🌎 RADAR GLOBAL: EUA x China

Tensão EUA x China continua, Epic games compra shopping e sucesso dos ETFs.


Compartilhar:


MACRO

Mercados globais apontam para baixo nesta manhã. Nos EUA (-0,6%), especula-se que o Federal Reserve possa desacelerar a expansão de seu balanço ainda em 2021. Na Europa (-0,3%), investidores realizam lucros após forte alta da semana passada.

Coronavírus: Frente ao aumento no número de casos, o Japão decretou estado de emergência na cidade de Tóquio e arredores; com a medida, moradores não poderão circular após às 20h e restaurantes poderão funcionar por apenas 8h/dia.

EMPRESAS

EUA vs. China: Após idas e vindas, a NYSE anunciou que deslistará as ações de três empresas chinesas de telecomunicação (China Mobile, China Telecom e China Unicom) a partir de hoje, baseando-se em uma ordem do governo americano de barrar investimentos em empresas supostamente ligadas ao exército chinês.

Na última semana, o governo dos EUA também proibiu transações financeiras com 8 aplicativos chineses, incluindo o Alipay (do Alibaba) e WeChat (Tencent), sob a alegação de que o governo chinês faz uso dos dados privados dos usuários. Porém, a medida não será exercida até fevereiro e provavelmente caberá a Joe Biden revisar e aprovar (ou não) a ordem.

Nova e velha economia: A Epic Games anunciou a compra do Cary Towne Center, shopping-center na Carolina do Norte que possui 90+ mil metros quadrados e que enfrentava dificuldades financeiras; a empresa de games vai remodelar o imóvel e o transformará em sua nova sede global em 2024.

A pandemia acelerou tendências estruturais, como a adoção do e-commerce, utilização de chamadas de vídeo e popularização dos videogames em detrimento dos setores “tradicionais” da economia.

Recorde elétrico: Na Alemanha, as vendas de veículos 100% elétricos em 2020 totalizaram 194 mil unidades, triplicando vs. 2019; a Volkswagen liderou as entregas da categoria com 20% do total, seguida pela Renault (18%) e Tesla (11%). O país tem como meta possuir uma frota de 7-10 milhões de carros elétricos até 2030.

ANÁLISES

Sucesso dos ETFs: Segundo estimativas do Bank of America, os ETFs tiveram uma captação recorde de ~US$ 470 bilhões em 2020; o banco projeta que a participação desses ativos supere a indústria de fundos de gestão ativa em 2022.

Fonte: Bank of America

O avanço dos ETFs pode ser explicado pela performance dos fundos. Segundo estudo de 2019 do S&P, 92% dos fundos com gestão ativa analisados performaram pior que o S&P 500 nos 15 anos anteriores.

Tensão EUA x China continua, Epic games compra shopping e sucesso dos ETFs.
Fonte: S&P

Bom dia!

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.