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🌎RADAR GLOBAL: Netflix, Johnson & Johnson e United Airlines reportam

Resultados fortes do Netflix e chips do Alibaba

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MACRO

Mercados globais amanhecem sem movimentos expressivos (EUA 0,0% e Europa +0,1%) enquanto investidores aguardam os resultados da Tesla e IBM, podendo fornecer pistas em relação ao atual impacto da crise dos semicondutores e inflação sobre as empresas de tecnologia. Na China (-0,3%), o mercado encerra no negativo após dados oficiais apontarem a primeira queda (mês contra mês) nos preços das moradias, sugerindo que o país precisará de novos catalisadores de crescimento no futuro, visto que o setor imobiliário representa grande parte do seu PIB. Ainda sobre a Ásia, o Fundo Monetário Internacional reduziu suas expectativas de crescimento para a região de +7,6% em 2021 para +6,5%, em virtude do avanço da variante delta e medidas restritivas para a contenção do vírus. O petróleo (-1,1%) interrompe a sua sequência de altas após pronunciamento do governo chinês sobre uma intervenção para abaixar os preços do carvão, diminuindo assim a necessidade da substituição da commodity pelos derivados do petróleo para a geração de energia.

Coronavírus: A Johnson & Johnson (JNJB34) manteve sua meta de vendas de US$ 2,5bi de vacinas da Janssen em 2021 e registrou US$ 766 milhões nos primeiros 9 meses do ano – o que indica que as vendas terão que triplicar no 4º trimestre para atender à sua previsão.

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EMPRESAS

Netflix (NFLX34), a líder do mercado de streaming, surfa na onda de “Round 6” e “La Casa de Papel” e surpreende nos resultados:  Ao divulgar seus números ontem no pós-mercado, a empresa americana registrou, uma adição líquida de +4,4 milhões em sua base de assinantes, acima dos +2,2 milhões no 3T20 e dos +3,8 milhões esperados pelo consenso. A receita de US$ 7,5bi veio em linha com as expectativas enquanto o lucro por ação reportado de US$2,88 surpreendeu em +10% o esperado. Para o próximo trimestre, a empresa pretende seguir com sua aposta em conteúdos estrangeiros, visando repetir o sucesso observado ao longo do ano e, com isso, aumentar 8,5 milhões de assinantes em sua plataforma. A expansão fora do eixo EUA-Canadá é uma tentativa de se consolidar como líder isolado no setor de streaming, mesmo com o aumento da concorrência.

A Netflix também atualizou os investidores em seu impulso nos videogames. A empresa disse que começou a testar o novo modelo em países selecionados, mas que ainda é uma iniciativa muito incipiente. Os jogos farão parte das assinaturas da Netflix e não devem incluir anúncios ou compras no aplicativo.

Johnson & Johnson (JNJB34) lucra mais do que o esperado: Fabricante da Janssen, de dose única, a Johnson & Johnson reportou lucros além das expectativas, impulsionados pela expansão de suas unidades de saúde do consumidor, dispositivos médicos e divisão farmacêutica. A empresa apurou uma receita de US$ 23,3bi, ligeiramente abaixo do consenso, de US$ 23,7bi. O lucro por ação, no entanto, veio em US$ 2,60, +10,2% acima do esperado de US$ 2,35. Além disso, companhia revisou para cima sua projeção de LPA em 2021 para entre US$ 9,77 e US$ 9,82, de suas estimativas anteriores de US$ 9,60 para US$ 9,70. Receitas também foram levemente ajustadas para cima.

United Airlines (U1AL34) surpreende: A aérea registrou um lucro (prejuízo) líquido ajustado de -US$ 329 milhões, 33,2% melhor do que as projeções, impulsionado por um aumento de US$ 1,1bi de ajuda federal na folha de pagamentos. Além disso, a United aumentou 18% de sua capacidade trimestre contra trimestre. Olhando para o 4T20, a empresa espera operar com uma capacidade apenas 23% inferior vs. o mesmo período de 2019 pré-pandemia.

Em busca da autossuficiência: O Alibaba (BABA34) anunciou um novo chip de 5 nanômetros, revelando um marco na busca da China pela autossuficiência de semicondutores. O mais novo chip é baseado na microarquitetura fornecida pela ARM, detida pelo SoftBank. O Alibaba, que está realizando sua cúpula anual sobre nuvem em Hangzhou, disse que o material será colocado em uso em seus próprios data centers num “futuro próximo” e não será vendido comercialmente, ao menos por enquanto. Nas palavras do presidente de Inteligência de Nuvem do Alibaba: “Pretendemos usar os chips para apoiar negócios atuais e futuros em todo o ecossistema do Grupo“.

Tendência global: Com a pandemia alimentando a demanda crescente por serviços em nuvem, as big-techs tem priorizado a busca por semicondutores mais eficientes. Neste sentido, o chip do Alibaba é um dos mais avançados já feitos por uma empresa chinesa, pois faz frente a rivais globais como Amazon e Google para substituir o silício de fabricantes de chips tradicionais como as americanas Intel e AMD por produtos personalizados para seus data centers e hardwares. O governo chinês tornou a autossuficiência em tecnologia uma prioridade nacional, reservando bilhões em financiamento e oferecendo uma ampla gama de políticas de apoio para ajudar as empresas locais a superar as sanções dos EUA contra o setor.

ANÁLISE

Fonte: Morgan Stanley

Fidelidade dos clientes à favor da Apple? O gráfico acima mostra a taxa de retenção e de fidelidade dos clientes (nos EUA e na China) das principais fabricantes de smartphones do mundo. Como observado, a Apple se encontra no topo da lista, estando 14 pontos percentuais a frente de sua maior rival, a Samsung, nos EUA e 38 pontos percentuais na China. O alto nível de retenção de clientes da Apple é fruto do forte nome da marca, alinhado ao seu ecossistema altamente integrado. Tendo em vista este cenário, durante a crise atual dos chips, que forçou a companhia a cortar sua meta de produção do iPhone em cerca de 10 milhões de unidades, a empresa poderá ainda assim ser capaz de mitigar um eventual resultado de vendas abaixo do esperado neste trimestre, com o seu repasse para os trimestres futuros.

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