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🌎RADAR GLOBAL: Google Chips

Alibaba reporta, JD games e semicondutores do Google

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MACRO

Mercados globais amanhecem neutros para positivos (EUA 0% e Europa +0,6%) ao passo que investidores aguardam o pronunciamento de Janet Yellen sobre o pacote trilionário de infraestrutura nos EUA e dados de desemprego no país. Na Europa, o índice renova níveis recordes pelo 3º dia consecutivo em meio a uma forte temporada de resultados. Na China (+0,9%), o mercado devolveu parte das perdas após governo abaixar o tom das críticas à indústria de videogames, republicando uma versão mais branda do artigo que foi o estopim do sell-off do setor; Tencent (+2,42%).

Coronavírus: A cidade de Nova Iorque passa a exigir certificado de vacinação de pelo menos uma dose para quem quiser frequentar ambientes fechados. A nova diretriz, batizada de Key to NYC Pass, estará em vigor a partir de setembro e ocorre em meio a um aumento de novos casos em todo o país impulsionado pela variante Delta. Na cidade, 66% dos adultos já estão completamente vacinados.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 2T21 nos EUA – Ontem: Alibaba, Marriot, Lyft, Activision Blizzard. Hoje: General Motors, CVS, Kraft Heinz, Uber, Mercado Livre.  Amanhã: Moderna.

Alibaba surpreende em rentabilidade, mas decepciona em receitas: A gigante chinesa reportou seus resultados ontem no período pré-mercado, com uma receita de RMB 206bi vs. RMB 209bi, decepcionando levemente as expectativas (-1,7%); o lucro líquido veio 17,8% acima do consenso, RMB 45,75bi vs. RMB 38,8bi, gerando um LPA de RMB 16,6. Suas principais linhas de receita (nuvem, mídia digital e entretenimento e e-commerce) começaram a desacelerar após o forte crescimento durante a crise. No e-commerce, o faturamento cresceu +34% ano contra ano vs. +64% no trimestre passado. O segmento de nuvem +29% ano contra ano vs. +37% no trimestre passado. Por fim, mídia digital e entretenimento desacelerou para +15% ano contra ano vs. +35% no trimestre anterior.

A ação caiu -1,4% ontem, mas o movimento negativo parece ter sido mais ligado com preocupações sobre a escalada regulatória na China, desta vez sobre o setor de videogames. Por outro lado, há uma certa semelhança nos resultados da empresa com a rival americana, a Amazon, ambas foram positivamente afetadas pela pandemia e estão apenas “normalizando” suas taxas de crescimento para níveis sustentáveis. Os fundamentos das empresas continuam bons e com boas perspectivas no longo prazo.

Resultados dando o tom da reabertura: Lyft reporta pela primeira vez um lucro operacional positivo e um crescimento no faturamento de 125% ano contra ano. A empresa afirma que o bom resultado foi devido a forte demanda pelo seu serviço, mesmo com o aumento nos casos de COVID-19. Marriot surpreende o consenso com um lucro líquido 75% mais alto que o esperado e reporta aumento na ocupação de seus hotéis para 51% vs. 33% em janeiro de 2021.

black laptop computer turned on with blue lights

JD no mercado de games: Na maior conferência asiática de jogos, a China Joy, a rival do Alibaba – JD.com – anuncia a sua nova ambição em criar a maior plataforma chinesa para a compra de produtos relacionados a videogames. Nas palavras do CEO: “Queremos construir uma plataforma que quando você pensar em jogar qualquer coisa que você precisa, você vem para a JD“. Para isso, a empresa já tem ampliado sua parceria com fornecedores e tem coletado feedbacks de seus clientes. Em 2017, lançou a sua equipe de competição global de games, a JD Gaming, para aumentar sua interação com consumidores. No mercado mobile, a JD também anunciou planos de parceria com a Lenovo e a Tencent para desenvolver smartphones específicos para jogos móveis.

Estratégia: A receita global do mercado de competição de jogos eletrônicos deve ultrapassar US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2021, crescendo +14,5% ano contra ano, de acordo com a Newzoo. No mundo dos games, a JD ainda está em estágio inicial de se firmar no novo segmento e busca um modelo de negócio para se consolidar.

Para investir no mercado de games, a XP oferece o Trend eSports FIM, o COE Índice e-Sports, bem como BDRs que podem ser negociados em sua plataforma (ATVI34, EAIN34 e T1TW34)

Google Chips: O Google (GOGL34) vai começar a fabricar os próprios semicondutores para seus modelos de celulares Pixel 6 e Pixel 6 Pro, que serão lançados ainda neste ano. A novidade começou a ser desenvolvida há 4 anos e tem o objetivo de reforçar o potencial da inteligência artificial e tecnologia 5G dos aparelhos, a fim de entregar um melhor reconhecimento de fala e processamento de fotos e vídeos. Além do novo chip, os telefones Pixel terão exteriores redesenhados com bordas de metal, sensor de impressão digital e câmera de alto processamento. Ainda neste mês, o Google planeja lançar um novo telefone de baixo custo, mas espera-se que esse dispositivo continue usando um processador Qualcomm, sua antiga fornecedora de chips.

Olhando pro futuro: Para que o investimento produza retornos, os telefones do Google terão que vender melhor do que os modelos anteriores. A companhia enfrenta desafios do segmento de smartphones: Em 2021, o faturamento do Pixel diminuiu 7% vs. 2020, enquanto a OnePlus (pequena competidora) viu suas vendas aumentarem +428%, seguida pela Apple e Samsung, com crescimento de +53% e +17%, de acordo com a Counterpoint Research.

ANÁLISES

Fonte: Goldman Sachs

Transformação digital: O gráfico acima, do Goldman Sachs, apresenta um aumento de projeções para as vendas por canais digitais nos EUA, que agora devem atingir ~US$ 1,5tri em 2025. A aceleração de crescimento das vendas de e-commerce ocorreu devido a pandemia, que acabou introduzindo o mundo digital para diversas pessoas que não o utilizavam anteriormente e catalisou vendas. Em contrapartida, apesar da influência positiva do período pandêmico, a indústria de e-commerce possui pouca aderência global. De acordo com dados da McKinsey, os países mais avançados neste segmento são a China, o Reino Unido e os EUA, com 27%, 24% e 20% das vendas do varejo sendo provenientes do e-commerce. O baixo percentual apresentado pelos países sugere um amplo espaço para o crescimento da indústria globalmente e, com o aumento da acessibilidade a internet e dispositivos eletrônicos ao redor do mundo, devemos ver o setor se desenvolver fortemente nos próximos anos.

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