Redpoint eventures II – panorama do fundo de Venture Capital

Confira os principais pontos sobre a Redpoint, sua estratégia e o ecossitema de Venture Capital no país


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A Redpoint eventures divulgou na última sexta-feira 20 o relatório anual do fundo Redpoint eventures 2, com dados de fechamento de dezembro/2019. O produto pertence à categoria de Venture Capital e foi distribuído pela plataforma da XP.

A seguir, trazemos um vídeo sobre o panorama tanto do ecossistema de Venture Capital no Brasil quanto sobre a gestora RedPoint e seu fundo Redpoint eventures II.

Como o relatório tem referência no ano de 2019, e o vídeo foi gravado antes do início da crise atual, a gestora nos comunicou ainda, em uma nota, suas considerações para a situação das empresas do portfólio do fundo:

“Diante deste momento de grande incerteza, nós da Redpoint eventures adotamos medidas imediatas em nossa operação, além de recomendar ações específicas às nossas empresas do portfólio. Entendemos que cada empresa tem características e realidades diferentes. As empresas investidas pelo Fundo II da Redpoint eventures estão, em sua grande maioria, capitalizadas para que possam se planejar e se adaptar conforme o andamento da crise atual. Semanalmente os gestores estão acompanhando métricas relacionadas ao caixa, vendas, recursos humanos e necessidades futuras de capital para que os planos sejam adaptados de acordo.”


A Redpoint e o Venture Capital no Brasil

Uma das gestoras de maior relevância em Venture Capital e Top of Mind no Brasil, a Redpoint fica baseada no CUBO em São Paulo.

Estando no epicentro da comunidade brasileira de start-ups, a gestora destaca que o ecossistema de Venture Capital segue forte no Brasil, com um número crescente de second time founders, com experiência e histórico nos seus segmentos.

Além disto, com juros baixos e estáveis no Brasil, os investimentos alternativos, em especial venture capital, têm atraído muito capital.

Mercado brasileiro de Venture Capital
Fonte: Redpoint, Inside Venture Capital, Dezembro 2019

Em 2019, o Brasil foi um dos 3 maiores criadores de Unicórnios do mundo, depois de Estados Unidos e China. Foram 20 novos unicórnios na América Latina, sendo 13 só no Brasil:

  • Movile
  • Nubank
  • Creditas
  • Gympass
  • Loggi
  • QuintoAndar
  • Ifood
  • Stone
  • Pagseguro
  • 99
  • Arco Educação
  • Wildlife
  • Loft

*Os unicórnios Gympass, Creditas e Rappi estiveram nos portfólios do Redpoint eventures I, o primeiro fundo da gestora.

Portfólio Redpoint eventures II

Com mais de 3.000 oportunidades já estudadas e avaliadas, o portfólio conta com um grupo de 20 empresas investidas, sendo 5 empresas adicionadas em 2018 e outras 15 empresas em 2019.

O forte fluxo de oportunidades permitiu que o fundo realizasse investimentos de alta qualidade no ano de 2019.

Fonte: Redpoint – Pipeline referente ao ano de 2019

Já existem 5 empresas do portfolio que já estão negociando novas rodadas a valuations maiores do que os atuais, o que é muito positivo e mostra que o ecossistema segue saudável.

Além de robusto, o portfolio do Redpoint eventures II está também diversificado entre diferentes setores:

Portfolio Fundo 2
Fonte: Redpoint, Dezembro/2019

O que esperar para 2020

Para 2020, o período de investimento continua e segue com foco em ativos de alta qualidade.

Para fortalecer seu screening e gerenciar o pipeline de oportunidades, a Redpoint utiliza tecnologia própria para fornecer inteligência de mercado e manter foco nas empresas relevantes.

Com o Salesforce CRM, é possível manter uma visão focada em dados do pipeline e do portfolio, fornecendo informações e pesperctivas exclusivas sobre as informações proprietárias. Também ajuda a enxergar o cenário geral, identificando tendências, com a vantagem do primeiro movimento.

Com a E.ventures Analytics (EVA), uma ferramenta de business intelligence desenvolvida pela e.ventures (EUA) para reunir informações públicas, é possível reunir informações públicas e ampliar a capacidade da Redpoint em identificar as oportunidades e empresas que mais crescem no momento certo. A EVA é utilizada para apoiar e validar pontos-chaves no processo de tomada de decisão, como a análise do cenário competitivo, por exemplo.

O objetivo da gestora é reforçar o fundo e dar continuidade ao processo de construção do portfólio, buscando terminar o ano com cerca de 25 a 30 empresas investidas.

Para mais informações sobre as as empresas do fundo, acesse aqui.

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