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🌎 RADAR GLOBAL: Podcast Reels

Podcast Reels, Microsoft na China e Amazon Appstore.

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MACRO

Mercados globais amanhecem positivos (EUA +0,4% e Europa +0,2%) recuperando parcialmente as perdas da semana passada, que foram ocasionadas pelo comitê do Federal Reserve indicando uma possível antecipação do aumento dos juros para conter a inflação. O juro de 30 anos americano ficou abaixo de 2% pela primeira vez desde fevereiro.

Coronavírus: A Califórnia, estado mais populoso dos EUA, dá mais um passo à sua reabertura total, removendo limitações de capacidade e distanciamento social em estabelecimentos.

EMPRESAS

Podcast reels: A gigante dos podcasts – Spotify (S1PO34) anuncia a aquisição da startup Podz. A parceria irá promover uma inovação no aplicativo através da seleção automática de melhores momentos dos podcasts e a criação de um breve clip de 60 segundos. Dessa forma, usuários terão acesso a uma breve versão dos podcasts, sem a necessidade de escutá-los por inteiro. A novidade marca mais um esforço da companhia em busca de uma vantagem competitiva no mercado de áudios em geral.

Olhando para a concorrência: Pela primeira vez este ano, o app sueco ultrapassará o Apple Podcasts em número de usuários nos EUA atingindo 28,2 milhões de usuários mensais, contra 28 milhões da rival. Além disso, a companhia conta com 155 milhões de usuários premium e 2,2 milhões de podcasts disponíveis. Estima-se que, globalmente, a fatia de mercado da companhia seja de 32%, seguida por Apple e Youtube, com 18% e 6%.

Nuvem chinesa: A demanda por serviços de nuvem segue aquecida, devido ao processo de digitalização das companhias, que foi acelerado durante a pandemia. Em resposta, a Microsoft planeja adicionar quatro novos data centers na China até o início de 2022, com o objetivo de expandir seu serviço de nuvem para o mercado asiático.

Expansão estratégica: O mercado de serviços de nuvem na China deve atingir US$ 46bi em 2023, de acordo com um levantamento do governo, citado pela Microsoft. O confronto pelo mercado chinês será compartilhado com o Alibaba, Huawei e Tencent, líderes locais com fatias de mercado de 40%, 11% 11% respectivamente.

Ganho de escala: Amazon (AMZO34) lançou um programa de aceleração de negócios para pequenos desenvolvedores em sua loja de aplicativos (Amazon Appstore). O benefício consiste em uma redução de 10% na comissão cobrada sobre as vendas de aplicativos e créditos promocionais para desenvolvedores em seu serviço de nuvem, o Amazon Web Services. O programa está disponível para todos os desenvolvedores com menos de US$ 1 milhão em receitas.

Com essa iniciativa, a companhia planeja aumentar o número de aplicativos em sua loja, que hoje é inferior ao das lojas da Apple e Google, sendo as dominantes do mercado. Fazendo um comparativo, o número de aplicativos na Amazon Appstore é de 460 mil, enquanto Google Play Store e Apple App Store possuem 2,2 milhões e 3,5 milhões, respectivamente. Em contrapartida, de acordo com um estudo da Flurry Analytics, em termos de receita, a Amazon perde apenas para a Apple, sendo capaz de gerar uma receita 3 vezes maior que a da Google com o serviço.

ANÁLISES

Fonte: Goldman Sachs

Até onde vai a bolsa europeia? As bolsas americana e europeia exibem uma boa performance neste ano, com retornos de 13% e 12,5% até o momento, respectivamente. O forte desempenho é sustentado pelo avanço da vacinação mundial e retomada econômica. Olhando para a Europa, vemos a bolsa atingindo máximas históricas pela oitava vez no ano de 2021. Em contrapartida, em termos de valuation (preço/valor patrimonial), a bolsa europeia segue 55% descontada em relação ao S&P 500, o que representa um desconto de 20% da mediana histórica relativa. Este cenário indica que haveria espaço para uma possível apreciação da bolsa europeia ou correção da bolsa americana.

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