MACRO
Mercados globais amanhecem positivos (EUA +1,0% e Europa +1,0%) devolvendo parte das perdas do dia anterior. Investidores agora aguardam novos resultados do Meta (Facebook), Qualcomm, Paypal, Spotify e Ford a serem divulgados nesta quarta-feira. Na Europa, as tensões entre Rússia e Ucrânia permanecem no radar após Sergey Lavrov enfatizar que o risco de uma guerra nuclear é significativo. Além disso, a Rússia cortou o fornecimento de gás natural para a Polônia e Bulgária ao passo que os países se recusaram a pagar pela commodity em rublos. O movimento catalisou preocupações com a possibilidade de novos países da região também sofrerem com cortes de abastecimento, o que poderia aumentar ainda mais a inflação e desacelerar a economia local. Na China, o CSI 300 encerra em alta (+2,9%) após dados oficiais apontarem um aumento de 8,5% ano contra ano nos lucros industriais durante o período de janeiro a março. Em contrapartida, o avanço dos casos na cidade de Pequim continua causando preocupações com novos lockdowns.
Coronavírus: União Europeia prepara-se para sair do estado de emergência instaurado durante a pandemia, segundo o Reuters. O movimento ocorre após a região conseguir a imunização de uma fatia superior a 70% da população.
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EMPRESAS
Alphabet reporta lucros mais fracos que o esperado: A Alphabet (NASDAQ: GOOGL, BDR: GOGL34), controladora do Google, reportou nessa última terça-feira seus resultados do primeiro trimestre do ano, com uma receita de US$ 56,0bi vs. US$ 56,1bi projetados pelo mercado, o LPA (lucro por ação) foi de US$ 24,62 vs.US$ 25,91 esperados pelos analistas, uma surpresa negativa de -5,0%. A Alphabet registrou um crescimento de receitas de 23% ano contra ano, o que é uma desaceleração em relação ao crescimento de 34% de receita no primeiro trimestre de 2021, quando a economia estava reabrindo da pandemia. A receita de anúncios do YouTube no trimestre ficou aquém das expectativas dos analistas, US$ 6,9bi vs. US$ 7,4bi esperados. O site de vídeos foi um dos beneficiados da pandemia, quando os usuários estavam principalmente em casa. O resultado abaixo das expectativas também ocorre à medida que o TikTok captura uma fatia crescente do mercado de vídeos de mídia social. Contudo, o CEO Sundar Pichai disse na teleconferência que o concorrente do TikTok do YouTube chamado Shorts agora tem 30 bilhões de visualizações diárias, o dobro da quantidade de visualizações no trimestre anterior e quatro vezes mais do que no ano anterior.
O negócio de nuvem do Google se destacou no trimestre, crescendo 44% e superando as estimativas à medida que maiores empresas transferem suas cargas de trabalho de seus próprios data centers. No entanto, a divisão ainda registrou prejuízo, relatando uma perda operacional de US$ 931 milhões, em comparação com US$ 974 milhões um ano antes. Por fim, a Alphabet disse que seu conselho de administração autorizou US$ 70bi em recompras de ações, um grande avanço em relação à autorização de US$ 50 bilhões do ano passado e à autorização de US$ 25bi em 2019. O anúncio na terça-feira é uma aceleração significativa na estratégia da empresa controladora do Google de devolver capital aos acionistas por meio de recompras de ações. A big tech disse que levaria em conta o preço das ações, bem como as condições de mercado ao decidir quando recomprar suas ações.
Microsoft apresenta bons resultados, impulsionados pelo segmento de nuvem: A Microsoft (NASDAQ: MSFT, BDR: MSFT34) foi mais uma das big techs que reportou resultados nessa última terça-feira, com uma receita de US$ 49,4bi vs US$ 49,0 esperados, o LPA foi de US$ 2,22 vs. US$ 2,19 projetados pelo mercado. O segmento Intelligent Cloud da empresa, que contém a nuvem pública Azure da Microsoft para hospedagem de aplicativos, juntamente com SQL Server, Windows Server e serviços corporativos, gerou US$ 19,05 bilhões em receita. Isso representa um aumento de 26% e acima do consenso de US$ 18,90 bilhões entre os analistas consultados pela StreetAccount. Além disso, a receita do Azure e de outros serviços em nuvem aumentou 49% no trimestre, em comparação com o crescimento de 46% no trimestre anterior. A empresa viu força nas reservas comerciais, uma medida de receita futura, com acordos plurianuais para o Office 365, Microsoft 365 e Azure alimentando o crescimento. As renovações de contrato ilustram a satisfação com os produtos de nuvem da Microsoft, disse a diretora financeira Amy Hood.
Hood disse que a receita de hardware do Xbox, que subiu 14%, superou suas expectativas, já que a Microsoft conseguiu levar uma quantidade maior de console às lojas. A receita de conteúdo e serviços do Xbox subiu 4% no período recente. Olhando para o futuro, Hood disse que, excluindo o impacto das flutuações cambiais, o crescimento da receita do Azure será 2% mais lento no próximo trimestre em comparação com o período anterior. Ainda assim, isso seria mais alto do que as estimativas de muitos analistas, que eram mais de 40%, de acordo com a Bloomberg. Por fim, a empresa também informou a receita deve ficar entre US$ 52,4bi e US$ 53,2bi no próximo trimestre, a estimativa dos analistas era de US$ 52,9bi.
General Motors eleva a previsão de lucro para 2022: A GM (NYSE: GM, BDR: GMCO34) também reportou resultados nessa terça-feira, com uma receita de US$ 36,0bi vs. US$ 37,0bi esperados, o LPA foi de US$ 2,09 vs. US$ 1,68. Além da inflação e de outros fatores macroeconômicos, a indústria automotiva global vem lutando contra os problemas da cadeia de suprimentos causados pela pandemia há mais de um ano, especificamente com a falta de semicondutores que são usados em todos os veículos, tendo um impacto direto na entrega de veículos da empresa, que diminuíram em todas as suas regiões operacionais. Contudo, a empresa disse que os estoques de veículos apertados permitiram que a GM aumentasse os preços, especialmente em caminhões populares e veículos crossover.
A empresa também informou que que desde o lançamento de uma nova versão elétrica de sua picape Chevrolet Silverado em janeiro, a montadora recebeu cerca de 140.000 reservas para a picape. O veículo deve chegar ao mercado no ano que vem. Olhando para o futuro, Mary Barra, CEO da companhia, disse que a empresa está cautelosamente otimista em relação à sua produção na China, já que o governo rotulou as operações essenciais de fabricação de automóveis durante os bloqueios. Além disso, a GM também aumentou sua orientação de lucro ajustado por ação para o ano para entre US$ 6,50 e US$ 7,50 por ação, acima de US$ 6,25 e US$ 7,25 por ação. O reajuste é resultado do aumento da participação acionária da empresa em sua unidade de veículos autônomos Cruise e da inclusão do prejuízo da operação em sua declaração consolidada de imposto de renda.
Ainda sobre a temporada de resultados…A Visa (NYSE: V, BDR: VISA34) reportou uma receita de US$ 7,2bi vs. US$ 6,8bi esperado pelos analistas, o LPA foi de US$ 1,79 vs. US$ 1,65 projetados pelo mercado. Os resultados da empresa foram impulsionados em grande parte por um salto significativo na quantidade de dinheiro e no número de transações que passaram por sua rede de pagamentos. A empresa processou US$ 3,38 trilhões em pagamentos em sua rede no último trimestre, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Al Kelly, CEO, presidente da Visa, disse que espera que embora o ambiente geopolítico permaneça incerto, a empresa deve apresentar um crescimento contínuo impulsionado por uma robusta recuperação de viagens.
ANÁLISE
Vendas de carros na Europa despencam: Os registros de carros novos na Europa caíram 19% em março, para 1,13 milhão de veículos, devido à falta de semicondutores e outros componentes atrapalhar a produção. Representando o nono mês consecutivo de queda, com a guerra na Ucrânia prejudicando ainda mais as cadeias de suprimentos e estimulando a inflação recorde que corre o risco de prejudicar a demanda quando a escassez diminuir. A invasão da Ucrânia pela Rússia interrompeu os fornecedores locais, forçando a Volkswagen e a BMW a interromper temporariamente a produção. As montadoras também começaram a voltar atrás nas expectativas de melhorias na disponibilidade de semicondutores, com gargalos agora vistos chegando bem no próximo ano. Embora a demanda continue superando a oferta, a inflação recorde na região do euro pode começar a afetar as decisões de compra, de acordo com a LMC Automotive em uma matéria para a Bloomberg, os preços ao consumidor na área do euro subiram para um recorde de 7,5% em março em relação ao ano anterior, superando as estimativas e subindo de 5,9% em fevereiro.
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