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Uber deve desinvestir na Didi – ūüĆéRADAR GLOBAL

Vendas de ativos do Uber, perspectivas para ADRs chinesas e proje√ß√Ķes da Lowe's

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem positivas (EUA¬†+0,6% e¬†Europa¬†+1,2%) enquanto investidores digerem a decis√£o do Federal Reserve sobre dobrar o ritmo do¬†tapering¬†e a sinaliza√ß√£o de 3 aumentos da taxa de juros americana em 2022. Na¬†Europa, o foco vai para as reuni√Ķes do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra que poder√£o tamb√©m sinalizar uma postura mais¬†hawkish¬†(contracionista), em linha com a do Fed. Na¬†China¬†(+0,6%) o mercado encerra em alta, puxado pelas empresas altamente endividadas do setor imobili√°rio, em meio a expectativas de que o acesso ao cr√©dito poder√° ser facilitado no pa√≠s, com uma poss√≠vel redu√ß√£o na taxa dos empr√©stimos pela primeira vez desde abril de 2020. Por fim, o ouro (+0,5%) amanhece em campo positivo com a desvaloriza√ß√£o do d√≥lar americano frente a outras moedas de pa√≠ses desenvolvidos.

Coranav√≠rus: Anthony Fauci, conselheiro m√©dico chefe da casa branca, afirmou que doses adicionais das vacinas existentes no momento funcionam contra a nova variante √Ēmicron e n√£o necessitam de nenhum ajuste ou modifica√ß√£o espec√≠fica para combater a nova cepa. Segundo o m√©dico, 3 doses da vacina da Pfizer aumentam em 75% a prote√ß√£o contra casos sintom√°ticos de COVID-19 causados pela nova variante. Em contrapartida, pessoas n√£o vacinadas possuem uma chance 8x maior de serem hospitalizadas e s√£o 14x mais suscet√≠veis ao √≥bito.

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EMPRESAS

Uber planeja vender Didi:¬†O Uber (U1BE34)¬†anunciou¬†nesta ter√ßa-feira que pretende vender ativos n√£o estrat√©gicos, incluindo sua participa√ß√£o na Didi Global.¬†O CEO da empresa¬†descreveu o mercado chin√™s como dif√≠cil e com pouca transpar√™ncia. A companhia saiu da China em 2016, ap√≥s perder mais US$ 1 billh√£o devido √† guerra de pre√ßos com a Didi, vendendo suas opera√ß√Ķes no pa√≠s para a empresa chinesa em troca de 12,8%¬†da companhia.¬†¬†

O Uber tinha cerca de US$ 13,1 bilh√Ķes em investimentos¬†em outras empresas no final do semestre, sendo US$ 4,1 bilh√Ķes na Didi.¬†Sua participa√ß√£o na companhia chinesa gerou um¬†preju√≠zo l√≠quido de US$ 2,4 bilh√Ķes nos resultados do 3¬ļ trimestre.¬†Os investidores¬†ficaram preocupados com a Uber mantendo esses investimentos, o que poderia indicar¬†ao mercado que as participa√ß√Ķes em outras empresas s√£o mais atraentes que colocar capital em suas opera√ß√Ķes pr√≥prias.¬†Portanto,¬†o an√ļncio da pretens√£o de venda foi visto com bons olhos e¬†as a√ß√Ķes da Uber subiram +4,3% ap√≥s as declara√ß√Ķes do CEO na √ļltima ter√ßa feira.¬†

Falando em a√ß√Ķes chinesas: Respons√°vel por gerir mais de US$ 260 bilh√Ķes em seus fundos de investimento, o TCW Group trouxe pespectivas pessimistas para a√ß√Ķes offshore chinesas. Para seu estrategista, “as empresas chinesas listadas em Wall Street provavelmente ser√£o exclu√≠das dos mercados de capitais dos Estados Unidos nos pr√≥ximos 3 anos, √† medida que as tens√Ķes entre Pequim e Washington persistem“, dado o atual n√≠vel de desconfian√ßa entre os governos dos EUA e da China, e com o relacionamento bilateral improv√°vel de melhorar t√£o cedo. Caso isso aconte√ßa, a maioria das empresas chinesas listadas nas bolsas dos Estados Unidos retornariam para as bolsas de Hong Kong, Xangai ou Shenzhen.

A Comiss√£o de Valores Mobili√°rios dos Estados Unidos finalizou neste m√™s as regras para implementar uma lei que permitiria ao regulador do mercado proibir as empresas estrangeiras listadas no pa√≠s de negociar a√ß√Ķes se seus auditores n√£o cumprirem os pedidos de informa√ß√Ķes dos reguladores americanos. Vale lembrar que menos de seis meses depois de abrir o capital, a gigante chinesa Didi disse que vai come√ßar a sair da Bolsa de Valores de Nova Iorque e planeja listar as a√ß√Ķes em Hong Kong. Al√©m da Didi, muitas das principais empresas de internet da China listadas nos Estados Unidos j√° realizaram listagens duplas em Hong Kong. Alguns nomes de destaque incluem Alibaba (BABA34), JD.com (JDCO34), Baidu (BIDU34), NetEase (NETE34) e Weibo (W1BO34).

Reformas em casa devem reduzir em 2022:¬†A Lowe‚Äôs (LOWC34), concorrente da Home Depot (HOME34), e uma das principais lojas americanas de material de constru√ß√£o e reformas, desapontou os investidores com as suas perspectivas de faturamento para o ano que vem. A companhia afirmou que o per√≠odo pand√™mico estimulou a demanda por produtos em 2021 e 2022 devido ao aumento do volume de reformas e projetos de decora√ß√Ķes na modalidade “fa√ßa voc√™ mesmo”, uma vez que os consumidores passaram mais tempo em suas casas. Em contrapartida, com o final da pandemia, esta tend√™ncia dever√° desacelerar.¬†O diretor Dave Denton reconheceu que a Lowe’s dever√° passar por uma ‚Äúretra√ß√£o modesta em 2022‚ÄĚ quando comparado a um ano de alta demanda e vendas alimentadas tamb√©m por est√≠mulos governamentais.

De acordo com as proje√ß√Ķes da¬†empresa as vendas podem cair at√© -3% em 2022 em compara√ß√£o ao ano fiscal de 2021. As vendas devem variar entre US$ 94 bilh√Ķes e US$ 97 bilh√Ķes para o ano seguinte, ficando abaixo das estimativas dos analistas de US$ 97,6 bilh√Ķes, de acordo com a¬†Refinitiv.¬†A empresa espera lucrar entre US$ 12,25 e US$13,00 por a√ß√£o em 2022, j√° os analistas esperavam que a Lowe‚Äôs lucrasse US$ 12,93/a√ß√£o.

  

  

AN√ĀLISE

Fonte: J.P. Morgan

Vendas de ve√≠culos el√©tricos disparam em 2021: O gr√°fico acima, do J.P. Morgan, mostra um crescimento significativo na demanda global de ve√≠culos el√©tricos (EVs), com n√ļmeros acumulados das vendas do ano de 2021 (janeiro-outubro) sugerindo um crescimento anual de +150%, isso mostra que a eletrifica√ß√£o tem sido uma megatend√™ncia na ind√ļstria automobil√≠stica, com forte atividade de regulamentos e incentivos que aceleram a demanda por ve√≠culos mais limpos. Enquanto a Uni√£o Europeia est√° mostrando ganhos robustos nas vendas de EV impulsionados por regulamenta√ß√Ķes, a China tem exibido um crescimento muito mais forte neste ano impulsionado pelo surgimento e crescimento de novas marcas e modelos, liderados especialmente pela Tesla (TSLA34) e SAIC.

A China tamb√©m ser√° um dos grandes fornecedores impulsionados pela forte demand. O Goldman Sachs projeta +45% de crescimento em 2022 e +50% CAGR (crescimento anualizado) entre 2020-2025, al√©m disso nesse mesmo per√≠odo deve ocorrer uma grande transi√ß√£o de f√≥sseis para EVs impulsionada por: 1) redu√ß√£o cont√≠nua de custos (bateria) por meio da melhoria da densidade de energia, escala e rendimentos de produ√ß√£o crescentes e 2) crescimento r√°pido de compradores individuais e conte√ļdo / funcionalidade atraente do Smart EV.

   

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