🌎 RADAR GLOBAL: Zoom cresce 370%

A plataforma de videoconferências fecha o ano com crescimento de receitas de 325%.


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MACRO

Bolsas internacionais sem direção definida nesta manhã (EUA -0,5% e Europa +0,3%). O principal índice americano pausa os ganhos depois de subir 2,4% ontem, em seu melhor dia desde junho. Na China (-1,3%), autoridade monetária alerta para os riscos de bolha dos mercados.

Coronavírus: Em março, a Comissão Europeia vai propor a aprovação de um “Passaporte Europeu de Vacinação”, documento que poderá permitir a retomada gradual das viagens e circulação de turistas já imunizados.

EMPRESAS

Temporada de Resultados do 4T20 – Hoje: Target, Sea, Abercrombie e HP.   

Fonte: Bloomberg, XP Investimentos.

Zoom: A plataforma de videoconferências reportou receitas de US$ 882 milhões no 4º trimestre, 9% acima do esperado e 370% maior a/a, sustentadas pelo crescimento de 470% no número de clientes com mais de 10 funcionários; já são 467 mil empresas atendidas, um novo recorde. O Zoom Phone (solução da empresa para ligações de áudio) também se destacou, com crescimento de 269% a/a na base de usuários.

Para 2021, a empresa espera faturar US$ 3,78 bilhões, guidance 6% acima do consenso. A forte base de comparação, os impactos da gradual reabertura econômica e a importante representatividade (37% das receitas) de clientes menores e mais arriscados permanecem como pontos de atenção. A ação chegou a subir 8% no after market e acumula alta de 180% nos últimos 12 meses.

Mercado Livre: No 4º trimestre, as receitas da plataforma de e-commerce totalizaram US$ 1,3 bilhão, 2% acima do esperado e +97% a/a, fortalecidas pelo  crescimento agregado de 110% a/a do GMV (Brasil +84% e México +110% foram os principais destaques) e expansão de 84% no volume financeiro processado pelo Mercado Pago. A rede logística própria avançou também avançou e agora engloba 77% de todas as entregas (vs. 64% no 3T).

Do lado negativo, a maior participação da categoria 1P (estoque próprio) no mix de vendas pressionou a margem operacional da empresa no trimestre.

Huawei: Segundo a Reuters, a empresa chinesa planeja fabricar e vender veículos elétricos através de uma parceria com a montadora estatal Changan Automobile; os primeiros modelos poderão ser anunciados ainda este ano. O movimento é estratégico e pode diversificar as receitas da companhia, duramente impactadas por sanções americanas que restringiram seu acesso à fornecedores e parceiros chave. No 4º trimestre, a empresa vendeu 33 milhões de smartphones no mundo, uma queda de 41% a/a.

Recentemente, diversas empresas (incluindo a Baidu, Xiaomi, Foxxonn, GM) anunciaram novos investimentos em veículos elétricos, um mercado que em 2020 entregou 3,1 milhões de unidades e é atualmente dominado pela Tesla e Volkswagen.

ANÁLISES

China tech: Ao longo dos últimos 10 anos, o índice MSCI China, que engloba as principais empresas chinesas listadas, transformou-se de um índice concentrado em setores da “velha economia” (industrial, de materiais e energia) para um indicador majoritariamente ligado a tecnologia. Hoje, 67% do índice (em termos de valor de mercado) é composto por empresas da “nova economia”, como Alibaba e Baidu.

Fonte: MSCI.

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