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Nike supera estimativas, impulsionada por descontos e promoções – 🌎 Radar Global

Resultados da Nike, novo plano com anúncios da Netflix pega menos tração vs. concorrentes e combustível sintético da Porsche.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente negativas (EUA -0,2% e Europa -0,6%), estendendo suas perdas, após o Banco do Japão surpreender os mercados com uma mudança na política monetária, que permitirá taxas de juros de longo prazo mais altas. Nesta terça-feira, o BOJ decidiu permitir que o rendimento dos títulos de 10 anos suba em até 50 pontos-base acima de sua meta de 0% vs. 25 pontos-base da medida anterior, em um movimento que visa aliviar alguns dos custos do estímulo monetário prolongado. O movimento sugere uma mudança de postura em relação à política monetária até mesmo de um dos bancos centrais mais acomodativos do mundo. Na Europa, a inflação ao produtor (PPI) da Alemanha registrou uma variação negativa de -3,9% vs. -2,5% das estimativas do consenso, indicando que a inflação pode estar entrando em tendência de baixa no país. Na China, o índice de Hang Seng (-1,3%) encerra em baixa, ainda com preocupações em relação ao ritmo de reabertura, à medida que o número de casos da Covid-19 segue elevado no país.

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EMPRESAS

Nike supera estimativas, impulsionada por descontos e promoções

A Nike registrou seu melhor crescimento de receita trimestral em mais de uma década, excluindo o 4º trimestre de 2021 – que foi marcado pela reabertura econômica, e superou com folga as expectativas de lucro na terça-feira, enquanto compradores norte-americanos corriam para estocar tênis e roupas esportivas antes dos feriados de fim de ano.

Descontos mais acentuados e promoções para reduzir o excesso de estoque durante o trimestre ajudaram a empresa a aumentar as vendas e atrair clientes preocupados com a recessão. Os compradores mais abastados também ajudaram a dar tração nas vendas de roupas esportivas.

O chefe financeiro da Nike, Matthew Friend, disse em uma teleconferência pós-lançamento que a empresa fez um bom progresso na limpeza de estoque durante o trimestre e que os produtos para a primavera chegaram mais cedo, sugerindo um alívio nas cadeias de suprimentos. Ele acrescentou que a empresa viu uma demanda recorde durante o período da Black Friday e da Cyber ​​Monday na América do Norte, enquanto nas regiões da Europa, Oriente Médio e África, a Nike viu sua maior Cyber ​​Week, com a demanda aumentando 75% em relação ao ano passado.

“Parece que a situação da Nike (e de toda a indústria, provavelmente) está melhorando porque os problemas de remessa foram resolvidos”, disse David Swartz, analista da Morningstar. “A capacidade da Nike de entregar seus produtos no prazo ajudará a administrar melhor os estoques, margens e preços nos próximos trimestres”, disse ele.

A Nike registrou um lucro de 85 centavos por ação no segundo trimestre encerrado em novembro, superando uma estimativa média de 64 centavos, segundo dados da Refinitiv. A receita saltou 17%, para US$ 13,32 bilhões, superando a estimativa média de US$ 12,57 bilhões.

A empresa disse que espera que o crescimento da receita para o ano atual, encerrado em maio de 2023, melhore ligeiramente para dois dígitos.

O novo plano com anúncios da Netflix foi o seu serviço menos popular em novembro, o primeiro mês em que a gigante do streaming o ofereceu, de acordo com a empresa de análise de assinatura Antenna. O plano foi responsável por 9% das novas assinaturas da Netflix nos EUA durante o mês. Cerca de 57% dos assinantes da camada suportada por anúncios no primeiro mês eram pessoas que voltaram a ingressar no serviço ou se inscreveram pela primeira vez, enquanto 43% rebaixaram de planos mais caros, de acordo com a Antenna.

O objetivo dos serviços de streaming que lançam planos com suporte de anúncios de baixo custo normalmente é recrutar o maior número possível de novos usuários, minimizando aqueles que trocam de planos mais caros. A Warner Bros, da HBO Max, que lançou seu próprio plano de US $ 9,99 por mês com suporte de anúncios em junho de 2021, teve resultados iniciais mais fortes, de acordo com a Antenna. O plano com suporte de anúncios da HBO Max foi responsável por 15% das novas inscrições nos EUA no primeiro mês, e apenas 14% dos novos clientes estavam rebaixando seu nível premium.

A Netflix lançou o plano com suporte de anúncios de US$ 6,99 por mês nos EUA em 3 de novembro, parte de um esforço para diversificar sua receita e expandir sua base de assinantes. Os planos mais caros da Netflix, que custam entre US$ 9,99 e US$ 19,99 por mês, vêm com recursos adicionais. Alguns incluem maior qualidade de vídeo e permitem que mais de um usuário transmita ao mesmo tempo.

Por enquanto, a camada de anúncios da Netflix é mais semelhante ao que até agora era seu plano básico de preço mais baixo, que normalmente era o menos popular. Os assinantes da camada de anúncios podem transmitir em um dispositivo por vez. A camada apoiada por anúncios não permite downloads. Sarandos, executivo da companhia, disse no início deste mês que a empresa provavelmente lançará vários níveis de serviço suportados por anúncios ao longo do tempo. “Os consumidores mostraram que, com a proposta certa, eles realmente optarão pela publicidade”, disse Carson.

Porsche anuncia produção de combustível sintético no Chile

A Porsche anunciou o início da produção de um combustível sintético, destinado a substituir a gasolina em veículos com motores de combustão interna tradicionais. A montadora alemã, de propriedade da Volkswagen, disse nessa última terça-feira que uma planta piloto no Chile iniciou a produção comercial desse tipo de combustível alternativo. A empresa espera inicialmente usar o combustível em seus veículos esportivos e em seus centros de experiência de desempenho, e, posteriormente, expandir seu escopo de uso nos próximos anos.

Esta classe de combustíveis é um tipo de metanol sintético produzido por um processo complexo que usa água, hidrogênio e dióxido de carbono. As empresas dizem que permitem a operação quase neutra em CO2 de motores movidos a gás. Na fase piloto, a Porsche espera produzir cerca de 130.000 litros do combustível. Os planos são expandir a produção para cerca de 55 milhões de litros em meados da década e cerca de 550 milhões de aproximadamente dois anos depois.

Economistas elevam probabilidade de recessão nos EUA para 70% em pesquisa realizada pela Bloomberg

Fonte: Bloomberg

O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que os economistas estimam em 70% a probabilidade de que a economia dos Estados Unidos entre em uma recessão no ano que vem, após aumentos de juros pelo Federal Reserve pra tentar controlar a inflação. Isso marca mais um mês consecutivo em que essa porcentagem aumenta, mais do que dobrando em relação a seis meses atrás. A pesquisa foi realizada de 12 a 16 de dezembro, e 38 economistas responderam sobre a chance de uma recessão.

A inflação medida pelo indicador preferido do Fed, o deflator de gastos de consumo pessoal (PCE), desacelerou, mas ainda está bem acima da meta de 2%. Isso explica por que o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou na semana passada que haverá mais altas de juros pela frente, depois que o banco central elevou sua taxa básica de juros ao nível mais alto desde 2007. Powell também deixou claro que o Fed não está considerando cortar juros em 2023.  Vale lembrar que este ano, o Fed elevou juros em 4,25 pontos percentuais, incluindo quatro aumentos de 0,75 ponto percentual.

Acesse aqui a nossa tabela de múltiplos internacional.

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