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🌎 RADAR GLOBAL: Outra Amazon chinesa

JD Logistics busca IPO, luxo se recupera e Twitch vai baratear assinatura.

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MACRO

Bolsas internacionais abrem em leve alta nesta manhã  (EUA +0,3% e Europa +0,4%) enquanto investidores aguardam minutas do Federal Reserve que possam detalhar a “transitoriedade da inflação”. Petróleo ultrapassa os US$ 70/barril pela 1ª vez desde março/2020 sob perspectiva de reabertura econômica.

Coronavírus: Após a CDC (Anvisa americana) remover o uso obrigatório de máscaras para os vacinados na maioria das atividades, lojas como Starbucks, Walmart e Target também anunciaram que a proteção facial passa a ser opcional aos seus clientes.

EMPRESAS

JD.com, a 2ª Amazon chinesa: Rival do Alibaba, a JD.com prepara-se para levantar US$ 3,4bi no IPO de sua subsidiária JD Logistics. O objetivo é expandir sua rede de transportes que tem sido construída desde 2007 com sucesso. Em 2020, 90% dos pedidos foram entregues até o dia seguinte ao processamento.

A estratégia de fato torna a JD.com mais próxima da Amazon, que também concentra em si a rede de envios e coletas, ao passo que o Alibaba opta pela terceirização deste serviço. A operação é custosa para a JD Logistics, que opera no prejuízo há 14 anos, mas as margens têm melhorado: o prejuízo de US$ 350 milhões em 2019 foi reduzido para US$ 1,8 milhão em 2020.

Além disso, a empresa aposta na tendência de terceirização das entregas na China, por ser capaz de prover um serviço mais eficiente para os varejistas.

A resiliência do luxo: Segundo a Bain, há 30% de chance que as vendas de bolsas, vestuário e joalheria de luxo em 2021 superem ou alcancem os níveis pré-pandêmicos de 2019 (US$ 340bi), impulsionadas por consumidores chineses e norte-americanos. O cenário, que antes previa uma recuperação plena apenas em 2023, melhorou.

Embora as vendas de artigos de luxo tenham caído 23% em 2020 – maior queda anual desde 2009 – algumas empresas se mostraram mais resilientes, como a Hermès (-7% a/a), Moncler (-11% a/a) e LVMH (-17% a/a).

Falando em luxo, a Gucci busca espaço no mundo digital por meio de uma parceria com a Roblox, que disponibilizará um jardim virtual da marca de luxo em sua plataforma.

Streaming de videogames: A Twitch, plataforma da Amazon focada em streaming de jogos, deve reduzir a taxa de assinatura, atualmente em US$ 4,99, em mais de 40 países, de acordo com as falas do Diretor de Monetização ao Axios.

Na América Latina, por exemplo, 80% dos usuários não conseguem dar suporte aos seus jogadores favoritos por conta do alto custo. A estratégia já foi testada e funcionou em outros mercados, incrementando em 100% o nº médio de assinantes. Em 2020, o confinamento impulsionou as horas assistidas, que alcançaram 17 bilhões, 83% acima do registrado em 2019.

ANÁLISES

Fonte: Twilio

Aceleração digital: Em pesquisa com 2.500 empresas globais, a Twilio levantou que 45% dos participantes acreditam que a pandemia acelerou sua estratégia de comunicação digital entre 5 e 14 anos. Além disso, as mudanças foram essenciais, com 87% dos respondentes afirmando que a transformação digital foi “crítica” ou “muito importante” para a sobrevivência de seus negócios durante a crise.

Olhando para frente, os mesmos 87% acreditam que a tendência permanece e 95% deles esperam manter seus investimentos em serviços de engajamento do consumidor.

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