ūüĆéRADAR GLOBAL: Snapchat, Intel e SAP reportam

Apple vs. Snap, rede social do Trump e novas baterias da Tesla.


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MACRO

Mercados globais amanhecem levemente positivos (EUA¬†+0,1% e¬†Europa¬†+0,6%) ao passo que resultados abaixo do esperado das empresas de tecnologia, Snap e Intel, amenizaram o otimismo dos investidores americanos. At√© o momento, dos 101 membros do S&P 500, que divulgaram, 82,6% surpreenderam nos¬†lucros, segundo o FactSet. Na Europa, a pr√©via do¬†PMI¬†da zona do Euro, reunindo ambos servi√ßos e manufatura, desacelerou de 56,2 em setembro para 54,3 neste m√™s, seu menor valor dos √ļltimos 6 meses, sugerindo que os efeitos da infla√ß√£o come√ßam a impactar as companhias na regi√£o. Na¬†China¬†(+0,6%) o mercado encerra em campo positivo, impulsionado pelo envio de US$ 83,5mi da Evergrande (+4,3%) para uma conta fiduci√°ria que ser√° destinada ao pagamento juros de sua d√≠vida com vencimento no dia 23 de setembro, ainda dentro do per√≠odo de car√™ncia.

Coronavírus: Dados de um ensaio na Fase III demonstram alta eficácia da dose de reforço da Pfizer e da alemã BioNTech contra o COVID-19, incluindo a variante Delta. As empresas pretendem enviar os resultados detalhados do ensaio para as agências regulatórias como, FDA e European Medicines Agency, o mais rápido possível. No caso de idosos e pacientes com sistema imunológico mais fraco, reguladores dos EUA e da UE já autorizaram uma terceira dose de vacinas COVID-19 pela Pfizer-BioNTech e Moderna.

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EMPRESAS

blue and white cloud cartoon character

Snap reporta problemas com queda de demanda e políticas da Apple: A rede social divulgou seus resultados no período pós-mercado, com uma receita de US$1,06bi, em linha com as expectativas de US$1,10bi; O lucro por ação de US$ 0,17 veio 143% acima do consenso de US$ 0,07. Apesar da surpresa dos lucros, a empresa relatou que a troca da política de privacidade da Apple vem causando grandes dificuldades no seu segmento de advertising, uma vez que seus clientes não conseguem monitorar a performance de campanhas de marketing apropriadamente. Sendo a adversidade anterior, também somada aos contratempos ocasionados pelos problemas na cadeia de produção global que, atualmente, limitam o apetite das empresas em gerar demanda adicional por seus produtos através de investimentos com marketing. Para o quarto trimestre, a empresa projeta uma receita entre US$ 1,17bi РUS$ 1,21bi e um lucro líquido entre US$ 135mi e US$ 175mi.

SAP supera o consenso em lucros e receita: A gigante alem√£ divulgou resultados no per√≠odo p√≥s mercado, com uma receita de US$6,84bi vs. US$ 6,71bi, uma leve surpresa de 2% sobre o consenso; o lucro l√≠quido foi de US$ 2,13bi vs. US$ 1,5bi, 42% acima das proje√ß√Ķes, gerando um LPA de US$ 1,74. O s√≥lido resultado da empresa foi impulsionado pelo seu segmento de nuvem, que saltou 20% em receitas ano contra ano, enquanto o lucro ajustado da companhia teve suporte na venda lucrativa da Sapphire Ventures. Por fim, o SAP aumentou, pela terceira vez no ano, suas proje√ß√Ķes para o crescimento de receitas do segmento de nuvem, que agora dever√° ficar entre 16%-19% superior ao valor apresentado em 2020.

Intel decepciona em faturamento com oferta limitada de componentes: A fabricante de semicondutores relatou hoje seus resultados, com um receita de US$13,1bi vs. US$ 18,2bi, 28% abaixo das expectativas. Por outro lado, o LPA foi de US$ 1,71, 54% acima dos US$1,10 esperados pelos analistas. A empresa afirmou que a surpresa negativa em receitas é resultado do volume de vendas de computadores mais baixo do que o esperado, visto que seus clientes, atualmente, encontram dificuldades para encontrar componentes necessários à fabricação de seus produtos. Além disso, a Intel sinalizou passar por um período de grande volume de investimentos ao expandir suas linhas de produção, o que deve pressionar as margens da empresa no curto prazo. Para o próximo trimestre, a empresa espera uma receita de US$ 18,3bi (3% inferior ao mesmo período do ano passado), margem bruta de 53,5% e um LPA de US$ 0,9 (também representando uma queda de 39% a.a.).

Truth Social": Donald Trump anuncia lançamento de nova rede social | CNN  Brasil

Trump voltando para as m√≠dias sociais? O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira que lan√ßar√° sua pr√≥pria plataforma de m√≠dia social, TRUTH Social, de acordo com um comunicado de imprensa do Trump Media and Technology Group (TMTG). A nova rede social de Trump dever√° lan√ßar uma vers√£o beta em novembro, que estar√° dispon√≠vel apenas para convidados. Seu lan√ßamento nacional est√° previsto para o primeiro trimestre de 2022, disse o comunicado. Trump sinalizou suas aspira√ß√Ķes de criar uma plataforma de m√≠dia social rival depois que ele foi banido de v√°rias plataformas de m√≠dia social. Contextualizado, no in√≠cio deste ano, grandes empresas de m√≠dia social, incluindo Twitter , Facebook e YouTube , suspenderam Trump por violar suas pol√≠ticas ap√≥s o ataque de 6 de janeiro ao Capit√≥lio. O aplicativo TRUTH Social ser√° lan√ßado por meio de uma nova empresa formada pela fus√£o da Trump Media and Technology Group e da Digital World Acquisition Corp, listada na Nasdaq.

De olho na China: Tesla pretende utilizar uma bateria mais barata em sua produ√ß√£o, visando aumentar sua lucratividade sem realizar um aumento de pre√ßos de seus ve√≠culos. A mudan√ßa para baterias de fosfato de ferro-l√≠tio (LFP) se aplicar√° aos ve√≠culos mais comuns da Tesla, confirmando a estrat√©gia divulgada em 2020 para entregar modelos de custo mais baixo. Por outro lado, as tens√Ķes pol√≠ticas entre a China e os EUA dificultam o cen√°rio para que a gigante americana consiga um parceiro chin√™s para fornecer baterias as baterias desejadas. Hoje, a China domina a o mercado de suprimentos de bateria de EVs gra√ßas a uma s√©rie de patentes importantes, que permitiram ao pa√≠s fabricar 95% das baterias de LFP do mundo. No entanto, essas patentes expiram em breve e a Tesla planeja adotar baterias LFP em sua frota de ve√≠culos de alcance padr√£o globalmente e mover a produ√ß√£o de baterias para mais perto de suas f√°bricas.

Baterias mais baratas no futuro? A gestora e fundadora da Ark Invest – Cathie Wood, comenta baseada na Lei de Wright que: para cada duplica√ß√£o acumulada do n√ļmero de unidades produzidas de carros el√©tricos (uma a duas, duas √† quatro e assim por diante), os custos associados a novas tecnologias diminuem a uma taxa percentual de 28%. Logo, sendo a bateria o maior custo na produ√ß√£o, a gestora acredita que o pre√ßo m√©dio do carro continuar√° a diminuir substancialmente, assim catalisando o n√ļmero de vendas de 2,2 milh√Ķes em 2020 para cerca de 80 milh√Ķes em 2025. O que representar√° um crescimento exponencial de cerca de 89% anualmente – com base na tese de que esses carros se tornar√£o mais acess√≠veis do que os ve√≠culos movidos a g√°s.

AN√ĀLISE

Fonte: Goldman Sachs

Ainda h√° espa√ßo para um rali das commodities? O gr√°fico acima sugere que mesmo em meio √† crise global de energia, existe espa√ßo para uma alta adicional nos pre√ßos das commodities no pr√≥ximo ano, especialmente nos pre√ßos do petr√≥leo e do cobre. Como observado, os estoques de 8 das 10 commodities apresentadas acima, dever√£o continuar diminuindo entre 2021 e 2022 devido √† forte demanda gerada pela retomada econ√īmica global, problemas de distribui√ß√£o e crise energ√©tica. Al√©m disso, o banco pontua que o petr√≥leo poder√° estar no centro da pr√≥xima alta das commodities, visto que al√©m de sua produ√ß√£o atual ser insuficiente para cobrir a demanda, a recente alta no pre√ßo do g√°s natural pode acabar impulsionando uma alta adicional nos pre√ßos do petr√≥leo, dado que isto incentiva a substitui√ß√£o do g√°s natural por petr√≥leo. Como resultado, espera-se que esse acr√©scimo nos pre√ßos de energia pode resultar em uma press√£o inflacion√°ria nos EUA e na zona do Euro, al√©m de poder ocasionar um crescimento econ√īmico mais modesto.  

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