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🌎 RADAR GLOBAL: Netflix Games

TSMC reporta, jogos da Netflix e recall da Johnson & Johnson.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem mistos (EUA +0,1% e Europa -0,1%) enquanto investidores aguardam dados das vendas do varejo americano, que trazem visibilidade sobre o passo da recuperação econômica atual. Até o momento, o impacto da divulgação de resultados nos EUA tem sido ameno: as companhias reportaram lucros, em média, 18% acima do consenso, ao passo que suas ações depreciaram 0,6% após divulgarem. A falta de novos catalisadores e preocupações com a variante Delta dificultam a alta do mercado. No Japão (-1,0%), o Banco Central reduziu a projeção do PIB de 4% para 3,8% em 2021 e manteve estável a política monetária do país.

Coronavírus: Em Tóquio, casos de coronavírus subiram para mais de 1.300/dia apenas uma semana antes das Olimpíadas. Há preocupações de que o alto contágio possa limitar a capacidade dos hospitais durante o evento, que se inicia em 23 de julho. Apesar do início atrasado, o Japão é o 9º país com maior número de vacinações mundialmente, sendo que 31% de sua população já recebeu ao menos a primeira dose da vacina.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 1T21 nos EUA – Ontem: TSMC, Morgan Stanley, U.S. Bancorp e BNY Mellon Hoje: Charles Schwab.

TSMC reporta em linha com o esperado: Os resultados da fabricante de semicondutores foram reportados no período pré-mercado, sua receita foi de NT$ 372,2bi vs. NT$ 362,4bi no 1º trimestre, +0,1% que o esperado, em linha com o consenso; o lucro líquido da companhia foi de NT$ 134,4bi vs. NT$ 139,7bi no 1º trimestre, sendo 1,3% abaixo do esperado e gerando um lucro por ação de NT$ 5,2 vs. NT$ 5,4 projetados. Apesar do aumento em receitas, a empresa decepcionou por uma contração em sua margem líquida devido um aumento da demanda por chips de 5nm (mais tecnológicos, mas menos rentáveis), resultando em um lucro líquido menor que o do 1º trimestre. Em relação a dividendos, a empresa manteve a distribuição do 1º trimestre de NT$ 64,8bi no 2º trimestre. Olhando para frente, as expectativas da companhia são de atingir uma receita entre NT$ 14,6bi – NT$ 14,9bi em virtude da forte demanda por seus chips além de uma margem bruta de ~51% e margem operacional de ~40% no 3º trimestre de 2021.  Ações da TSMC caíram -5,5% após a divulgação.

Morgan Stanley, impulsionado por gestão de investimentos e IB: O banco reportou ontem, antes da abertura do mercado, com um faturamento de US$ 14,8bi vs. 14bi no 1º trimestre, sendo 5,4% acima das expectativas; o lucro líquido foi de US$ 3,4bi vs. US$ 3,1bi no 1º trimestre, ultrapassando em 11,4% as projeções e culminando em um lucro por ação de US$ 1,85. O resultado sólido apresentado foi, em grande parte, devido a um aumento de 16% ano contra ano de receitas no segmento de Investment Banking e um salto de US$120bi na captação de capital dos segmentos de gestão patrimonial e investimentos, aumentando em 30% e 92% suas respectivas receitas vs. 2020. Além disso, a empresa distribuiu dividendos de US$ 0,70/ação e aprovou um plano de recompra de ações no valor de US$12bi para os próximos 12 meses. Ações do Morgan Stanley subiram +0,2% após a divulgação.

Netflix games: A gigante do streaming (NFLX34) está planejando uma expansão a partir de 2022 para o mercado de videogames e contratou um ex-executivo da Electronic Arts e do Facebook para liderar o esforço. Este é o seu primeiro grande movimento para além dos programas de TV e filmes. A ideia é oferecer videogames na plataforma e, atualmente, a empresa não planeja cobrar a mais pelo conteúdo. Embora recentemente a empresa tenha licenciado direitos de jogos baseados em seus títulos, incluindo o Stranger Things, a iniciativa tem um escopo maior de estratégia e desenvolvimento dos jogos. As ações da Netflix caíram -2% durante o pregão de ontem.

Entrar no negócio de jogos é uma das estratégias mais inusitadas da Netflix até o momento e mostra uma das alternativas da empresa para continuar crescendo apesar do mercado relativamente saturado de streaming nos EUA. As recentes novidades incluem o desenvolvimento de programação infantil, abrir uma loja online (NetflixShop) e contratar Steven Spielberg para trazer filmes de maior prestígio à sua programação. Embora a empresa esteja à frente em termos de participação de mercado com 20% da fatia total, ela recebeu menos assinantes do que o esperado em seu mais recente trimestre. A novidade dos games oferece à Netflix algo que nenhum de seus concorrentes diretos possuem: A Disney, Warner e AT&T apostam em programação esportiva como diferencial competitivo.

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Filtros solares descartados: A Johnson & Johnson (JNJB34) está fazendo o recall da maioria de seus filtros solares em spray da marca Neutrogena e Aveeno das lojas dos EUA após detectar o benzeno, produto químico potencialmente cancerígeno, em algumas amostras. A J&J pediu aos consumidores o descarte do produto e também está está notificando distribuidores e varejistas para que parem de realizar a venda e façam a devolução dos produtos. Há mais de uma década , a J&J teve problemas de fabricação que a levaram a empresa para retirar das prateleiras alguns medicamentos como Tylenol e Benadryl, o que custou à empresa mais de US$ 1 bilhão de dólares em vendas.

Falando em números: A empresa possui uma receita anual de US$ 82,6 bilhões. Entre seus produtos, estão medicamentos para imunologia, oncologia e neurociência. No 1T21, esses três segmentos geraram mais de 3/4 das vendas totais de medicamentos da J&J. No último trimestre, as vendas de medicamentos aumentaram +9,6%, para quase US$ 12,2 bilhões no ano. Outros segmentos também desempenham bem: as vendas de dispositivos médicos saltaram +10,9% para US$ 6,58 bilhões. Na quarta-feira da semana que vem serão divulgados os números referentes ao 2º trimestre de 2021 da companhia.

ANÁLISES

O mundo é das mídias sociais: O Yahoo compilou dados trimestrais dos 10 aplicativos com a maior demanda no segundo trimestre de 2021. Dentre 10 apps que compõem a lista, 7 são redes sociais. O destaque maior vai para o Facebook, que é dono de 4 das top 10 aplicações e a Bytedance, possuindo 2 dos apps (Tik Tok e CapCut). Colocando em perspectiva e números, o Tik Tok, sozinho, foi responsável por 384,6 milhões de downloads no primeiro semestre de 2021, mesmo com uma queda de -38% comparado ao mesmo período de 2020. Outro ponto importante é a forte redução na demanda por aplicativos de videoconferência, como o Zoom, que caiu da 3 para a sétima posição vs. 2020. Olhando um pouco para a indústria de aplicativos em geral, o maior crescimento de demanda veio por parte de aplicativos de previsão do tempo (+80%), esportes (+35%) e finanças (+21%), também acompanhando a tendência da reabertura econômica e redução do distanciamento social no mundo. 

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