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Comentário Internacional: A guerra de Xi, NBA e HBO

Panorama semanal, análises de cenário internacional e ações globais

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CENÁRIO GLOBAL

Nesta manhã, mercados internacionais seguem em alta com rodada de € 750bi em estímulos sendo negociado na Europa (+1,6%), além do pacote de US$ 1,1 tri no Japão (0,7%), e senadores republicanos planejam pagar bônus de US$ 450 semanais para aqueles que conseguirem emprego nos EUA (+1,3%), enquanto a guerra comercial pesa mais na China (-0,7%).

Guerra comercial, 2ª temporada: Xi Jinping afirmou que militares devem estar bem preparados para conflitos armados e que é necessário explorar novas formas de treinar para uma guerra, uma vez que os esforços para controlar a pandemia já foram normalizados. Para aumentar despesas militares, governo chinês alega “ameaça à segurança”, principalmente por parte dos movimentos pró-democracia em Hong Kong e pró-independência em Taiwan.

Coronavírus: Bolsa de Nova Iorque reabriu pregão físico. Corrida para desenvolver teste ideal para o Covid, que possa ser realizado em casa e a preço acessível, parece um Shark Tank (competição de startups), atraindo centenas de competidores. Em pesquisa do Yahoo News/YouGov, 40% dos republicanos acreditam que Bill Gates quer utilizar vacina para injetar chips de localização nos recipientes.

Macro – EUA: Livro Bege às 15h.

EMPRESAS

Competição em streaming: HBO Max lança hoje nos EUA para bater de frente com Netflix e Disney+. Por US$ 15 mensais terá conteúdo da Warner, HBO e outros canais como TNT e Cartoon Network. Mais um passo para afundar de vez a TV a cabo.

O poder da marca: Louis Vuitton aumentou o preço de seus produtos em ~5% em meio à pandemia, maior incremento desde 2009, em uma prova da inelasticidade da demanda. Os marcas do grupo (Vuitton, Dior, Bulgari, etc), em média, superaram os competidores na última década; a Hennessy, por exemplo, passou de 36% para 42% de fatia de mercado enquanto a LVMH possui ~45% do mercado de champanhe com a Veuve Clicquot, Moët & Chandon, entre outras.

+ A empresa foca em geração de valor no longo prazo, com estratégia focada na criatividade, gestão da escassez e associação com artes e cultura para elevar a percepção das suas mais de 70 marcas. Ação subiu 125% em 5 anos em dólares (17,5% a.a.), mesmo com a queda de 15% em 2020.

Fonte: Bloomberg, XP

A volta da NBA: ESPN (Disney) voltou a discutir a retomada da temporada da liga de basquete no complexo da Disney em Orlando, que pode acontecer na segunda metade de julho; a MLB (baseball) pode começar ainda antes. Ações da Disney subiram 2,5% após a notícia e continuam em forte recuperação, reduzindo a queda no ano de 40% para 18%.

Velhas e novas receitas: Comcast deve se beneficiar da retomada do futebol na Europa (Bundesliga reabriu 10 dias atrás) e da reabertura dos parques da Universal em Orlando daqui a 10 dias (@50% da capacidade). Companhia apresenta forte crescimento no setor de banda larga, que segundo o CEO, teve um “bom começo em abril e maio”, podendo adicionar 230 mil assinantes no 2T20.

Resultados 1T20 – Hoje: HP, Ralph Lauren, Autodesk.

ANÁLISES DE MERCADO

A volta do varejo físico? Na Suíça, aparentemente, sim. O gráfico abaixo mostra que o número de frequentadores de lojas já voltou a níveis normais (branco tracejado), indicando possível trajetória para demais países europeus.

Fonte: Experian

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