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🌎 RADAR GLOBAL: Melhores apps do ano

Apple e Spotify divulgam os destaques do ano

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MACRO

Mercados internacionais em leve alta nesta manhã (EUA +0,3% e Europa +0,4%), com destaque positivo para petroleiras após acordo entre membros da OPEC. Do lado negativo, Pfizer anunciou corte de 50% em sua meta de produção de vacinas, fazendo o Nasdaq 100 (tecnologia), agora “defensivo”, fechar em patamar recorde.

Coronavírus: O parlamento japonês aprovou uma medida que garante a vacinação gratuita para toda a população. O país possui acordos com a Moderna e AstraZeneca para a compra de 170 milhões de doses.

Indicadores: EUA – Pedidos de auxílio desemprego em 712 mil (exp. 780 mil).

EMPRESAS

O ano em aplicativos: Ontem, a App Store divulgou os apps mais baixados do ano nos EUA, e os rankings resumem as principais tendências de 2020. Dentre os aplicativos gratuitos, o Zoom teve o maior número de downloads, impulsionado pela migração ao trabalho remoto e ensino à distância. Na categoria de games, Among Us e Call of Duty foram os mais baixados, destacando a procura por jogos multijogadores.

O Spotify, que possui 320 milhões de usuários ativos, também divulgou os principais destaques da plataforma em 2020. O número de playlists musicais com a temática de trabalho remoto cresceu 1.400% vs. 2019 enquanto podcasts ligados à saúde e bem estar tiveram audiência 180% maior. O rapper Bad Bunny foi o artista mais ouvido, com 8,3 bilhões de reproduções.

Amazon podcasts: A Amazon negocia a compra da produtora de podcasts Wondery, por US$ 300 milhões; a empresa é a 6ª produtora mais popular dos EUA,  possui uma média de 60 milhões de downloads mensais e espera faturar US$ 40 milhões em 2020. O Amazon Music disponibilizou a reprodução de podcasts em setembro, com um catálogo de 70 mil títulos.

Estima-se que 100+ milhões de americanos escutem podcasts mensalmente. No mundo, pesquisa de 2019 feita pelo Reuters Institute em 38 países, aponta que 36% dos entrevistados consumiram algum podcast no último mês (vs. 34% em 2018).

Gargalo logístico: Com o crescimento das compras online nos EUA, que já representam 16% do total de vendas do varejo (vs. 11% em 2019), a gigante logística UPS impôs limites de entregas para varejistas como Gap e Nike, após o aumento de 44% nas vendas online durante a Black Friday e Cyber Monday. Estimativas indicam que 91% das encomendas da UPS são entregues dentro do prazo vs. 98% da FedEx.

ANÁLISES

Adoção elétrica: O Goldman Sachs elevou suas estimativas de vendas de veículos elétricos no mundo, após os governos do Japão, Reino Unido e China anunciarem novas medidas de estímulo à eletrificação. O banco espera que veículos elétricos representem 43% do total global em 2040 (vs. <10% hoje).

Fonte: Goldman Sachs

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