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Walmart desenvolve sistema próprio de armazenamento na nuvem – 🌎 Radar Global

Foxconn adquiri participação na maior fabricante de chips da China, Spotify compra jogo musical inspirado no Wordle e Walmart deixa de depende totalmente de provedores de nuvem.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistas (EUA +0,2% e Europa -0,7%) enquanto investidores aguardam novos dados da inflação ao consumidor nos EUA, a serem divulgados ainda nesta manhã. Estimativas dos analistas, compiladas pelo consenso da Bloomberg, apontam que o dado deverá atingir 8,8% no comparativo anual, marcando um novo recorde desde 1981. Ainda em território americano, o Fundo Monetário Internacional cortou sua projeção de crescimento para o país de 2,9% para 2,3%. A nova redução reflete os riscos sistemáticos que os países enfrentam com a alta generalizada da inflação. Na Europa, a produção industrial da zona do euro surpreendeu positivamente em maio, saltando 1,6% ano contra ano vs. 0,3% das expectativas dos analistas. Na China, o índice de Hang Seng (-0,2%) encerra em leve baixa ainda reverberando os riscos de novos lockdowns em virtude do aumento nos casos da Covid-19. O sentimento negativo foi levemente compensando pelo aumento de 17,9% nas exportações vs. o mesmo período do ano anterior em junho, bem acima das projeções que apontavam para 12%, segundo a Reuters.

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EMPRESAS

Walmart deixa de depende totalmente de provedores de nuvem, desenvolvendo modelo híbrido: Em vez de apenas alugar serviço de computação e armazenamento de empresas como Google (NASDAQ: GOOGL, BDR: GOGL34) e Microsoft (NASDAQ: MSFT, BDR: MSFT34), o Walmart (NYSE: WMT, BDR: WALM34) passou os últimos dois anos investindo em uma rede de dispositivos internos e servidores. O que pode parecer uma volta para os tempos de data centers locais, antes que esse tipo de infraestrutura começasse a ser centralizado em meados dos anos 2000, é na verdade uma abordagem híbrida. O modelo faz parte do objetivo do Walmart de reduzir sua dependência de provedores de nuvem externos e provar que existe um modelo alternativo ao Amazon Web Services (AWS), que pertence ao principal concorrente de varejo do Walmart. Os serviços em nuvem centralizados em provedores eram vistos como uma solução que trazia uma potencial economia de custos, mas à medida que a demanda aumentava, algumas empresas começaram a procurar alternativas internas. O varejista disse que o sistema próprio economizou até 18% ao ano em gastos com nuvem, além de mitigar potenciais interrupções.

Esse movimento para um modelo híbrido é interessante para empresas que desejam manter pelo menos alguns de seus dados e aplicativos em suas próprias instalações, ao invés de centralizar nas mãos de gigantes da nuvem, que às vezes são seus concorrentes – uma das razões que levou o Walmart a evitar o uso do AWS e sugerir que seus fornecedores façam o mesmo. Mas, essa estratégia também envolve riscos, como uma potencial manutenção cara e parecer provável que o sistema seja tão personalizado para as necessidades do Walmart que seria difícil reaproveitá-lo e comercializá-lo externamente, semelhante ao que a Amazon (NASDAQ: AMZN, BDR: AMZO34) fez com a AWS.

Foxconn expande investimentos em semicondutores na China: Um braço do Foxconn, listado em Xangai, adquiriu uma participação na maior fabricante de chips da China durante seu resgate de US$ 9 bilhões, sendo o mais recente de uma série de investimentos que a empresa de Taiwan fez na indústria de semicondutores do continente. A Foxconn Industrial Internet investiu no Tsinghua Unigroup, por meio de um fundo que criou com a casa de investimentos Wise Road Capital. O fundo pagou cerca de ¥ 5,3 bilhões (US$ 788 milhões) por uma participação minoritária no Unigroup. A Foxconn vem expandindo seus investimentos em chips nos últimos meses, em parte para satisfazer sua própria demanda crescente à medida que avança no setor de veículos elétricos. O Unigroup, propriedade de um consórcio liderado pela estatal JAC Capital, é considerado um dos poucos fabricantes de chips cruciais para realizar a ambição de autossuficiência da China em semicondutores. A empresa tem um forte vetor de inovação, o novo presidente do grupo disse nessa semana que pretende expandir além dos chips, e entrar em setores como genética e inteligência artificial.

Do lado ocidental, a Apple (NASDAQ: AAPL, BDR: AAPL34) está considerando novas fontes para os chips de memória de iPhones, para limitar as interrupções no fornecimento. Este ano, a maçã testou amostra de armazenamento feito pela Yangtze Memory Technologies, que é de propriedade da Unigroup. O chip de memória é normalmente uma porta de entrada para a fabricação de chips mais complexos. Washington está agora considerando o nivelamento de sanções à memória do Yangtze

Spotify anuncia compra do Heardle, jogo musical inspirado no Wordle: O Spotify (NYSE: SPOT, BDR: S1PO34) anunciou na terça-feira que está adquirindo o Heardle, um jogo de adivinhação musical inspirado no clássico game de palavras Wordle, por um valor não revelado. O acordo impulsionará a empresa ainda mais em sua missão de tornar seu aplicativo mais interativo, uma vez que a companhia vem investindo em vídeo, transmissão ao vivo e podcasts em um esforço para diversificar seus fluxos de receita. A aparência do jogo permanecerá a mesma, o que significa que continuará sendo um jogo independente em seu site. Ele também continuará sendo gratuito para os jogadores. A única mudança parece ser que, a partir de terça-feira, os jogadores poderão ouvir a música completa no Spotify depois de terminarem o jogo.

Heardle pede aos usuários, uma vez por dia, que adivinhem uma música com base em suas notas de abertura. Os jogadores têm seis chances de descobrir a música, com cada dica dando aos usuários alguns segundos extras para ajudar a adivinhar. O jogo já está disponível nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, mas a empresa disse que planeja expandir para mais mercados no futuro. O acordo ocorre um mês depois que o CEO do Spotify, Daniel Ek, disse em reunião com investidores que a empresa está dobrando a descoberta de músicas no aplicativo, em um esforço para atrair mais usuários e mantê-los na plataforma.

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