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🌎 Mundo em 60s: Onda Azul

Vamos falar sobre a Onda Azul... mas antes, o que aconteceu na semana

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https://www.youtube.com/watch?v=Neh32HJVoUI&feature=youtu.be

Bolsas globais começam a semana e o ano com o pé direito: Reino Unido (+6,2%) lidera a alta com a população sendo rapidamente vacinada, 3º imunizante em vias de aprovação e acordo recente pós-Brexit. Em 2º lugar, a China (+5,5%) deve se beneficiar de um governo Democrata geopoliticamente mais leniente, bem como de uma recuperação mais veloz sem lockdowns como no ocidente.

Setores: Petrolífero (+10,4%) em destaque, à medida que vacinas trazem visibilidade para a volta do consumo de combustível. Tecnologia (+0,8%) e Comunicação (-0,4%) não acompanham a alta, uma vez que investidores temem um cenário de Onda Azul com Democratas na Presidência, Senado e Câmara = mais impostos e controle regulatório.

Nossos destaques da semana: Tesla em 2021, Vencedores e Perdedores da crise, Airbnb na bolsa e fábrica da Netflix


Falando em Onda Azul...

O tema do relatório não é a Onda Azul Democrata nos EUA, mas sim a Onda Azul dos mares com a retomada do mercado de cruzeiros.

2020 foi um ano desafiador para a indústria de cruzeiros ao redor do mundo. Ações da Royal Caribbean, Carnival Cruises e Norwegian Cruises chegaram a cair mais de 80% no pico da crise. Desde então, o setor parou completamente suas operações e, por ser um serviço não-essencial, as empresas se viram obrigadas a vender navios, levantar capital e contrair dívida para evitar a falência.

O dano foi grande. No entanto, acreditamos que será apenas passageiro e que o mundo voltará ao normal. Por isso, as companhias já se mobilizam para capturar a retomada das operações com a ampla vacinação nos países desenvolvidos (principal mercado). Confira a linha do tempo:

Vantagens competitivas do setor:

  • Resiliência: Desde 1990, o nº de passageiros à bordo cresce 7% a/a
  • Fidelidade: 82% dos tripulantes dizem que provavelmente repetirão a experiência
  • Concentração de mercado: 75% do mercado é dominado por apenas 3 companhias – Carnival (42%), Royal Caribbean (23%) e Norwegian (10%).
  • Público qualificado: 65% dos passageiros possuem 40 ou mais anos de idade
  • Escala: Mais de 30 milhões de passageiros em 2019
  • Vendas à bordo: 1/3 das receitas são provenientes de produtos e serviços oferecidos à bordo

E daqui para frente? Estima-se uma demanda totalmente recuperada até 2023:

Fonte: CLIA, Statista, XP Investimentos.

Conheça as duas maiores empresas do setor:

Fonte: Bloomberg, XP Investimentos.

Navegando por todos os continentes e mais de 125 países, a Royal Caribbean é a 2ª maior companhia do setor e apresenta forte crescimento com sua estratégia de aquisições e de renovação da frota de navios. Se destaca pela qualidade superior e inclui o maior cruzeiro do mundo.

A Carnival Cruise Lines é a linha de cruzeiros nº 1 do planeta em termos de valor e de faturamento. Dona de marcas como a Costa Cruzeiros no Brasil, a empresa oferece turismo aos quatro cantos do mundo há quase 50 anos. Assim como a Royal Caribbean, é sediada em Miami, Flórida.

Portanto, o futuro indica normalização do setor. Diferentemente dos setores de cinema, TV a cabo, petróleo e viagens corporativas, que possuem um futuro estruturalmente negativo, o setor de cruzeiros ainda inspira uma longa avenida de crescimento e pouca possibilidade de disrupção. Que volte a Onda Azul.


#ProvaRápida – Desde 1933, em média, qual foi a performance anualizada do S&P 500 durante períodos de Onda Azul (Democrata) e Onda Vermelha (Republicana) nos EUA? (“Onda” = Presidência + Congresso + Senado)

a) -1,4%  / +8,8%
b) +8,8% / -1,4%
c) +14,1% / +7,0%
d) +7,0% / +14,1%

Resposta: d)

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