🌎 Mundo em 60s: Onda Azul

Vamos falar sobre a Onda Azul... mas antes, o que aconteceu na semana


Compartilhar:


Bolsas globais começam a semana e o ano com o pé direito: Reino Unido (+6,2%) lidera a alta com a população sendo rapidamente vacinada, 3º imunizante em vias de aprovação e acordo recente pós-Brexit. Em 2º lugar, a China (+5,5%) deve se beneficiar de um governo Democrata geopoliticamente mais leniente, bem como de uma recuperação mais veloz sem lockdowns como no ocidente.

Setores: Petrolífero (+10,4%) em destaque, à medida que vacinas trazem visibilidade para a volta do consumo de combustível. Tecnologia (+0,8%) e Comunicação (-0,4%) não acompanham a alta, uma vez que investidores temem um cenário de Onda Azul com Democratas na Presidência, Senado e Câmara = mais impostos e controle regulatório.

Nossos destaques da semana: Tesla em 2021, Vencedores e Perdedores da crise, Airbnb na bolsa e fábrica da Netflix


Falando em Onda Azul…

O tema do relatório não é a Onda Azul Democrata nos EUA, mas sim a Onda Azul dos mares com a retomada do mercado de cruzeiros.

2020 foi um ano desafiador para a indústria de cruzeiros ao redor do mundo. Ações da Royal Caribbean, Carnival Cruises e Norwegian Cruises chegaram a cair mais de 80% no pico da crise. Desde então, o setor parou completamente suas operações e, por ser um serviço não-essencial, as empresas se viram obrigadas a vender navios, levantar capital e contrair dívida para evitar a falência.

O dano foi grande. No entanto, acreditamos que será apenas passageiro e que o mundo voltará ao normal. Por isso, as companhias já se mobilizam para capturar a retomada das operações com a ampla vacinação nos países desenvolvidos (principal mercado). Confira a linha do tempo:

Vantagens competitivas do setor:

  • Resiliência: Desde 1990, o nº de passageiros à bordo cresce 7% a/a
  • Fidelidade: 82% dos tripulantes dizem que provavelmente repetirão a experiência
  • Concentração de mercado: 75% do mercado é dominado por apenas 3 companhias – Carnival (42%), Royal Caribbean (23%) e Norwegian (10%).
  • Público qualificado: 65% dos passageiros possuem 40 ou mais anos de idade
  • Escala: Mais de 30 milhões de passageiros em 2019
  • Vendas à bordo: 1/3 das receitas são provenientes de produtos e serviços oferecidos à bordo

E daqui para frente? Estima-se uma demanda totalmente recuperada até 2023:

Fonte: CLIA, Statista, XP Investimentos.

Conheça as duas maiores empresas do setor:

Fonte: Bloomberg, XP Investimentos.

Navegando por todos os continentes e mais de 125 países, a Royal Caribbean é a 2ª maior companhia do setor e apresenta forte crescimento com sua estratégia de aquisições e de renovação da frota de navios. Se destaca pela qualidade superior e inclui o maior cruzeiro do mundo.

A Carnival Cruise Lines é a linha de cruzeiros nº 1 do planeta em termos de valor e de faturamento. Dona de marcas como a Costa Cruzeiros no Brasil, a empresa oferece turismo aos quatro cantos do mundo há quase 50 anos. Assim como a Royal Caribbean, é sediada em Miami, Flórida.

Portanto, o futuro indica normalização do setor. Diferentemente dos setores de cinema, TV a cabo, petróleo e viagens corporativas, que possuem um futuro estruturalmente negativo, o setor de cruzeiros ainda inspira uma longa avenida de crescimento e pouca possibilidade de disrupção. Que volte a Onda Azul.


#ProvaRápida – Desde 1933, em média, qual foi a performance anualizada do S&P 500 durante períodos de Onda Azul (Democrata) e Onda Vermelha (Republicana) nos EUA? (“Onda” = Presidência + Congresso + Senado)

a) -1,4%  / +8,8%
b) +8,8% / -1,4%
c) +14,1% / +7,0%
d) +7,0% / +14,1%

Resposta: d)

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.