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Ações chinesas se recuperam no fim da semana – 🌎RADAR GLOBAL

Lyft adiciona sobretaxa em suas corridas, restrições em Shenzhen não devem impactar Apple e ações chinesas têm seu maior salto de dois dias.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA -0,7% e Europa -0,3%) enquanto investidores seguem monitorando as negociações entre Rússia e Ucrânia, com pouco progresso até o momento. Ainda sobre o conflito, o presidente dos EUA, Joe Biden, terá uma reunião com o Xi Jinping, presidente da China, para discutir o posicionamento do país asiático frente à investida russa. Segundo o secretário de estado dos EUA, Anthony Blinken, Biden deixará claro que a China será responsável por qualquer apoio a agressão russa e não hesitará em impor sanções contra o país. Na China, o índice de Hang Seng (-0,4%) encerra levemente negativo após forte rali durante a semana, à medida que a postura de maior suporte aos ativos financeiros do governo chinês contribuiu para uma melhora no sentimento dos investidores. Por fim, o ouro (-0,4%) amanhece em campo negativo e encaminha-se para registrar a sua maior perda semanal desde novembro.

Coronavírus: O governo italiano eliminará gradualmente as restrições ao coronavírus após dois anos de de contaminação em massa pelo país. A Itália foi a primeira nação ocidental a presenciar a doença, registrando mais de 157 mil mortes no total.

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EMPRESAS

Lyft adiciona sobretaxa em suas corridas: A Lyft afirmou que aplicará uma taxa de US$0,55 a cada corrida feita pelo aplicativo, para auxiliar os motoristas com o preço da gasolina atual. “Isso ajudará a compensar os custos de combustível, o que também auxilia mais motoristas a permanecerem na estrada”, disse a companhia em um post. Segundo dados da AAA, a média de um galão de gasolina no ano passado era de US$2,87 e hoje, este valor quase dobrou para US$ 4,31. À medida que os preços de gás e energia disparam nos Estados Unidos por causa da guerra Rússia e Ucrânia, é observado o descontrole dos preços do combustível. Por isso, as empresas de transporte e entrega de alimentos estão contribuindo com os motoristas para encherem seus tanques, com o intuito de não perderem seus trabalhadores, já que para eles os ganhos líquidos têm caído devido aos altos custos.

Outras empresas, como a concorrente Uber (U1BE34), também estão aplicando programas de apoio. A rival da Lyft foi a primeira a propor sobretaxas de combustível, fazendo com que os passageiros paguem entre US$ 0,45 e US$0,55 por viagem por pelo menos dois meses, e US$0,35 e US$0,45 para as entregas do Uber Eats. A companhia também afirmou que está incentivando seus motoristas nos Estados Unidos a usarem veículos elétricos (EV), acrescentando que podem ganhar até US$ 4 mil a mais por ano para mudar para o EV.

Ações chinesas têm seu maior salto de dois dias do século: As ações chinesas tiveram seu maior avanço de dois dias desde 1998, o forte esforço de Pequim para estabilizar os mercados e estimular a economia atraiu os compradores de volta após uma forte liquidação de ativos. O Hang Seng China Enterprises Index subiu 7,5%, com ações de tecnologia e do setor imobiliário entre os principais ganhadores, depois que as autoridades prometeram aliviar a repressão regulatória e prometeram apoio às empresas dos setores. Isso ocorreu após um salto de quase 13% na sessão anterior para o indicador de empresas chinesas listadas em Hong Kong.

As promessas de Pequim estimularam uma forte reviravolta nas ações após o que parecia ser um declínio sem fim. Os investidores esperam que as autoridades sigam suas palavras com ações concretas, isso depois de notícias que de o governo não expandirá impostos sobre propriedade este ano e tomará medidas para reduzir o custo de negociação de investidores em ações. Enquanto isso, investidores estrangeiros se tornaram compradores líquidos de ações chinesas pela 1ª vez desde 4 de março, comprando 5,4 bilhões de yuans (US$ 850 milhões) em ações do continente por meio de ligações comerciais com Hong Kong. Os ganhos de quinta-feira na China e em Hong Kong também ocorreram em meio a uma ampla alta nas ações globais, depois que o Federal Reserve elevou as taxas como esperado e o presidente Jerome Powell garantiu que a economia dos EUA não entrará em recessão. O índice CSI 300 avançou 2%, reduzindo as perdas este ano para 14%.

As restrições em Shenzhen não trarão grandes impactos a Apple: A suspensão das operações da Foxconn na cidade chinesa de Shenzan, não trará grandes impactos para a produção da Apple (AAPL34), de acordo com analistas do JP Morgan. A maior produtora de componentes eletrônicos do mundo teve seu processo bloqueado devido às novas restrições chinesas para conter o surto de Covid, mas afirmou que utilizaria fábricas reservas para reduzir os danos da interrupção. O analista Gokul Hariharan acredita que o impacto na produção do iPhone deve ser limitada (em torno de 10% da produção global), devido à temporada de menor demanda pelo dispositivo e à pequena exposição da produção a Shenzhen.

O JPMorgan disse que a região da fábrica representa menos de 20% da capacidade total de produção do iPhone para Hon Hai, não concentrando grande parte de sua operação em um local. Entretanto, eles alertam que os bloqueios em Xangai podem ser ainda mais problemáticos para as empresas, além de não preverem o reabastecimento de componentes para o setor.

ANÁLISE

Fonte: Sanford Bernstein

Cadeia de suprimentos não deve se normalizar esse ano: O gráfico acima, da Sanford Bernstein, mostra que a rota comercial de frete aéreo APAC/EMEA e APAC/Américas são as mais movimentada do mundo, totalizando juntas 55% do volume, sendo que a maior parte disso normalmente voaria sobre a Rússia. A guerra na Ucrânia está apertando um mercado já sobrecarregado, muitas companhias aéreas ocidentais que não conseguem sobrevoar o espaço aéreo russo agora precisam percorrer caminhos mais longos, reduzindo a capacidade efetiva e provavelmente aumentando os ganhos dos operadores de carga aérea. O cenário ainda é composto por outros riscos, como a política de zero-covid da China e possíveis ataques cibernéticos do conflito na Ucrânia. Com isso, as esperanças de normalização da cadeia de suprimento e fretes este ano são cada vez mais desafiadas.

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