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🌎RADAR GLOBAL: Robinhood, a nova ação meme

GM e Meli reportam, YouTube vs. TikTok e novo alvo do Reddit

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,2% e Europa +0,3%), após menores contratações do setor privado americano (+330 mil empregos vs. +653 mil esperados) abrirem espaço para uma possível manutenção dos estímulos do Federal Reserve por um período mais alongado. Na Europa, pedidos da indústria alemã superam as expectativas após atividade econômica registrar expansão mais rápida dos últimos 15 anos. Na China (-0,6%), ações de tecnologia ligadas a jogos voltam a cair após governo ameaçar remover benefícios fiscais para “setores em estágio inicial de desenvolvimento”.

Coronavírus: Para cumprir a meta de todos os países atingirem no mínimo 10% de sua população vacinada, a OMS sugere às nações desenvolvidas que esperem até setembro para conceder o reforço da vacinação. O objetivo é vacinar com as duas doses 40% do mundo até dezembro, segundo o líder da OMS. Atualmente, 15% da população mundial está completamente vacinada.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 2T21 nos EUA – Ontem: General Motors, CVS, Kraft Heinz, Uber, Mercado Livre. Hoje: Moderna.  Amanhã: DraftKings.

GM decepciona em lucros por problemas com veículos elétricos: A fabricante de veículos reportou seus resultados no período pré-mercado, com uma receita de US$ 34,2bi vs. US$ 31,7bi do consenso, uma surpresa de +7,8%; o lucro líquido foi de US$ 2,89bi vs. US$ 3,22bi, sendo -10,4% abaixo das expectativas e gerando um LPA de US$ 1,97. O resultado da companhia foi prejudicado por um prejuízo de US$ 1,3bi referentes a recalls, sendo US$ 0,8bi provenientes do seu modelo elétrico Bolt. Além disso, a empresa afirmou um forte efeito negativo da crise dos chips em suas operações, para a segunda metade do ano e, consequentemente, espera ter que reduzir sua produção de veículos em 100 mil unidades. Apesar de sinalizar aumento de custos e paralisação de parte da produção, a companhia aumentou a sua projeção de lucro operacional para ~US$ 12,5 no ano de 2021 vs. ~US$ 10,5 da projeção anterior. O guidance da companhia causou reação negativa (-9%) nos investidores ao passo que o consenso projeta lucro operacional na casa de US$ 14bi.

Mercado Livre com crescimento exponencial: A varejista reportou seus resultados ontem no período pós mercado com uma receita de US$ 1,7bi vs. US$ 1,5bi, +14,9% acima das projeções; o lucro líquido foi de US$ 73,9 milhões vs. US$ 16,6 milhões do consenso, uma surpresa de +344%, gerando um LPA de US$ 1,37. O forte resultado da empresa foi impulsionado por um aumento de 46% no volume de vendas (GMV), a venda de 245 milhões de itens em sua plataforma (+37% ano contra ano) e o número recorde de 37,8 milhões de usuários realizando transações pela plataforma no trimestre. A empresa parece manter o seu momento de crescimento estando bem posicionada na região que apresenta o maior crescimento de e-commerce do mundo: a América Latina.

Youtube x TikTok: O Youtube começará a distribuir seu fundo de US$ 100 milhões para recompensar criadores de conteúdo por seus vídeos curtos, os Shorts, criados ao longo de 2021 e 2022. A partir de Agosto, a companhia dará mensalmente o prêmio para os influencers qualificados, que poderão receber entre US$ 100 a US$ 10.000, com base na audiência e no engajamento da publicação. O objetivo é estimular rapidamente a atividade dos criadores na nova plataforma para rivalizar com o TikTok, da gigante chinesa ByteDance, bem como o Reels, do Instagram.

Olhando pra concorrência: Vídeos curtos são uma tendência atual de geração de engajamento de usuários, que deve continuar evoluindo, uma vez que parte dos hábitos sociais formados durante a pandemia estão persistindo e se aprofundando. O YouTube ainda detém uma vantagem global com relação ao TikTok na maioria dos países. No Japão e na Coreia do Sul, por exemplo, usuários gastam 2,5x mais tempo no YouTube do que no TikTok. Já nos EUA e Reino Unido, o TikTok está a frente. De acordo com o Statista, em 2020, o app chinês aumentou sua base de usuários nos Estados Unidos em +85,3% vs. 2019 e, dada a sua popularidade, analistas estimam 1,2 bilhão de usuários ativos mensais ainda em 2021. A ByteDance já relatou uma receita de 2020 em US$ 34,3 bilhões, um aumento de 111% vs. 2019., enquanto apenas o YouTube registrou US$19,7 bi, +30,5% vs. 2019.

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Robinhood, a nova ação meme: Após o seu IPO na semana passada na NASDAQ, a corretora americana Robinhood viu suas ações dispararem mais de 85% em 2 dias. A suspeita é que o papel tornou-se o novo alvo dos Redditors – participantes de uma rede social que movem massas para manipular os preços do mercado e forçar que fundos e investidores institucionais sejam forçados a liquidar suas posições vendidas em certos papéis. Estas ações acabam ficando conhecidas como memestocks (link). O Robinhood foi a ação mais mencionada nas últimas 24 horas na plataforma Reddit e registrou 10x o seu volume de negócios. O movimento segue um IPO que desapontou as expectativas do mercado.

ANÁLISES

Fonte: Fabledata

Retomada econômica europeia: O gráfico acima mostra que o consumo no Reino Unido e Alemanha, dois dos principais motores do continente, estão levemente superiores aos níveis de 2019. A recuperação do consumo europeu serve como um indicador de reabertura e melhora da atividade econômica. Outras regiões desenvolvidas como China e EUA, já estão com suas economias totalmente recuperadas, em termos de PIB, e até levemente superiores ao período pré-pandemia, mas as projeções apontam para uma recuperação europeia completa apenas em 2022. Este cenário é fundamentalmente positivo para empresas e bolsas europeias, visto que muitas estão correlacionadas com o crescimento da atividade econômica na região. Portanto, com as boas perspectivas macroeconômicas e um valuation atrativo, com um indicador de preço/lucro de 16.8 vs. 22.3 da bolsa americana, enxergamos uma possibilidade de catch-up com os EUA.

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