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Twitter perde receita publicitária após aquisição de Elon Musk – 🌎 Radar Global

Alibaba pode registrar queda de vendas no dia dos solteiros pela primeira vez, Disney anuncia congelamento de contratações e perda de receita do Twitter.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,4% e Europa +0,1%) após tom cauteloso do diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, reduzir o apetite por risco dos investidores. Neste domingo, a autoridade do banco central americano afirmou que o mercado deveria focar na taxa terminal de juros, que ainda está bem longe de ser atingida, e não no ritmo das próximas altas. O pronunciamento mais duro sugeriu que o Federal Reserve seguirá priorizando o controle da inflação vs. o crescimento econômico do país. Hoje teremos o pronunciamento da Lael Brainard – vice-presidente do Fed. Na China, o índice de Hang Seng (+1,7%) encerra em alta, com o anúncio de novos estímulos para o setor imobiliário. Na última sexta-feira, o banco central da China emitiu um plano de 16 pontos para impulsionar o setor imobiliário, com medidas como a extensão do prazo para o pagamento das dívidas das incorporadoras e a redução do montante requerido de entrada para compradores de imóveis.

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EMPRESAS

Alibaba pode registrar queda de vendas no dia dos solteiros pela primeira vez em 14 anos

O Alibaba decidiu não divulgar pela primeira vez os resultados completos de vendas de seu festival de compras do Dia dos Solteiros, após previsões de que o número pode sofrer um declínio sem precedentes nos 14 anos de história do evento. A empresa disse em comunicado que o GMV deste ano estava “em linha com o desempenho do GMV do ano passado, apesar dos desafios macroeconômicos e do impacto relacionado ao Covid”. As vendas no ano passado atingiram 540,3 bilhões de yuans (US$ 76,1 bilhões) e cerca de 290.000 marcas participaram em 2022, o mesmo que em 2021.

O recuo projetado nas vendas pode ocorrer em parte por causa dos bloqueios do Covid que prejudicam o crescimento econômico. Mesmo antes do evento deste ano, os analistas estavam preocupados com a possibilidade de queda na quantidade de mercadorias vendidas. “O sentimento de compra fraco entre os compradores chineses do continente e as interrupções logísticas persistirão em meio a restrições de mobilidade contínuas sob a política Covid-Zero da China”, escreveram as analistas da Bloomberg Intelligence Catherine Lim e Trini Tan.

A concorrência também é um problema. Enquanto a maioria dos consumidores ainda migra para o Taobao e o Tmall, os principais sites de compras do Alibaba, rivais como JD.com Inc. e Pinduoduo Inc. entraram na briga e ganharam participação de mercado. Até mesmo sites de vídeos curtos como Douyin e Kuaishou estão disputando a atenção dos compradores.

Além das crescentes rivalidades, o Dia dos Solteiros deste ano foi prejudicado pela lenta expansão econômica da China. O produto interno bruto no terceiro trimestre subiu 3,9%, enquanto o crescimento das vendas no varejo desacelerou para 2,5% em setembro, ante o aumento de 5,4% em agosto, segundo dados do governo chinês.

Twitter perde receita publicitária após aquisição de Elon Musk

O êxodo de anunciantes do Twitter de Elon Musk está acelerando e pode ser difícil para o bilionário recuperá-los em breve. A crescente lista de anunciantes que pausaram seus gastos na rede social duas semanas após a aquisição de US$ 44 bilhões de Musk está aumentando a pressão financeira sobre a empresa. Musk passou a semana passada tentando endereçar as preocupações dos anunciantes, mas muitos deles seguem cancelando suas campanhas.

O Twitter entrou no período do ano em que normalmente começa a negociar contratos de longo prazo com seus maiores anunciantes, negócios que geram mais de 30% de sua receita publicitária nos EUA, segundo pessoas familiarizadas com as finanças da empresa. Muitas dessas discussões não ocorreram ou foram interrompidas devido à incerteza em torno da empresa e à desordem em seu departamento de vendas de anúncios após a saída de vários executivos de alto escalão desde a aquisição, disseram anunciantes e compradores de anúncios.

Os anunciantes estão preocupados com a instabilidade no Twitter, com a perda da liderança principal após demissões e demissões, e o risco de que suas marcas acabem ficando próximas a postagens censuráveis, dado o desejo declarado de Musk de reduzir a moderação de conteúdo.

Após resultados desastrosos, Disney anuncia congelamento de contratações

De acordo com a CNBC, a Disney planeja aderir um congelamento de contratações, assim como alguns cortes de empregos, de acordo com um memorando interno enviado aos executivos. O anúncio ocorre apenas alguns dias depois que números não esperados no segmento de streaming levou à pior perda da ação em mais de 20 anos.

O CEO da Disney, Bob Chapek, disse em um memorando que a empresa está implementando medidas de corte de custos em parte para ajudá-la a alcançar a importante meta de lucratividade da Disney + no ano fiscal de 2024. Com isso, a Disney planeja limitar as adições à sua força de trabalho por meio de um congelamento direcionado de contratações. A empresa ainda receberá novas pessoas para as posições mais críticas e estratégicas, mas todas as outras funções estão suspensas por enquanto.

A Disney é apenas uma das muitas empresas que estão realizando um congelamento de contratações devido à crise econômica. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa está demitindo 11.000 funcionários, e também disse que está estendendo seu congelamento de contratações até o primeiro trimestre de 2023. A Amazon também congelou as contratações em seus escritórios corporativos no início deste mês.

Fonte: Bloomberg

Consenso projeta queda de lucro do S&P500 no quarto trimestre: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que, os analistas agora projetam que os lucros do S&P 500 caiam 0,39% ano a ano no quarto trimestre, abaixo das expectativas de crescimento de 6% de agosto, e concretizando a nona semana consecutiva que as estimativas são cortadas. De acordo com a Bloomberg, à medida que a inflação atinge o pico, as empresas onde os lucros foram apoiados pela rápida expansão das margens estão potencialmente em risco, uma vez que uma parcela significativa do lucro das empresas foi decorrente da inflação em alta. Até mesmo as empresas de energia de menor qualidade e preço mais baixo foram capazes de repassar os custos.

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