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ūüĆé RADAR GLOBAL: Microsoft vs. Apple

Aplicativos no Windows 11, recorde da Nike e IPO da Didi.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA 0% e Europa -0,4%) ap√≥s o S&P 500 fechar, na sexta-feira, em patamar recorde, marcando a melhor semana para a bolsa americana desde fevereiro. Na Europa, preocupa√ß√Ķes com a variante Delta do coronav√≠rus prejudicam a√ß√Ķes de lazer e turismo, que puxam a baixa do Eurostoxx 600. Bitcoin mant√©m-se pr√≥ximo dos US$ 34 mil ap√≥s criptocorretora Binance ser proibida de operar no Reino Unido.

Coronav√≠rus: Nesta semana, a √ćndia administrou 8,6 milh√Ķes de doses de vacinas, estabelecendo um recorde nacional. A import√Ęncia do fato ocorre em meio a um in√≠cio lento, devido √† escassez do imunizante e desacordo entre os estados e o governo central. Menos de 20% das pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina e apenas 5% da popula√ß√£o est√° totalmente vacinada.

EMPRESAS

Microsoft vs. Apple: A Microsoft (MSFT34) mostra o Windows 11, sua primeira grande atualiza√ß√£o de sistema operacional desde 2015, com mudan√ßas que visam competir diretamente com o modelo de neg√≥cios da Apple. A novidade, com previs√£o de lan√ßamento para o final deste ano, incluir√° uma nova Windows Store que permitir√° que os desenvolvedores usem seus pr√≥prios sistemas de pagamento sem pagar comiss√Ķes √† Microsoft e que os usu√°rios localizem e executem aplicativos Android em seus laptops e PCs.

Mercado competitivo: As mudan√ßas revelam o acirramento da disputa entre as gigantes da tecnologia Microsoft e Apple, ambas avaliadas em ~US$ 2 trilh√Ķes. 

Concorr√™ncia: A empresa tamb√©m integrar√° o Teams ao pacote Office, criando um desafio para o Slack, principal rival da Microsoft no setor de bate-papo. Como resposta, o Slack, que est√° sendo comprado pelo Salesforce por US$ 27,7 bilh√Ķes, entrou com uma a√ß√£o antitruste contra a Microsoft na Uni√£o Europeia. Do lado dos notebooks, o Windows perdeu parte do mercado em 2020 para os Chromebooks do Google, j√° que as escolas optaram por dispositivos mais baratos para o aprendizado online, mas ainda mantiveram mais de 80% do mercado, de acordo com a empresa de dados IDC.

Recorde histórico: A Nike (NIKE34) publicou uma receita trimestral recorde, a maior dos seus 50 anos de história. Superando a casa dos US$ 12bi, a gigante acaba de dobrar a receita apresentada no primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia afetou negativamente as vendas da empresa. Em contrapartida, mesmo em um comparativo com o primeiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a empresa ainda sim foi capaz de aumentar sua receita em 19%.

De onde vem este crescimento? A receita do sucesso da companhia pode ser atribu√≠da a dois fatores: 1) Forte investimento em e-commerce e 2) Sucesso no mercado chin√™s. Falando em n√ļmeros de e-commerce, as vendas digitais da Nike saltaram 41% quando comparadas ao mesmo trimestre de 2020.

China na NYSE: A empresa chinesa Didi (dona da 99 T√°xi) est√° prestes a levantar at√© US$ 4bi em seu IPO na bolsa de Nova Iorque. Em um cen√°rio positivo, a empresa pode ser avaliada em US$ 67bi, com base nas a√ß√Ķes em circula√ß√£o durante o processo. O IPO pode ser a maior venda de a√ß√Ķes dos EUA por uma empresa chinesa neste ano. Para se ter uma ideia, outras gigantes, como o Alibaba (2014), Facebook (2012) e Uber (2019), chegaram a levantar US$ 25bi, US$ 104bi e US$ 8bi em suas respectivas listagens.

A Didi acelerou seus planos de listagem ap√≥s recuperar-se da pandemia de coronav√≠rus na China. No 1T21, a receita mais que dobrou vs. 1T20, atingindo US$ 6,4 bi. A empresa tamb√©m obteve lucro l√≠quido de US$ 837 milh√Ķes no trimestre, contra o preju√≠zo de US$ 1,6bi no ano anterior. Embora Didi tenha se expandido para 15 pa√≠ses, a maior parte de sua receita ainda vem de suas opera√ß√Ķes na China.

Olhando para frente: A empresa busca capital para investir em tecnologia de dire√ß√£o aut√īnoma, ve√≠culos el√©tricos e ampliar sua presen√ßa global. Didi planeja fazer sua estreia na Europa ainda neste ano, onde deve competir com a Uber, que atualmente det√©m 65% de participa√ß√£o no continente.

AN√ĀLISES

Fonte: Goldman Sachs

Ostenta√ß√£o p√≥s crise: O Goldman Sachs revisou suas proje√ß√Ķes para o crescimento da ind√ļstria de luxo. A previs√£o anterior era de um aumento de +15% nas vendas em 2021, por√©m, devido √† alta demanda por essa classe de bens, o banco aumentou suas proje√ß√Ķes para +22,5% em 2021 e +13% em 2022. Essa demanda por bens de luxo pode estar relacionada ao grande volume de dinheiro poupado pela popula√ß√£o durante a pandemia, devido √† falta de op√ß√Ķes de consumo e est√≠mulos governamentais. Nos EUA, por exemplo, um estudo do Federal Reserve de Kansas City afirma que americanos acumularam um montante de US$ 2tri durante o per√≠odo pand√™mico.

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