululemon, em particular, se beneficiou com a a pandemia à medida que as pessoas procuravam roupas confortáveis ​​para usar em casa. Mas agora, mesmo quando os americanos saem de suas casas para retornar aos escritórios e passeios sociais, eles ainda estão comprando os chamados itens de lazer. A Lululemon também ampliou mais recentemente seu sortimento para incluir calçados e produtos para cuidados com a pele. “Nosso pipeline de produtos continua muito forte e é a base do negócio”, disse o diretor da companhia.

Walmart está transformando suas lojas para competir com a Amazon: O Walmart ( NYSE: WMT, BDR: WALM34) está transformando suas lojas em hubs para seus negócios de e-commerce, servindo como plataformas de lançamento para drones de entrega, armazéns automatizados para pedidos on-line e locais de partida para entregas diretas. Eventualmente, eles ajudarão a embalar e enviar mercadorias para indivíduos e empresas independentes que vendem no site do Walmart por meio de seu mercado de terceiros. A empresa está se apoiando em duas vantagens principais para impulsionar seus negócios: suas cerca de 4.700 lojas nos Estados Unidos e seu domínio no negócio de supermercados, uma vez que 90% dos estadunidenses vivem a menos de 16 quilômetros de uma loja do Walmart.

A pandemia de coronavírus criou uma abertura para que a empresa pudesse expandir suas vendas online e também alimentou o senso de urgência do Walmart para competir melhor com a Amazon (NASDAQ: AMZN, BDR: AMZO34), líder clara em comércio eletrônico. A big tech tem 39,5% de participação no mercado online nos EUA, em comparação com os 7% do Walmart, segundo estimativas da empresa de pesquisa eMarketer.  Contudo, o ambiente do e-commerce ficou mais difícil nos últimos meses. Os ganhos diminuíram drasticamente à medida que mais clientes retornam às lojas.  Além disso, à medida que os custos de combustível e frete do Walmart aumentam e a inflação paira na maior alta em quase quatro décadas, os clientes estão comprando menos mercadorias em geral. As vendas de alimentos têm margens menores, tornando mais difícil lucrar com as vendas online.

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

Fundos multimercado venderam mais de US$ 30bi em ações chineses desde julho de 2021: O gráfico acima, do Goldman Sachs, mostra que os investidores de fundos multimercado reduziram globalmente mais da metade sua exposição aos riscos da China nos últimos 18 meses, com uma venda de cerca de US$ 30bi em ações chinesas desde julho de 2021, excluindo os efeitos dos preços. As dúvidas do mercado em torno do case de investimento para ações chinesas começaram a sofrer no ano passado, quando as autoridades passaram a regular o mercado de US$ 80bi do setor de educação. A confiança dos investidores foi ainda mais prejudicada pelo risco de deslistagem das ADR, aperto regulatório no setor de Internet, riscos geopolíticos para a China do conflito entre Ucrânia e Rússia e, mais recentemente, a adesão da China à sua política “Zero-Covid”. No entanto, vale destacar que apesar das questões macro ainda pesarem no prêmio de risco dos papeis, as empresas continuam apresentando bons fundamentos.

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