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🌎 CONEXÃO GLOBAL: Conheça as FANGs

CONEXÃO GLOBAL é o nosso relatório semanal que te conecta com os principais temas do mundo.

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Quem tem o costume de acompanhar mais de perto os mercados internacionais sabe que os investidores globais costumam utilizar um leque de acrônimos para se referir a certos investimentos ou empresas que representam uma fatia específica do mercado. Quando falamos nas ações das maiores empresas norte-americanas, por exemplo, podemos utilizar o termo FAAMGs, que inclui as 5 gigantes de tecnologia (Facebook, Apple, Amazon, Microsoft e Google). Mais recentemente, com o crescimento vertiginoso da Tesla, investidores passaram a incluí-la também no acrônimo, formando o termo FATAMGs, no qual todas as constituintes possuem um fator em comum: tecnologia e inovação.

Outras reduções também surgiram e se modificaram com o tempo; as empresas ZANP, por exemplo, são uma cesta constituída de negócios que beneficiam-se da tendência fique-em-casa. A Zoom via videoconferências, a Amazon via comércio digital e computação em nuvem, a Netflix pela expansão do streaming e a Peloton como a "Netflix dos exercícios". As ações MAGA, por exemplo, em alusão ao slogan de campanha "Make America Great Again", referem-se também às Big Tech, mas sem incluir o Facebook.

Além destes, existem as GRANOLAS, um grupo, de acordo com o Goldman Sachs, de "superestrelas" europeias. Esta cesta - com 11 nomes e diversificada setorialmente - inclui: GlaxoSmithKline, Roche Holding, ASML, Nestlé, Novartis, Novo Nordisk, L'Oréal, LVMH, AstraZeneca, SAP e Sanofi.

Hoje, trazemos um resumo das FANGs (Facebook, Apple, Netflix e Google), seus números e os principais temas de investimento em que cada uma uma delas se insere.

Facebook

Dona de alguns dos maiores veículos de mídia social do mundo, o Facebook conta com quase 1/3 da população global (2,7 bilhões de pessoas) acessando pelo menos uma de suas plataformas diariamente. Além do Facebook, a companhia é dona do Instagram, WhatsApp e Messenger. Quanto às receitas, 98% vem de anúncios e, dada a vasta diversificação geográfica, mais de 50% do faturamento vem de fora dos EUA. A base de anunciantes também é impressionante: são mais de 9 milhões de clientes ativos, com 180 milhões de negócios utilizando suas ferramentas todos os meses. Resultado? O Facebook é o maior promotor de empreendedorismo do planeta, principalmente para pequenos negócios com pouco acesso à investimentos em tecnologia e propagandas em massa.

Apostas de crescimento: Varejo social (Facebook Shops & Instagram Shopping) / Meios de pagamento (WhatsApp Pay & Facebook Pay).

Apple

Fundada em 1976 por dois jovens que fugiram da faculdade, Steve Jobs e Steve Wozniak, a empresa produziu seu primeiro computador , o Apple I, na garagem de Jobs. A máquina foi vendida sem monitor, tela, tampouco embalagem, mas os fundadores foram convencidos de que haveria uma demanda latente por computadores compactos. 2 anos depois, a empresa recém-fundada faturaria US$ 8 milhões e, em 1980, US$ 120 milhões.

Na vanguarda da inovação, a empresa recusou uma proposta de Bill Gates para tornar o Windows o sistema operacional padrão dos computadores, apostando no potencial do iOS que viria a funcionar em mais de 2 bilhões de aparelhos globalmente, detendo praticamente 17% da fatia de mercado de todos os sistemas operacionais, incluindo o Android (41%) e o Windows (32%).

Hoje, a Apple se consolida como a 1ª cia. americana a alcançar o valor de mercado de US$ 2 trilhões, apenas 2 anos após ter sido a 1ª cia. a alcançar o patamar de US$ 1 trilhão. Uma máquina de crescimento e rentabilidade, a empresa prova sua resiliência e seu poder de marca no ano de 2020 com um faturamento que beira os US$ 300bi, expansão de 10% em relação a 2019. A lucratividade também é alta e previsível; desde 2010 a maçã trilionária entrega margem de lucro igual ou superior a 21%.

Olhando para frente, as histórias de crescimento continuam sólidas em tendências estruturais: 5G, streaming (AppleTV), mercado chinês, saúde, games e acessórios (Apple Watch e Apple Glasses) compõem o arranjo de apostas da empresa.

Netflix

É a maior provedora de streaming de vídeo (conteúdo online), presente em 190+ países e mais de 200 milhões de inscritos pagos, gera receita a partir das mensalidades dos planos que possibilitam o usuário assistir diverso conteúdo. A operação nos EUA & Canadá representa ~50% das receitas.

Tem sido uma das empresas mais beneficiadas pela crise, dado o aumento recente de pessoas em casa, e pelo fluxo secular de TV por assinatura para serviços de streaming. Execução consistente desde 2015 levou a crescimento anualizado de 31%, enquanto a rentabilidade também expandiu.

Com a estratégia bem desenhada, execução e a tendência global de migração para streaming aliadas ao grande potencial de penetração nos mercados internacionais, o cenário permanece construtivo para a Netflix. A empresa também destaca-se pelo engajamento de espectadores, que passam mais de 100 minutos por dia na plataforma, acima da concorrência e o custo por hora para o usuário é de aproximadamente 24 cents, também acima dos concorrentes.

Google

- "Dá um Google aí!". A empresa, que literalmente virou um verbo presente no dicionário de Oxford, é subsidiária da Alphabet e tem objetivo de ser o "A ao Z" da internet. A empresa possui 86% do mercado global de ferramentas de pesquisa e 3/4 do mercado de compartilhamento de vídeos (YouTube). Além disso, 75% dos aparelhos móveis do planeta possuem o sistema operacional Android instalado. Ou seja, a Alphabet é um gigantesco depósito de dados que são convertidos em anúncios direcionados em suas plataformas, de onde vem 93% do faturamento da empresa. Os outros 7% são compostos por serviços (Google Play) e nuvem (Google Cloud) e o restante é conhecido como Moonshots, ou seja, negócios em estágio inicial mas com potencial revolucionário.

Apostas de crescimento: Inteligência Artificial / Direção Autônoma (Waymo) / Saúde (Calico & Verily Life) / Cloud Gaming (Google Stadia).

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Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

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