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🌎 RADAR GLOBAL: Clubhouse

O que o sucesso do Clubhouse ensina para as big-techs?

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MACRO

Mercados globais amanhecem em leve alta (EUA +0,3% e Europa +0,1%) enquanto investidores aguardam dados da inflação americana. O índice Nasdaq (+0,4%) estende ganhos após 10º fechamento recorde de 2021, impulsionado por resultados positivos das empresas de tech.

Coronavírus: A África do Sul anunciou que começará a aplicar a vacina da J&J em sua população a partir da próxima semana. O imunizante exige apenas uma dose e pode ser armazenado em temperaturas de geladeiras comuns.

Indicadores: EUA – Inflação às 10:30h.

EMPRESAS

Temporada de Resultados do 4T20 – Hoje: Coca-Cola, GM, Heineken, Uber e Zynga. Amanhã: Disney, Kraft Heinz, Expedia e AstraZeneca.

Twitter: A rede social reportou receitas de US$ 1,3 bi no último trimestre, 8% acima do esperado e +28% a/a, impulsionadas pelo segmento de anúncios. O número de usuários diários ativos alcançou 192 milhões (+27% a/a), em linha com o esperado pelo mercado. À frente, a empresa espera que receitas e número de usuários cresçam pelo menos 25% e 14% em 2021, respectivamente.

Ubisoft: Receitas do 4T vieram 10% acima do esperado e +120% a/a, fortalecidas pelo sucesso dos novos lançamentos do período (Assassin’s Creed: Valhalla, Watch Dogs: Legion, Imortals Fenyx Rising e Just Dance). Do lado negativo, o guidance de receita para o ano fiscal que se encerrará em março veio 5% abaixo do consenso, justificado adiamento do lançamento dos títulos Prince of Persia e Rainbow Six Siege Six Invitational.

Tech ESG: A Amazon anunciou que comprará metade da energia produzida pela fazenda eólica marítima (de 125 km quadrados) operada pela Shell e Eneco na Holanda; espera-se que a produção (de até 759 MW) da instalação seja operacionalizada até 2023. O plano faz parte da meta da empresa de minimizar o impacto ambiental gerado pelas suas 10+ bilhões de entregas realizadas por ano e de se tornar 100% carbono-neutra até 2040.

Reddit: “Efeito Reddit”  gerou prejuízos bilionários em grandes fundos de investimentos e fortaleceu a rede social; ontem, a empresa anunciou que levantou US$ 250 milhões em nova rodada de investimento, dobrando seu valuation para US$ 6 bilhões. A cia. usará os recursos para expandir internacionalmente e aprimorar sua plataforma de anúncios.

ANÁLISES

A rede social do momento: Fundada em abril/2020, o Clubhouse se define como um “drop-in áudio”, plataforma com várias salas de conversas por áudio em um ambiente que se assemelha à reprodução ao vivo de podcasts. E o certo grau de exclusividade do app contribui para o hype: A plataforma está apenas disponível para o sistema iOS e usuários interessados precisam de convites para se cadastrar.

Gostos a parte, o sucesso do app (que tem apenas 10 funcionários) é inegável:

  • Número de usuários: 6 milhões (+10x vs. dezembro) em 11 meses; para se ter uma ideia, o Twitter levou 24 meses para alcançar seu primeiro milhão de usuários.
  • Valuation de US$ 1 bilhão em menos de 1 ano.
  • #5 rede social mais baixada na App Store nos EUA.
  • Presença de figuras como Elon Musk e Mark Zuckerberg ativas na plataforma.

A empresa é tão nova que ainda não possui um modelo de negócios consolidado – não gera receitas – apesar das várias possibilidades de monetização: Assinatura, tickets para chats específicos, gorjetas à criadores, etc. E o potencial da rede social pode ser ainda maior, considerando que o sistema iOS possui “apenas” 27% de participação do mercado global de smartphones e que a plataforma permanece bloqueada no mercado chinês.

Para as big-techs, o novo entrante ainda não representa uma grande ameaça, mas consolida a popularidade do áudio como meio de comunicação. A Amazon recentemente adquiriu a Wondery (produtora de podcasts) por US$ 350 milhões enquanto a Apple aposta no Apple Podcasts. Já o Twitter testa a iniciativa Spaces, chats de áudio entre usuários, em uma resposta direta ao Clubhouse.

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