XP Expert

Alibaba investe no metaverso – 🌎 RADAR GLOBAL

Metaverso do Alibaba, tecnologia automotiva da Amazon e crescimento do WeChat.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Onde Investir em 2025 banner

MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA +0,2% e Europa -0,2%) enquanto investidores aguardam novos dado sobre o mercado de trabalho americano. O consenso do Dow Jones aponta para a criação de 422 mil empregos e uma queda na taxa de desemprego para 4,1% em dezembro. Estes dados são fundamentais no momento atual pois poderão influenciar nos próximos passos do Federal Reserve, visto que uma forte redução na taxa de desemprego poderá sugerir que a economia americana não necessita mais de suporte e o banco central poderá determinar a intensidade da retirada dos estímulos. Na Europa, dados preliminares sinalizam uma inflação de 5% na zona do euro em dezembro, sendo este o seu valor mais alto já registrado. Na China, o índice de Hang Seng (+1,8%) continua na contramão dos mercados globais ao passo que os valuations das empresas de tecnologia atraem os investidores, Alibaba (+6,5%), JD.com (+4,8%) e Tencent (+1,4%). Por fim, o petróleo (+1,2%) amanhece em alta, refletindo preocupações com o desbalanço entre a oferta e demanda futura pela commodity, intensificadas pelas quedas de produção no Cazaquistão e Líbia.

Coronavírus: A rápida disseminação da variante Ômicron e a temporada de tempestades de inverno continuam prejudicando as operações das empresas aéreas nos EUA. Desde a véspera de natal, já foram cancelados mais de 20.000 voos e mais de 1.600 apenas nesta quinta-feira.

Inscreva-se aqui para receber o nosso conteúdo diário.

EMPRESAS

Alibaba investe no metaverso: O DingTalk, aplicativo de colaboração e estação de trabalho do Alibaba Group (BABA34), planeja iniciar uma nova realidade para as reuniões virtuais com o lançamento da nova versão dos óculos de realidade aumentada (AR). A companhia, em parceria com uma startup japonesa, desenvolveu seu primeiro óculos em 2020, com a ferramenta de criar salas de reuniões em 3D, permitindo que seus usuários realizassem conferências em cenários no mundo virtual. Nesta nova versão, o dispositivo apresentará novos fones de ouvido que incorporam melhorias que prometem tornar o espaço de trabalho mais “imersivo”. Dessa forma, companhia busca desenvolver a área de trabalho no metaverso, tornando a sistema mais inserido no digital e realísticos para seus clientes. 

O DingTalk apresentou forte crescimento no último ano, ultrapassando 500 milhões de usuários em todo o mundo e mais de 19 milhões de instituições e corporações vinculadas a plataforma e, com a nova ferramenta o sistema deverá continuar se desenvolvendo. “DingTalk se tornará o ponto de conexão entre o mundo digital e o mundo físico, especialmente na área de trabalho”, afirma o vice-presidente do Alibaba, Ye Jun. A iniciativa faz parte dos planos da gigante chinesa para capturar uma fatia da nova indústria criada no metaverso, apenas nos último ano o Alibaba investiu cerca de US$ 1bi no desenvolvimento de tecnologias relacionadas a realidade virtual e realidade amentada.

Tecnologia automotiva da Amazon? Amazon (AMZO34) e Stellantis fecharam uma parceria para seus carros e caminhões. O acordo propõe desenvolver veículos com o software da Amazon integrado nos painéis dos veículos e a Stellantis por sua vez, fornecerá vans elétricas para a rede logística da varejista. A sinergia entre as companhias consiste nos esforços da Amazon em adquirir posição na indústria de transporte, alavancando seus pontos fortes de logística para desafiar clientes corporativos e parceiros como United Parcel Service (UPSS34) e Uber Tecnologies (U1BE34 enquanto a Stellantis busca reduzir a distância que a diferencia da Tesla (TSLA34), no quesito desenvolvimento de veículos fabricados com software e recursos de entretenimento.   

As companhias planejam construir juntas um sistema de entretenimento, assistente virtual e de experiência personalizada para o cliente, “cockpit digital”, aos veículos da montadora que serão lançados em 2024. O serviço consiste em usar a tecnologia da Alexa, da Amazon, controlando seus recursos por voz, como a navegação, serviços de pagamento e comércio eletrônico. Além disso, para parte da parceria, a Stellantis usará a varejista como seu principal provedor de computação em nuvem, e a Amazon será o primeiro cliente da nova linha de vans elétricas da montadora que será lançadas em 2023.    

WeChat continua crescendo apesar das repressões do governo chinês: O WeChat, de propriedade da Tencent, é o maior aplicativo de mensagens da China e um dos maiores serviços de pagamento do país, com mais de 1 bilhão de usuários. Apenas no ano passado, o aplicativo obteve um crescimento notável em serviços de e-commerce, pagamentos e pesquisa, mesmo em um ambiente desfavorável e de repressão regulamentar do governo sobre o setor da internet dentro da China. O super aplicativo é a espinha dorsal do vasto império da Internet da Tencent que abrange mídias sociais, jogos eletrônicos, software empresarial e pagamentos. Nos próximos anos, o aplicativo desempenhará um papel ainda maior no crescimento futuro da empresa ao passo que o consumo doméstico desacelera e regulamentações exercem pressão sobre negócios importantes, como videogames e publicidade.

Entre os números mais recentes da plataforma estão a marca de 700 milhões de usuários que acessaram os serviços da Covid-19, como agendamento de consultas de teste e vacinação. Os usuários ativos mensais do serviço de Pesquisa saltaram para 700 milhões em 2021, um aumento de 40% em relação aos 500 milhões de um ano atrás. Além disso, as vendas de e-commerce com transmissão ao vivo dentro do aplicativo multiplicaram suas transações em 15 vezes no ano de passado. O principal aplicativo de mensagens da China, também vai começar a oferecer suporte ao yuan digital, o movimento pode dar um grande impulso a moeda se as pessoas começaram a utilizar ela como forma de pagamento em suas compras. A escolha do WeChat para ajudar a popularizar o yuan digital é interessante e, deverá contribuir para um melhor relacionamento entre a Tencent e o governo Chinês, uma vez que a plataforma está entre os alvos da repressão tecnológica de Pequim.

ANÁLISE

Fonte: J.P Morgan

Qual a correlação entre os setores nos Estados Unidos e as altas dos juros? O gráfico acima, do JP Morgan, mostra a correlação dos principais setores dos Estados Unidos com os rendimentos reais das taxas de juros nos últimos 5 anos. Diante desse cenário, o principal favorecido foi o setor financeiro, com uma correlação positiva de 56%, uma vez que os bancos tendem a se beneficiar de taxas de juros mais altas, visto que conseguem um spread, ou seja, uma diferença maior entre a taxa que conseguem pegar capital emprestado e emprestar, tornando o seu modelo de negócios mais lucrativo. Por outro lado, os setores de tecnologia e consumo discricionário apresentaram correlações negativas de -27% e -28%, respectivamente.

O setor de consumo discricionário costuma ser impactado negativamente com taxas de juros mais altas em virtude da redução na circulação de capital e do aumento do custo do mesmo. Como por exemplo, consumidores com acesso à taxas de financiamento mais baixas, conseguem financiar veículos com um valor mais elevado, beneficiando as montadoras de veículos, mas em um cenário de taxas mais altas, os mesmos buscarão alternativas mais baratas. Já o setor de tecnologia é particularmente sensível ao aumento das taxas de juros, visto que o mesmo aumenta o custo de oportunidade, afetando o valuation dos seus constituintes, que costuma conter nomes de alto crescimento e, a maior parte do valor dessas empresas se encontra na perpetuidade. Com as recentes falas do FED, indicando um aperto mais estrito da política monetária americana, o índice Nasdaq 100 caiu mais de 3% nesta quarta-feira, registrando sua pior queda diária desde março de 2021.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nosso link de cadastro e nos avalie abaixo:

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598/2018. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.