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Resultados das chinesas Alibaba e Tencent movimentam mercado – 🌎 Radar Global

Resultado de Alibaba e Tencent; General Motors espera que os lucros de EV sejam comparáveis aos veículos tradicionais até 2025.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem positivas (EUA +0,4% e Europa +1,1%), recuperando parcialmente as perdas do dia anterior, catalisadas por pronunciamentos mais duros dos membros do Federal Reserve. Nesta quinta-feira, James Bullard, presidente de Fed de St. Louis, pontuou que a taxa básica de juros americana deverá alcançar pelo menos 5%-5,25% para conter a inflação. O comentário acabou pegando o mercado de surpresa, uma vez que este patamar de juros não está precificado na curva. Na Europa, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, também se pronunciou de maneira mais contracionista. Lagarde afirmou a taxa de juros deverá subir para patamares restritivos para trazer a inflação de volta para meta e que o risco de recessão aumentou na zona do euro. Na China, o índice de Hang Seng (-0,3%) encerra em leve baixa, após resultados mistos das big techs chinesas e enquanto investidores aguardam mais sinais de uma possível reabertura econômica do país.

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EMPRESAS

Alibaba registra perda com restrições de Covid na China

A Alibaba (NYSE: BABA, BDR: BABA34) registrou perda líquida e receita trimestral praticamente estável, à medida que os rígidos controles de Covid-19 na China continuam a impactar o setor de consumidor. A líder de comércio eletrônico da China registrou um prejuízo líquido de 20,6 bilhões de yuans (US$ 2,9 bilhões), versus projeções de lucro de quase o mesmo valor, depois de reduzir seus investimentos em diferentes regiões do mundo. A receita aumentou 3%, número um pouco abaixo do esperado, para 207,2 bilhões de yuans (US$ 29 bilhões) no trimestre de setembro, depois que as vendas do serviço de nuvem – que já foram o maior impulsionador da empresa – atingiram seu ritmo de crescimento mais lento de todos os tempos.

O Alibaba está se concentrando em aumentar seus resultados, já que as políticas da Covid e as medidas antitruste impostas durante a repressão ao setor de tecnologia no ano passado enfraquecem o crescimento. Ainda assim, sinais de que o governo de Xi Jinping estaria flexibilizando a política de Covid Zero e aumentando o apoio às empresas de tecnologia tem repercutido positivamente entre investidores.

Olhando para frente, a companhia reafirmou a expansão de um programa de recompra de ações existente de US$ 25 bilhões em US$ 15 bilhões e o estendeu até 2025. Em relação à expansão global, a subsidiária Lazada Group está se preparando para fazer sua estreia na Europa, aproveitando o sucesso no Sudeste Asiático. Entretanto, o mercado dos EUA continua desafiador.

Tencent divulga resultado e anuncia distribuição da participação na Meituan como dividendos

A Tencent, líder de mídias sociais da China, intensificou seus planos para reduzir sua participação na maior indústria de internet do mundo. Depois de anunciar que reduziria sua participação na varejista on-line JD.com, a Tencent prometeu distribuir mais de 958 milhões de ações Classe B da Meituan, gigante de entrega de refeições, como um dividendo especial aos acionistas. O anúncio veio junto com a divulgação de resultado, em que a empresa reportou encolhimento da receita pelo segundo trimestre consecutivo, ressaltando até que ponto a piora da economia da China está prejudicando as corporações privadas.

A receita da Tencent caiu 2%, para 140,1 bilhões de yuans (US$ 19,8 bilhões) no trimestre de setembro, abaixo da projeção média de 141,4 bilhões de yuans. O lucro líquido ficou em 39,9 bilhões de yuans, versus a estimativa de 25,2 bilhões de yuans. Entretanto, os ventos macroeconômicos contrários parecem continuar impactando a companhia. O orçamentos de marketing mais apertados em todo o mundo e a crescente concorrência da ByteDance, proprietária do TikTok, estão reduzindo os lucros da publicidade digital. Na computação em nuvem, a receita caiu este ano enquanto a Tencent trabalha para cortar contratos deficitários. Embora investidores tenham aplaudido o recente corte de custos, o mercado ainda espera soluções mais rápidas para sua receita do que apostas de jogos de longo prazo. A atenção está no crescimento do WeChat, que ainda não monetizou totalmente seu conteúdo com ofertas e publicidade. Os executivos disseram que a receita de publicidade ultrapassará 1 bilhão de yuans no quarto trimestre.

Em suas principais operações de videogame, a Tencent ainda não encontrou seu próximo grande sucesso para preencher a lacuna de Honor of Kings, lançado pela primeira vez em 2015. As vendas domésticas de jogos caíram 7% no terceiro trimestre, enquanto a divisão no exterior cresceu 3%. O apetite da empresa por ativos de jogos estrangeiros está aumentando, sendo que em setembro a empresa gastou cerca de US$ 300 milhões para dobrar sua participação na Ubisoft Entertainment.

General Motors espera que os lucros de EV sejam comparáveis aos veículos tradicionais até 2025

A General Motors espera que seus lucros com veículos elétricos estejam no mesmo patamar que os carros e caminhões com motores tradicionais até 2025, anos antes do previsto e o que muitos pensavam ser possível. A CEO da GM, Mary Barra, disse na quinta-feira que os incentivos federais sob a Lei de Redução da Inflação do governo Biden, que inclui dinheiro de volta para empresas que produzem EVs na América do Norte, bem como para consumidores e clientes de frota que compram os veículos, foram um dos principais motivos para a nova previsão.

Espera-se que os incentivos aumentem as margens de lucro no portfólio de veículos elétricos da GM em cinco a sete pontos percentuais adicionais das margens, de acordo com o CFO Paul Jacobson. Espera-se que os lucros ajudem a aumentar a receita da GM a uma taxa anual composta de 12% para mais de US$ 225 bilhões, incluindo US$ 50 bilhões de veículos elétricos, em 2025, informou a empresa na quinta-feira.

A empresa não deu orientação formal para o próximo ano, mas Jacobson reforçou que o crescimento da empresa nos próximos anos visa margens ajustadas de 8% a 10% na América do Norte durante o período de investimento em crescimento. Por fim, outro impulsionador de lucro que a GM espera nos próximos anos é uma nova plataforma de varejo digital com suas concessionárias nos EUA. A montadora espera que o novo sistema reduza os custos da GM em cerca de US$ 2.000 por veículo.

Vendas de varejo voltam a cair na China em outubro

Fonte: Bloomberg

O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que as vendas no varejo voltam a cair em outubro com a política de zero Covid prejudicando economia da segunda maior economia do mundo. Houve uma contração de 0,5% em outubro em relação ao ano anterior, caracterizando a primeira queda desde maio e abaixo das expectativas dos economistas de crescimento de 0,7%. O crescimento da produção industrial enfraqueceu, o investimento imobiliário continuou a contrair e a taxa de desemprego permaneceu elevada. Além disso, com as infecções por Covid crescendo em novembro, inclusive no principal centro industrial de Guangdong, onde foram impostos bloqueios parciais, as perspectivas de crescimento para o resto do ano permanecem sombrias. Contudo, apesar da desaceleração, ontem na divulgação de resultados, enquanto o Alibaba disse que as vendas do Single’s Day, principal feriado de compras na China, estavam em linha com o desempenho do ano passado. Enquanto isso, a JD.com escapou em grande parte do pior da repressão do setor em 2021 e informou um novo recorde de vendas.

Quer ver o calendário de resultados do 3º trimestre das ações internacionais? Clique aqui.

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