XP Expert

Twitter perde receita publicitária após aquisição de Elon Musk – 🌎 Radar Global

Alibaba pode registrar queda de vendas no dia dos solteiros pela primeira vez, Disney anuncia congelamento de contratações e perda de receita do Twitter.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,4% e Europa +0,1%) após tom cauteloso do diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, reduzir o apetite por risco dos investidores. Neste domingo, a autoridade do banco central americano afirmou que o mercado deveria focar na taxa terminal de juros, que ainda está bem longe de ser atingida, e não no ritmo das próximas altas. O pronunciamento mais duro sugeriu que o Federal Reserve seguirá priorizando o controle da inflação vs. o crescimento econômico do país. Hoje teremos o pronunciamento da Lael Brainard – vice-presidente do Fed. Na China, o índice de Hang Seng (+1,7%) encerra em alta, com o anúncio de novos estímulos para o setor imobiliário. Na última sexta-feira, o banco central da China emitiu um plano de 16 pontos para impulsionar o setor imobiliário, com medidas como a extensão do prazo para o pagamento das dívidas das incorporadoras e a redução do montante requerido de entrada para compradores de imóveis.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

Alibaba pode registrar queda de vendas no dia dos solteiros pela primeira vez em 14 anos

O Alibaba decidiu não divulgar pela primeira vez os resultados completos de vendas de seu festival de compras do Dia dos Solteiros, após previsões de que o número pode sofrer um declínio sem precedentes nos 14 anos de história do evento. A empresa disse em comunicado que o GMV deste ano estava “em linha com o desempenho do GMV do ano passado, apesar dos desafios macroeconômicos e do impacto relacionado ao Covid”. As vendas no ano passado atingiram 540,3 bilhões de yuans (US$ 76,1 bilhões) e cerca de 290.000 marcas participaram em 2022, o mesmo que em 2021.

O recuo projetado nas vendas pode ocorrer em parte por causa dos bloqueios do Covid que prejudicam o crescimento econômico. Mesmo antes do evento deste ano, os analistas estavam preocupados com a possibilidade de queda na quantidade de mercadorias vendidas. “O sentimento de compra fraco entre os compradores chineses do continente e as interrupções logísticas persistirão em meio a restrições de mobilidade contínuas sob a política Covid-Zero da China”, escreveram as analistas da Bloomberg Intelligence Catherine Lim e Trini Tan.

A concorrência também é um problema. Enquanto a maioria dos consumidores ainda migra para o Taobao e o Tmall, os principais sites de compras do Alibaba, rivais como JD.com Inc. e Pinduoduo Inc. entraram na briga e ganharam participação de mercado. Até mesmo sites de vídeos curtos como Douyin e Kuaishou estão disputando a atenção dos compradores.

Além das crescentes rivalidades, o Dia dos Solteiros deste ano foi prejudicado pela lenta expansão econômica da China. O produto interno bruto no terceiro trimestre subiu 3,9%, enquanto o crescimento das vendas no varejo desacelerou para 2,5% em setembro, ante o aumento de 5,4% em agosto, segundo dados do governo chinês.

Twitter perde receita publicitária após aquisição de Elon Musk

O êxodo de anunciantes do Twitter de Elon Musk está acelerando e pode ser difícil para o bilionário recuperá-los em breve. A crescente lista de anunciantes que pausaram seus gastos na rede social duas semanas após a aquisição de US$ 44 bilhões de Musk está aumentando a pressão financeira sobre a empresa. Musk passou a semana passada tentando endereçar as preocupações dos anunciantes, mas muitos deles seguem cancelando suas campanhas.

O Twitter entrou no período do ano em que normalmente começa a negociar contratos de longo prazo com seus maiores anunciantes, negócios que geram mais de 30% de sua receita publicitária nos EUA, segundo pessoas familiarizadas com as finanças da empresa. Muitas dessas discussões não ocorreram ou foram interrompidas devido à incerteza em torno da empresa e à desordem em seu departamento de vendas de anúncios após a saída de vários executivos de alto escalão desde a aquisição, disseram anunciantes e compradores de anúncios.

Os anunciantes estão preocupados com a instabilidade no Twitter, com a perda da liderança principal após demissões e demissões, e o risco de que suas marcas acabem ficando próximas a postagens censuráveis, dado o desejo declarado de Musk de reduzir a moderação de conteúdo.

Após resultados desastrosos, Disney anuncia congelamento de contratações

De acordo com a CNBC, a Disney planeja aderir um congelamento de contratações, assim como alguns cortes de empregos, de acordo com um memorando interno enviado aos executivos. O anúncio ocorre apenas alguns dias depois que números não esperados no segmento de streaming levou à pior perda da ação em mais de 20 anos.

O CEO da Disney, Bob Chapek, disse em um memorando que a empresa está implementando medidas de corte de custos em parte para ajudá-la a alcançar a importante meta de lucratividade da Disney + no ano fiscal de 2024. Com isso, a Disney planeja limitar as adições à sua força de trabalho por meio de um congelamento direcionado de contratações. A empresa ainda receberá novas pessoas para as posições mais críticas e estratégicas, mas todas as outras funções estão suspensas por enquanto.

A Disney é apenas uma das muitas empresas que estão realizando um congelamento de contratações devido à crise econômica. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa está demitindo 11.000 funcionários, e também disse que está estendendo seu congelamento de contratações até o primeiro trimestre de 2023. A Amazon também congelou as contratações em seus escritórios corporativos no início deste mês.

Fonte: Bloomberg

Consenso projeta queda de lucro do S&P500 no quarto trimestre: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que, os analistas agora projetam que os lucros do S&P 500 caiam 0,39% ano a ano no quarto trimestre, abaixo das expectativas de crescimento de 6% de agosto, e concretizando a nona semana consecutiva que as estimativas são cortadas. De acordo com a Bloomberg, à medida que a inflação atinge o pico, as empresas onde os lucros foram apoiados pela rápida expansão das margens estão potencialmente em risco, uma vez que uma parcela significativa do lucro das empresas foi decorrente da inflação em alta. Até mesmo as empresas de energia de menor qualidade e preço mais baixo foram capazes de repassar os custos.

Quer ver o calendário de resultados do 3º trimestre das ações internacionais? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.