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Comentário Internacional: Nunca aposte contra a América

Panorama diário, análises de cenário internacional e ações globais

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Nesta manhã, renovadas tensões comerciais entre EUA e China pressionam os mercados internacionais. Futuros do S&P 500 nos EUA em queda de 1%, enquanto Europa cai mais de 3%. Na Ásia, bolsas na China e Japão fechadas devido ao feriado.

Coronavírus: Após realizar mais testes (7,1 milhões) que Reino Unido, Canadá, Itália, Espanha e França juntos, os EUA iniciam reabertura parcial em alguns estados, começando por varejistas e restaurantes.

Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que existe evidencia que de que o vírus surgiu de um laboratório em Wuhan na China, e Trump fala em compensação via tarifas. Retomamos o tema de guerra comercial.

EMPRESAS

Temporada de resultados do 1T20 – Hoje reportam: Ferrari, Tyson Foods e Shake Shack. Nesta semana: Disney, PayPal, Uber, Nintendo, Booking, EA, T-Mobile, Telefonica, Fox, Pinterest, Bandai, Lyft, Peloton, Puma, Etsy, Wendy’s, Capcom, Jetblue, Air France, SeaWorld.

Resultados recentes:

Apple (-2% na sexta): Positivo no IT, mas viés negativo para o 2T. Números do primeiro trimestre foram sólidos, mas a cautela predomina no curto prazo à medida que a companhia retirou o guidance para o segundo trimestre devido à baixa visibilidade em meio a pandemia. Manutenção da política de recompra de ações (US$ 18,6bi no trimestre) e aumento do pagamento de dividendos são sinalizações positivas e demonstram retorno de valor para o investidor.

+ Faturamento ano contra ano com iPhones e iPads caiu 7% e 10%, respectivamente, superando as expectativas do consenso. O número de assinantes pagos da AppStore alcançou 515 milhões, adicionando 35 milhões no trimestre, e compensando resultados ruins com produtos.

+ O segundo trimestre será desafiador para a empresa, mas a tese de investimento de longo prazo não foi afetada. A sólida posição de caixa (num mundo mais endividado), o lançamento do iPhone 5G, o aumento das receitas com serviços, e os investimentos em inovação, mantém a Apple num patamar de forte competitividade e rentabilidade.

Amazon (-8% na sexta): Leitura mista – resultado forte mas voluntariamente sacrificou lucros. Faturamento alcançou US$ 75,5bi, acelerando o crescimento para 26%, impulsionado pelo aumento na demanda e forte capacidade de execução em tempos de crise; as receitas com lojas online e taxas de entrega foram as que mais aceleraram, para +25% e +31% no ano contra ano.

+ No entanto, a companhia sacrificou lucratividade devido a maiores custos principalmente com aumentos de salário e equipamentos de segurança, e sinalizou um segundo trimestre ainda pior, quando deverá gastar US$ 4bi em custos relacionados ao COVID-19.

+ De um lado, a marca Amazon pode se fortalecer com a causa social e marketing positivo gerado pelos aumentos de salários e proteções adicionais com segurança do empregado durante a pandemia. Porém, o acionista exige rentabilidade e, dado o atual valuation já elevado, poderia servir de estopim para venda. De fato,  as ações caíram 8% na sexta-feira.

Twitter: Negativo. Desde o resultado na quinta-feira, as ações caíram 13%, apesar de crescimento recorde de 14 milhões de usuários diários, alcançando 166 milhões. Ao contrário do que se imaginava, a receita com propaganda foi negativamente impactada, com queda de 27% entre 11/03 e 31/03, preocupando o investidor quanto aos resultados dos próximos trimestres e o posicionamento da empresa que continua aumentando salários (+42%) e contratações.

McDonald’s: Neutro. A empresa retirou o guidance de curto e longo prazos devido às incertezas da pandemia e suspendeu recompra de ações. As ações caem 3% desde o resultado na quinta-feira. Globalmente, 75% das lojas estão abertas e com operações adaptadas, principalmente com Drive-Thru, entregas e retirada em local. Faturamento caiu 6% e deve piorar no 2º trimestre, mas apesar dos impactos de curto prazo, a pandemia pode trazer consequências positivas para a marca, considerando que deve consolidar um vácuo de demanda com a saída de pequenos restaurantes com menos estrutura, principalmente em países emergentes.

Outros resultados:

Neutro: Kraft Heinz, Gilead, Estee Lauder. Negativo: Moody’s, Comcast, Dow, BASF. Muito negativo: Lloyds e Shell.

ANÁLISES DE MERCADO

Warren Buffet alertou investidores para “nunca apostarem contra a América”, na conferência anual da Berkshire Hathaway, uma das mais esperadas do ano, reforçando a nossa convicção na qualidade superior do mercado acionário americano. No entanto, o Oráculo admitiu estar errado quanto ao investimento na United Airlines, Delta e outras, alertando que o mundo mudou para as companhias aéreas, mercado do qual ele vendeu os US$ 4bi que tinha investido.

Recomendação de venda: Após Musk (CEO) dizer que “ações da Tesla estavam muito caras”, mercado reagiu com queda de 10%, perdendo US$ 14bi de valor da companhia.

Seu pedido para libertar a América (do isolamento forçado) não surtiu tanto efeito.

Volume global de fusões e aquisições também colapsou por conta da crise. O ano de 2020 registrou, até o momento, US$ 1,3 trilhão em negociações, enquanto de 2016 a 2019 o volume médio foi de US$ 5,2 trilhões. A queda no 1T20 (já encerrado) foi de 20% em relação ao 4T19. A região mais ativa até o momento é a América do Norte, com US$ 550bi, seguida por Europa em US$ 250bi.

Fonte: Bloomberg

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