Taiwan: A China desenvolvida

Entenda o sucesso do país que combina crescimento de Emergente com produtividade de Desenvolvido


Compartilhar:


Localizada no coração da região Ásia-Pacífico, Taiwan é rodeada por potências econômicas: Ao norte, encontra-se o Japão, 3ª maior economia do planeta; ao sul, a Índia e seus 1,4bi de consumidores; 150km a oeste, a China, antro do crescimento econômico global; ao leste, os EUA, 1ª economia do mundo e responsável por 25% do PIB global. Em de 3h de vôo, em média, é possível embarcar em Taipei (capital) e aterrissar em uma das 6 grandes metrópoles regionais: Hong Kong, Shanghai, Tóquio, Singapura, Seoul e Manila. Devido a sua localização geográfica, a ilha que possui um território menor que o estado do Rio de Janeiro tornou-se o principal hub asiático de logística e transporte.

Rotas marítimas de Taiwan. Fonte: Google Maps, XP

Crescimento de país emergente e produtividade de país desenvolvido: Tais características fazem Taiwan se sobressair no campo econômico. Nos últimos 30 anos, o PIB per capita do país, em dólares, cresceu 220% (4% a/a), comparado a 2,5% a/a da Europa. Em valores absolutos, a produtividade é quase 3x maior que a da China e aproxima-se de patamares europeus. Além disso, a ilha ocupa altas colocações em diversos rankings internacionais:

  • 12º lugar no ranking de competitividade do World Economic Forum 2019.
  • No índice de Liberdade Econômica da Heritage, ocupa 11º lugar, à frente dos EUA (17º), Japão (30º), França (64º) e Brasil (143º).
  • 3º melhor destino para investimentos, de acordo com o Business Enviroment Risk Intelligence 2020, atrás da Suíça e da Noruega.
  • 15º melhor país para se fazer negócios, no ranking do Banco Mundial.
  • 18º melhor ambiente empresarial, segundo a The Economist.

Apesar de se enquadrar como uma nação emergente (pela classificação MSCI), a composição setorial da bolsa de valores do país sugere uma economia plenamente desenvolvida. A proporção de tech na bolsa é de quase 60%, batendo com facilidade o Brasil (1%), Europa (7%) a até os EUA (37%). A alta representatividade é impulsionada pela TSMC, maior empresa de semicondutores do mundo, avaliada em US$ 400+ bilhões. Para se ter uma ideia, a empresa produz 54% dos semicondutores do planeta, seguida pela Samsung, com 17% de fatia de mercado. A tecnologia taiwanesa está presente em nossos iPhones, televisores, videogames e computadores.

Taiwan também possui alta conectividade. De seus 23+ milhões de habitantes, 86% possuem acesso móvel (celulares e tablets) à internet, ficando em 3º lugar no ranking asiático, atrás apenas do Japão e Coréia do Sul. Além disso, o número de páginas acessadas per capita é o maior da região, ou seja, sua população é altamente engajada no consumo de conteúdo online. 90% dos lares possuem conexão web e 99% da população é alfabetizada.

Sua economia é altamente internacionalizada: estrangeiros possuem ~40% dos papéis listados na bolsa local, e também com crescente listagem de empresas de fora (que já compõem 8% do valor de mercado da bolsa), atrás apenas da Singapura. O país é o 5º do mundo em volume de reservas de moeda estrangeira, com US$ 480bi de reserva. Taiwan é altamente desalavancada, apresentando um índice dívida/PIB de 32% (vs. 135% nos EUA e 240% no Japão), assegurando o cumprimento de suas dívidas e estabilidade fiscal.

Olhando para o passado, foi a capacidade de inovação tecnológica que trouxe Taiwan até aqui. No futuro, o plano para o sucesso segue nas mesmas linhas: Em 2016, o governo adotou um modelo de crescimento via inovação e geração de empregos, além de implementar um programa de infraestrutura para os próximos 30 anos, focado na malha ferroviária, energia limpa, integração industrial e infraestrutura digital. Portanto, o ecossistema tecnológico, econômico e educacional, somado ao privilégio geográfico, formam pilares de uma economia em pleno crescimento, que não dá sinais de desaceleração.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.