MACRO
Mercados globais amanhecem mistos (EUA +0,2% e Europa -0,9%) após fortes resultados da Amazon e do Snap retomarem parte do otimismo em relação ao setor de tecnologia. Ainda nos EUA, investidores agora aguardam novos dados sobre o mercado de trabalho americano, projeções apontam para uma geração de 150 mil novos empregos, segundo o consenso do Dow Jones. Na Europa, o Banco Central Europeu decidiu manter as taxas de juros inalteradas, mesmo em meio ao cenário inflacionário, porém os comentários da Christine Lagarde foram considerados hawkish, uma vez que ela não descartou levantar as taxas ainda em 2022. Na China, o índice Hang Seng (+3,2%) encerra o primeiro dia de negociações do ano do tigre em alta, impulsionado por fortes resultados das montadoras de veículos elétricos e boa performance das empresas de tecnologia. Por fim, o petróleo (+1,4%) amanhece em campo positivo ao passo que tempestades de inverno nos EUA ameaçam criar novos gargalos na cadeia de fornecimento.
Coronavírus: França supera a marca de 20 milhões de casos desde o início da pandemia, segundo o ministério da saúde local. Dados apontam que apenas nesta quinta-feira mais de 274 mil novas contaminações foram registradas.
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EMPRESAS
Temporada de resultados do 4T21 nos EUA – Ontem: Amazon, Ford, Activision Blizzard, Snap.
As ações da Amazon saltam à medida que a unidade de nuvem ajuda a impulsionar o lucro: A Amazon (AMZO34) foi a terceira big tech a reportar seus resultados nessa semana, com uma receita de US$ 137,4bi vs. US$ US$ 137,8bi, em linha com o consenso, representando um aumento de +9,4% em relação ao mesmo período do ano passado e o primeiro crescimento de um digito da empresa desde 2017; o LPA (lucro por ação) foi de US$ 27,75 vs. US$ 3,57, uma surpresa positiva de +636%, que foi impulsionada pelo ganho de US$ 11,8bi no valor de sua participação na Rivian Automotive após o IPO. A companhia divulgou pela primeira vez a receita de seu segmento de publicidade que apresentou alto crescimento de 32% a/a, para US$ 9,7bi durante o trimestre. O negócio de computação em nuvem da empresa foi um dos pontos altos. A receita da Amazon Web Services subiu quase 40%, para US$ 17,8 bi.
A Amazon havia alertado os investidores que gastaria bilhões no período de férias para garantir que os pacotes chegassem aos clientes em meio aos gargalos na cadeia de suprimentos e uma aguda escassez de mão de obra. Muitos desses gastos foram para a contratação de 140 mil trabalhadores. A empresa também concedeu bônus aos trabalhadores, despachou veículos meio vazios se isso significasse entregar os pacotes aos clientes no prazo e garantir espaço em qualquer navio que encontrasse, tudo isso totalizou um gasto de US$ 22,4bi. Em adição, a Amazon anunciou um aumento de preços de sua assinatura, o Amazon Prime, pela primeira vez em quatro anos, a assinatura anual Prime passará de US$ 119 para US$ 139 e a mensal também aumentará de US$ 12,99 para US$ 14,99. Por fim, para o próximo trimestre, que termina em março, a receita projetada da companhia será de US$ 112bi a US$ 117bi, abaixo dos US$ 120,5 bi estimados pelos analistas da Bloomberg.
Crise na cadeia de suprimento afeta resultados da Ford: A Ford também reportou seus resultados nessa quinta-feira, com uma receita de US$ 37,7bi vs. US$ 34,6bi, +9% acima do projetado pelo mercado; o LPA foi de US$ 0,26 vs. US$ 0,45, uma surpresa negativa de -42%. A montadora não atingiu as metas de produção que eram esperadas devido a problemas na cadeia de suprimentos, incluindo uma escassez contínua de chips semicondutores, disse o CFO da Ford, John Lawler, durante a call de resultados da empresa. As entregas no atacado caíram -11% no último trimestre para 1,1mi de veículos. No quarto trimestre, as operações norte-americanas da Ford, foram as que mais contribuíram para os ganhos da montadora, com alta de 68%, para US$ 1,8 bi a/a.
Para 2022, a Ford estima entre US$ 11,5 bi e US$ 12,5 bi em lucros ajustados antes dos impostos, um aumento de 15% a 25% em relação a 2021. O aumento esperado nos lucros ocorre à medida que as restrições da escassez de chips devem diminuir ao longo do ano. A Ford espera que os volumes de produção de veículos aumentem de 10% a 15%, acima da previsão anterior de 10%, de acordo com Lawler. Por fim, a montadora disse que espera gastar entre US$ 7bi e US$ 8bi, acima dos US$ 6,2bi em 2021, ao passo que que acelera sua transição para veículos elétricos. Isso inclui lançamentos de versões elétricas da van de carga Transit e da picape F-150. Vale lembrar que a Bloomberg informou nessa semana que a Ford está considerando adicionar até US$ 20bi aos seus gastos com veículos elétricos na próxima década para converter fábricas em modelos movidos a bateria.
Activision decepciona mercado ao apresentar desaceleração: A Activision Blizzard (ATVI34), divulgou seus resultados nesta quinta-feira após o fechamento do mercado com uma receita de US$ 2,5bi vs. US$ 2,8bi das estimativas; o LPA (lucro por ação) foi de US$ 1,25, 5% abaixo dos US$ 1,31 projetados por Wall Street. As vendas de videogames nos Estados Unidos aumentaram desde o início da pandemia, pois as pessoas foram forçadas a ficar em casa em meio a restrições de movimento para conter a propagação do vírus. De acordo com dados da empresa de pesquisa NPD, os gastos totais do consumidor em videogames atingiram um recorde de US$ 60,4 bilhões em 2021, 8% a mais do que em 2020. Contudo, com as pessoas voltando mais a circular, as vendas mostraram uma desaceleração, cerca de +12% a/a vs. +21,5% no quarto trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.
Ações do Snap disparam mais de 50% com primeiro lucro trimestral: O Snap (S1NA34) divulgou seus resultados na quinta-feira e superou as estimativas dos analistas para o quarto trimestre em ganhos, receita e crescimento de usuários. O anúncio vem um dia depois que a Meta, controladora do Facebook, apresentou um guidance decepcionante para o primeiro trimestre, que derrubou várias ações de mídia social com ela. O Snap caiu 23,6% na quinta-feira antes de seu próprio anúncio de resultados, mas chegou a registrar alta de +62% após o expediente, antes de se estabelecer em cerca de +59%. A empresa reportou uma receita de US$ 1,3bi e um LPA de US$ 0,22 vs, US$ 0,10, uma surpresa de +120%. A empresa espera para o próximo trimestre entre 328 mi e 330 mi de usuários ativos, superando as estimativas de analistas de 327,8 milhões, de acordo com a StreetAccount.
ANÁLISE
Desta vez é diferente? Dados do Goldman Sachs apontam que, historicamente, ações chinesas não apresentam boa performance em ciclos de aperto monetário do Federal Reserve americano. Segundo o gráfico acima, apenas no período de alta nas taxas de juros americanas entre 2004 e 2006, o índice CSI 300, representativo do mercado acionário chinês, apresentou uma performance de +18%, superando a das ações americanas. Em contrapartida, nos ciclos subsequentes em 2013, 2014, 2015 e 2017 as ações Chinesas performaram abaixo dos pares americanos, com destaque para o período de 2015 a 2018, quando o CSI 300 consolidou uma queda de -19%.
O tapering e contração do balanço são recursos no aperto monetário do banco central e a China, historicamente, não apresentou um bom desemprenho quando o Fed normalizou suas medidas de flexibilização, perdendo -5,6% e com desempenho inferior às ações dos EUA em 15%, em média, nesses episódios. No geral, o desempenho fraco foi principalmente liderado pela compressão dos múltiplos de valuation, em virtude das preocupações com condições de liquidez mais enxutas e seus impactos adversos no crescimento futuro, além da perda de apetite por risco dos investidores. Contudo, os padrões históricos podem não funcionar da mesma maneira desta vez, especialmente considerando as incertezas em torno da situação do Covid-19 e seus impactos no crescimento global. Além disso, a China está anunciando cortes nas taxas de juros por lá, indo na contramão do atual cenário nos Estados Unidos, visando estimular a economia que foi impactada pela pandemia e pela crise imobiliária.
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