MACRO
Mercados globais amanhecem positivos (EUA +1,2% e Europa +1,2%) com novo recuo na taxa de juros do título de 10 anos americano para 2,94%, enquanto investidores aguardam novos dados de inflação. Nos EUA, o consenso aponta para uma desaceleração no acumulado anual da inflação ao consumidor (8,1% em abril vs. 8,5% em março). O mercado monitorará de perto os novos dados, uma vez que eles poderão interferir diretamente nas futuras decisões de política monetária do Federal Reserve. Na Europa, a Ucrânia suspendeu parte das exportações de gás russo, que fluem em gasodutos pelo país para todo o continente europeu, devido ao domínio territorial da Rússia do local em que o gasoduto está localizado. Investidores começam a avaliar os impactos deste corte na economia europeia e o preço do gás natural (+1,8%) sobe pela manhã. Na China, ambos os índices CSI 300 (+1,4%) e Hang Seng (+1,0%) encerram em alta, com o otimismo catalisado pela redução em torno de 50% no número de caso diários de Covid-19 reportados em Shangai. Além disso, os dados da inflação ao produtor apresentaram uma desaceleração no comparativo anual vs. o mês anterior (8,0% em abril vs. 8,3% em março), o que poderá abrir espaço para o banco central chinês realizar novos estímulos econômicos.
Coronavírus: A Casa Branca alertou que não tem dinheiro suficiente para comprar a próxima geração de vacinas contra Covid-19 para todos os americanos antes de uma possível onda de infecção no outono e alega precisar que o Congresso aprove financiamento adicional, ou será necessário limitar as vacinas para as pessoas com maior risco.
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EMPRESAS
Coinbase decepciona com número de usuários e alerta que o volume de negociação ainda deve diminuir: A Coinbase (NASDAQ: COIN, BDR: C2OI34) reportou seus resultados com uma receita de US$ 1,2bi, abaixo dos US$ 1,5bi esperados pelo mercado, o lucro por ação (LPA) também foi uma surpresa negativa, de US$ -1,98 vs. US$ 0,21 projetados pelos analistas. Os usuários de transações mensais caíram para 9,2 milhões, abaixo da estimativa de 9,5 milhões. A maior parte da receita da Coinbase vem das taxas de negociação, e a companhia já alertou que o volume total de negociações no trimestre atual será menor do que no primeiro. As ações da maior bolsa de criptomoedas dos EUA caíram para mínimos históricos – mais de 70% de onde eram negociadas quando a empresa abriu o capital há um ano.
A Coinbase está trabalhando para diversificar sua receita e reduzir a dependência de taxas de negociação. Um outro projeto é o lançamento de derivativos de criptomoedas. Na semana passada, abriu seu novo marketplace para tokens não fungíveis (NFTs, que são peças de arte digital conectada ao blockchain) para todos os usuários, mas sua aceitação tem sido lenta.
Roblox vê desaceleração do crescimento com os jovens retomando as atividades: A Roblox (NYSE: RBLX, BDR: R2BL34) reportou seus resultados com uma receita de US$ 0,6 bi, em linha com a expectativa do mercado, já o lucro por ação (LPA) veio abaixo, de US$ -0,11 vs. US$ – 0,02 projetados. A plataforma de videogame voltada para pré-adolescentes e adolescentes relatou que as reservas diminuíram em relação a um ano atrás e ficaram aquém das estimativas dos analistas. A Roblox disse que os usuários ativos diários atingiram um recorde de 54,1 milhões no trimestre, mas esse aumento de 28% ano a ano foi menor que o crescimento do período anterior e aquém da duplicação do crescimento que a empresa viu durante a pandemia. A quantidade de tempo que os jogadores têm passado engajados com a plataforma também cresceu a um ritmo mais lento – uma tendência que continuou em abril, segundo a companhia . O CEO David Baszucki disse que é difícil comparar o o momento com o início de 2021 “quando estávamos completamente trancados” e os jovens passavam horas em casa jogando. Segundo a companhia, “geralmente, nossas reservas estão altamente correlacionadas com as horas de engajamento.”
Os investidores também questionam como a Roblox monetizará seu negócio, dado que os jogos são grátis (free-to-play). A empresa gera receita através das vendas de moeda do jogo, Robux, e com conteúdo gerado pelo usuário. A plataforma também participa de acordos de licenciamento e publicidade, inclusive com Marvel, Gucci e Chipotle. Recentemente a companhia anunciou que expandiria iniciativas para gerar receita, inclusive por meio de publicidade, porém anúncios são controversos pois a maioria de seus usuários tem menos de 18 anos. A Robox parece estar voltando a se concentrar em seu público mais jovem como parte de seu plano para melhorar as reservas. A empresa disse na terça-feira que sua base de usuários de 9 a 12 anos não está “totalmente penetrada” e quer aumentar seus números. As vendas do primeiro trimestre aumentaram 39%, para US$ 537,1 milhões, em comparação com a estimativa média dos analistas de US$ 563 milhões.
Sony aumenta orientação de vendas para o Playstation em novo ano fiscal: A Sony (NYSE: SONY, BDR: SNEC34) divulgou nesta terça-feira uma receita de ¥ 9,9T, em linha com as expectativas dos analistas, o LPA foi de ¥ 711,84 vs. ¥ 703,37 esperado pelo mercado. Para o ano fiscal completo encerrado em março, a Sony acumulou um lucro de ¥ 882bi, queda de -14%, apesar do sucesso de “Homem-Aranha: No Way Home”, que contribuiu para a receita dos cinemas. As vendas em sua divisão de TV também cresceram com a receita de licenciamento de “Seinfeld” e outros títulos, disse a Sony. O CFO da companhia, Hiroki Totoki, disse a repórteres que a receita dos cinemas estava retornando recentemente aos níveis registrados antes da pandemia de coronavírus.
Olhando para o futuro, mais especificamente para o segmento de jogos, a empresa disse que espera um aumento de vendas de +34% a/a para seu segmento de jogos durante o atual ano fiscal que termina em março de 2023. A companhia também planeja vender 18 milhões de consoles PlayStation 5 no mesmo período. Esse número seria mais de +50% maior do que as vendas do console do ano anterior. Três meses atrás, a Sony reduziu sua previsão de console PlayStation 5 para o ano fiscal que termina em março de 2022 para 11,5 milhões de unidades, de 14,8 milhões, citando a escassez de chips. A empresa atingiu a meta de 11,5 milhões para o ano fiscal relatado. Por fim, a gigante japonesa anunciou que planeja recomprar ¥ 200bi em ações.
Eletronic Arts anima mercado com previsões de novos lançamentos: A Eletronic Arts (NASDAQ: EA, BDR: EAIN34) reportou nessa última terça-feira uma receita de US$ 1,75bi vs. US$ 1,77bi projetado pelo mercado, em linha com as expectativas, o LPA foi de US$ 1,46 vs. US$ 1,43. Na call de resultados, a empresa anunciou que está encerrando o lucrativo acordo de licenciamento que mantém há quase três décadas com a FIFA, o órgão que governa o futebol mundial. FIFA, um dos jogos de maior sucesso da empresa, será renomeado para EA Sports FC, a partir do próximo ano, a empresa acrescentou que compartilhará mais informações sobre a nova franquia em julho de 2023. O jogo deste ano deve ser lançado no outono, sob o nome FIFA 23.
Olhando para o futuro, a empresa também deve compartilhar em breve mais informações sobre seus próximos títulos de Star Wars. Além disso, os acionistas estão procurando os próximos movimentos da empresa no lucrativo setor de mobile, onde outro novo título de Battlefield é esperado em breve. Na segunda-feira, a EA anunciou que está desenvolvendo um jogo para celular baseado franquia de O Senhor dos Anéis, em parceria com a Middle-Earth Enterprises. Por fim, a editora do jogo disse que a receita ajustada para o trimestre atual será de US$ 1,2 bilhão a US$ 1,25bi, abaixo da estimativa dos analistas de US$ 1,43bi.
Unity Software decepciona mercado com guidance fraco: A Unity Software (NYSE: U, BDR: U2ST34), também reportou nessa terça-feira, uma receita de US$ 320,2mi vs. US$ 321,7mi projetado pelo mercado, o LPA foi de US$ -0,08, em linha com o esperado pelos analistas. A receita da Create Solutions (segmento responsável pela criação e implementação de conteúdo) foi de US$ 116,4 milhões, um aumento de 65%; A receita da Operate Solutions foi de US$ 184,0 milhões, um aumento de 26%; A receita de Parcerias Estratégicas e Outras foi de US$ 19,7 milhões, um aumento de 11%, cada uma em comparação com o primeiro trimestre de 2021. Contudo, o mercado não reagiu bem ao guidance da empresa, a Unity disse que sua receita no segundo trimestre ficaria entre US$ 290 e US$ 295 milhões, abaixo das estimativas de US$ 360,97 milhões, e reduziu sua orientação de receita anual para uma faixa de US$ 1,35bi e US$ 1,43 bi, abaixo de US$ 1,49bi para US$ 1,50bi.
ANÁLISE
Grandes empresas petrolíferas não estão aumentando produção de petróleo apesar da demanda mais alta: O gráfico acima, da Bloomberg, mostra que as cinco maiores empresas petrolíferas do Ocidente juntas faturaram US$ 36,6 bilhões acima de seus gastos no primeiro trimestre, indicando que o lucro inesperado não está sendo investido em uma maior produção. Em vez disso, os executivos estão recompensando os acionistas com recompras de ações e dividendos. Os booms do petróleo normalmente desencadeiam uma busca por maior produção, mas desta vez todas as cinco supermajors mantiveram seus orçamentos de despesas de capital firmemente sob controle e prometeram que essa disciplina se manterá nos próximos anos, mesmo com a alta dos preços do petróleo desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.
Há razões claras pelas quais essas empresas estão optando por não gastar mais. A principal delas são as preocupações climáticas e a incerteza sobre a direção futura da demanda por petróleo. A pressão de investidores, políticos e ativistas vieram à tona nos últimos dois anos, quando todas as grandes petrolíferas prometeram atingir a meta líquida de zero emissão até o meio do século. Todas estão sob pressão adicional para melhorar os retornos, que diminuíram na última década, devido a estouros de custos e preços baixos.
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