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🌎RADAR GLOBAL: US$ 20bi em chips

Fábricas da Intel, Alibaba vs. Tencent e demanda por cruzeiros

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MACRO

Mercados globais amanhecem positivos (EUA +0,7% e Europa +1,1%), devolvendo parcialmente as perdas dos últimos dias, ocasionadas por preocupações com o teto da dívida americana, início do tapering e inflação. Na China (-1,0%), temores com a Evergrande (+15%) amenizam ao passo que uma gestora de recursos governamental anunciou a compra de 20% do seu banco, Shengjing Bank, por US$ 1,5bi. O petróleo (-0,8%) amanhece em campo negativo na medida em que escalam as incertezas com o crescimento econômico da China, maior importador da commodity do mundo.

Coronavírus: A linha aérea United Airlines (U1AL34) informou, em agosto, que exigiria a vacinação completa de seus mais de 67 mil funcionários, com data-limite no dia 27/setembro. Agora, passado o prazo, oficiais da companhia confirmaram que 600 funcionários terão a opção final de se imunizarem caso ainda queiram manter seus postos de trabalho.

EMPRESAS

Rivais unidos: Após anos de competição agressiva - nos quais as gigantes de tecnologia chinesa adotaram práticas de blindagem, impedindo que seus clientes fossem redirecionados para outras plataformas de tecnologia via links ou opções de pagamento - reguladores chineses começam a colher os frutos de suas decisões. A mudança recente mais relevante foi aceitação, dentro das plataformas de e-commerce do Alibaba (BABA34), de serviços de pagamentos oferecidos por terceiros, no caso, pela sua rival Tencent (WeChat Pay).

Ainda não há sinal de que a Tencent deva "retribuir", trazendo serviços do Alibaba para seu ecossistema, mas, há 2 semanas, passou a permitir que links enviados nas conversas do WeChat (o WhatsApp chinês) sejam abertos com apenas um clique no próprio aplicativo. Antes, a blindagem era tão agressiva que o usuário deveria copiar o endereço e colar em outro navegador para que funcionasse. Acreditamos que no longo prazo, a contínua adoção dessas práticas de compatibilidade devem reduzir a fricção de navegação do usuário, melhorando a sua experiência e, consequentemente, seu engajamento nas plataformas digitais.

US$ 20bi em chips: Em meio à escassez global por semicondutores, que já causa prejuízos bilionários no setor de tecnologia e também automotivo, a Intel (ITLC34) anunciou o projeto de 2 novas fábricas no Arizona, que exigirão US$ 20bi em investimentos. A notícia é parte da estratégia da empresa de se reincluir no mercado de wafers de alta-tecnologia até o ano de 2025, uma vez que a Intel perdeu espaço para a TSMC (TSMC34) nos últimos anos; a asiática, hoje, produz 90% dos menores chips do mundo.

Escassez acabando? Para Lisa Su, CEO da AMD (A1MD34), a crise de semicondutores no ano de 2022 será "menos severa", uma vez que plantas de manufatura que foram planejadas ainda em 2022 deverão começar a produzir nos próximos meses, aliviando parcialmente a demanda para componentes de PCs. Além disso, a CEO também enxerga a consolidação do setor como "inevitável", podendo ser marcado por uma atividade intensa de fusões e aquisições

Demanda reprimida? A Carnival (C1CL34) reportou que o volume de agendamentos de cruzeiros para o 2º trimestre de 2022 supera os níveis pré-pandemia, sugerindo que os negócios da empresa poderão ganhar tração novamente em breve. Contextualizando, o setor de turismo e cruzeiros foi um dos mais afetados pelo COVID-19, uma vez que as operações foram completamente paralisadas para a contenção das infecções. Por outro lado, com o avanço da vacinação e a esperança de que em 2022 o mundo retornará as suas atividades normais, a demanda por cruzeiros volta a crescer. No curto prazo, a empresa espera operar com 50% de sua capacidade total em outubro deste ano.

Otimismo ganha espaço, mas o cenário ainda é desafiador: No 3º trimestre, a Carnival registrou mais um prejuízo de US$ 2bi somado a uma queima de caixa mensal na casa dos US$ 510mi. Indicando que apesar das projeções otimistas divulgadas pela empresa, as companhias do setor ainda operam com capacidade reduzida e os riscos em relação ao avanço de novas variantes do coronavírus continuam. Em termos gerais, o setor deverá demorar alguns trimestres até que as empresas consigam retomar seus níveis de lucratividade.

ANÁLISES

Fonte: Numera

Impacto da China sobre o minério de ferro: Simulação da Numera indica que uma possível contração de 20% no setor imobiliário chinês, catalisado pela Evergrande, poderia ocasionar uma queda de até 43% no preço do minério de ferro. A commodity, que já sofre uma correção de cerca de 45% do seu pico em julho, poderia estender suas perdas com o novo risco no radar. Dados do Eurometal apontam que 50% do consumo de aço na China é proveniente dos setores de infraestrutura e imobiliário, logo, um desaquecimento em parte desse setor poderia exercer pressão baixista sobre o preço da commodity. Em termos globais, a Deloitte afirma que em 2020, a China contribuiu com 57% da demanda global de aço, sugerindo que uma redução de demanda chinesa poderia afetar também os produtores globais de minério de ferro, como o Brasil.

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