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🌎 RADAR GLOBAL: Apple é alvo de regulação

Apple é alvo de (outra) regulação, Disney aposta no digital e Amazon abre loja no Reino Unido.

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MACRO

Mercados globais continuam sob pressão nesta manhã (EUA -0,2% e Europa -0,4%) após discurso de Powell fazer pouco para amenizar as expectativas de inclinação na curva de juros americana. Do lado positivo, a alta nos preços do petróleo (+2,1%) segue indicando confiança na reabertura econômica.

Coronavírus: O ministro da saúde italiano anunciou que o país passará a administrar apenas uma dose de vacina para pessoas que já tiverem contato (sintomático ou não) com o vírus.

Indicadores: EUA – Pedidos de auxílio desemprego em 745 mil (exp. 750 mil).

EMPRESAS

Apple: Reguladores anti-truste do Reino Unido anunciaram que a gigante americana está sendo investigada por supostamente adotar práticas anticompetitivas através da App Store. Atualmente, desenvolvedores de aplicativos disponibilizados para iOS (sistema operacional da Apple) são obrigados a concordar com os termos e condições da empresa e a repassarem uma comissão de 30% por cada transação financeira realizada dentro dos apps. A prática é recorrentemente questionada e já foi alvo de disputas judiciais nos EUA e União Europeia em 2020; grandes empresas como Epic Games, Match Group e Spotify também já se opuseram as políticas da Apple. Em 2020, estima-se que a App Store tenha faturado US$ 64 bilhões (23% das receitas totais).

Disney: Ontem, a gigante do entretenimento anunciou que fechará 60 lojas na América do Norte, movimento que ilustra a estratégia da empresa de migrar cada vez mais ao digital; a cia. atualmente opera 300 lojas no mundo e avalia também fechamentos na Europa. Segundo a Disney, o ShopDisney (plataforma de e-commerce da empresa) será reestruturado e a partir do próximo ano passará a oferecer maior sortimento de produtos.

A estratégia digital da Disney inclui a plataforma de streaming  Disney+, que já conta com 95 milhões de assinantes. A Disney faz parte de nossa Carteira Top 10 Ações Internacionais.

Amazon: A varejista anunciou que na próxima semana abrirá uma unidade da “Amazon Fresh” (mercearia sem caixa e 100% automatizada) em Londres – será a 1ª unidade fora dos EUA, onde já está presente em 25 localidades. Como parte do lançamento da nova loja, a empresa também anunciou que passará a vender alguns alimentos sob a marca proprietária “by Amazon”.

E as inovações continuam: Segundo o WSJ, a Amazon negocia com a NFL (liga de futebol americano) a compra da exclusividade dos direitos de transmissão para alguns jogos da liga. O objetivo da empresa é alavancar o portfólio esportivo do Prime Video (plataforma de streaming) – recentemente, a empresa sondou a aquisição dos direitos de transmissão da Serie A italiana por US$ 1,4 bilhão.

ANÁLISES

Consumo nos EUA: De acordo com dados do JP Morgan, os gastos com cartão de crédito nos EUA se recuperaram fortemente na última semana, se aproximando no nível obervado no ano passado (pré-pandemia). A nova rodada de auxílios emergenciais (que podem incluir cheques mensais de até US$1.400), atualmente em discussão pelo Senado americano, pode ajudar a estimular ainda mais o cenário atual.

Fonte: Chase.

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