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🌎 Mundo em 60s: 2ª semana de resultados nos EUA

Começa a acelerar a temporada de resultados do 1º trimestre nos EUA. Veja os destaques da semana.

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Bolsas: Mercados globais, que apresentavam forte recuperação no ano, caem na semana. Nos EUA (-0,4%), índice S&P 500 encaminha-se para encerrar sequência de 4 semanas consecutivas de alta após gov. Biden anunciar aumento de impostos sobre ganhos de capital. A China (+3,6%), que estava levemente para baixo no ano, aposta na moeda digital para capturar 40% das transações do país que ainda são feitas em dinheiro físico.

Setores:  Uma queda saudável acontece na maior parte dos setores nos EUA; a recente (forte) performance das ações aliadas às otimistas expectativas para os demonstrativos do 1º trimestre são os maiores desafios no curto-prazo para novas altas.


2º semana de resultados nos EUA

A temporada do 1º trimestre acelerou durante esta semana, com 14,1% das empresas, em valor de mercado, do índice S&P 500 divulgando seus números. Até o final desta sexta-feira serão 25,3%.

A semana que vem, no entanto, será a mais importante, quando teremos praticamente metade das companhias reportando. Dentre as mais importantes: as FAAMGs (Facebook, Amazon, Apple, Microsoft e Google), Tesla, Visa, Mastercard, AMD, Qualcomm, Twitter e AstraZeneca.

Até o momento:

► 121 das 500 empresas do S&P 500 divulgaram.

► Lucros estão 34% acima do esperado e continuam puxados pelo setor financeiro. As estimativas eram de US$ 36bi para estas empresas, mas os números vieram 76% acima disso.

► Outro destaque positivo vai para o setor de óleo e gás, com receitas 13% acima do esperado. Mas atenção: as petrolíferas mais representativas (Exxon Mobil e Chevron) divulgam apenas na sexta-feira, dia 30, e devem ser beneficiadas pela alta nos preços da commodity.

► Empresas de saúde, por enquanto, vão bem. Das 10 que divulgaram, 7 bateram os modelos dos analistas, com bom resultado da Johnson & Johnson, surpreendendo no lucro em 17%.

► Do lado negativo, o setor de viagens e turismo decepcionou. Apesar da ampla distribuição de vacinas, o 1º trimestre ainda se mostrou difícil para estas companhias que, no agregado, faturaram 20% abaixo das expectativas, principalmente as linhas aéreas (American, Southwest, United e Delta, todas reportadas).

O que teremos na semana mais importante:

Muitas empresas de tecnologia, incluindo as gigantes (ou Big Tech) serão colocadas à prova. Os modelos estão otimistas e refletem um mundo que se viu obrigado a aderir, cada vez mais, às plataformas digitais. Além disso, apesar da vacinação avançada nos EUA e Reino Unido, o restante do mundo – que possui grande representatividade no faturamento destas empresas globais – caminha com mais lentidão em direção à reabertura.

Facebook: Altas expectativas em relação ao crescimento de lucro (+28,4% a/a do consenso). O Instagram permanece como importante plataforma para a expansão do faturamento, com usuários engajados e gastando, em média, 11h por mês no aplicativo, acima de qualquer outro concorrente. O engajamento no Facebook também permanece alto, 30% maior no ano contra ano, aumentando sua capacidade de monetizar via propagandas direcionadas.

Est. consenso: Receitas +33,4% e lucro +28,4% a/a.

Amazon: O principal segmento a ser observado será o de computação em nuvem (AWS – Amazon Web Services) que, apesar de representar apenas 12% do faturamento da companhia, foi responsável por 63% do seu lucro operacional. Lojas físicas ainda devem ser prejudicadas por conta das restrições de mobilidade.

Est. consenso: Receitas +38,6% e lucro +185% a/a.

Apple: Indicação da suavização na demanda por smartphones e iPhones 5G na China tem sido motivo de cautela para os resultados da empresa. A recente valorização de 10% nas ações no mês de abril também posta um desafio para uma reação muito positiva do mercado. No anúncio, investidores estarão focados no guidance da empresa, que deve ser focado nos efeitos da sazonalidade na venda dos aparelhos.

Est. consenso: Receitas +31,8% e lucro +48,7% a/a.

Microsoft: Altas expectativas para o segmento de computação e armazenamento em nuvem (Azure), enquanto empresas migram suas operações e serviços para o digital. No setor de games, o aprimoramento do sistema de assinatura Xbox Game Pass deve continuar no foco da companhia e dos investidores. Além disso, a Microsoft deve comentar os impactos financeiros da aquisição da ZeniMax.

Est. consenso: Receitas +17,2% e lucro +25,7% a/a.

Google: O segmento de computação em nuvem pode ser destaque, com expectativas de 50% de crescimento a/a. Investidores também esperam recuperação nas receitas com propagandas relacionadas à viagens e hospedagem, que haviam sido muito afetadas durante a pandemia. Também será importante monitorar os resultados do YouTube, que podem ser impulsionados pelo aumento do engajamento e de novas assinaturas premium.

Est. consenso: Receitas +26,0% e lucro +54,5% a/a.

Agenda da próxima semana:

Agenda dos Top 10 BDRs:


#ProvaRápida – Qual o crescimento de receitas esperado para a Tesla e para a NIO (montadora elétrica chinesa) em 2021?

a) 28% e 57%
b) 38% e 67%
c) 48% e 107%
d) 58% e 117%

Resposta: d)

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