Semanalmente, aos sábados, um novo episódio do Outliers é divulgado nos agregadores de podcasts. Até aí, sem novidades. As boas novas são que os episódios passaram a ser transmitidos também em vídeo no Youtube da XP e que o time de analistas da XP passou a cobrir esses episódios para serem publicados em um relatório, como esse, que se aprofunda mais ainda em informações e detalhes sobre a gestora e/ou sobre o(s) fundo(s) discutido(s) em cada episódio. Nosso objetivo é ir mais fundo para ajudá-lo na análise desses produtos, por isso apresentamos o “Indo a Fundo no Outliers”.
Aproveitaremos a grande qualidade dos assuntos abordados e escolheremos uma temática para analisarmos a fundo. No caso desta versão discorremos com mais detalhes as estratégias da Aqua Capital, para capturar as oportunidades que o agronegócio brasileiro pode oferecer. Conheça os diferenciais da Aqua, gestora de Private Equity que tem como sócio fundador Sebastian Popik, entrevistado do 53° episódio do Outliers.
Conheça a Aqua Capital
Fundada em 2009 e contando com um pouco mais de R$ 4 bilhões sob gestão, o Aqua Capital se diferencia no mercado brasileiro por ser uma gestora de Private Equity (PE) focada exclusivamente no setor de Agro & Alimentos, sendo uma das únicas da indústria mundialmente.. Sabendo que o agronegócio em si oferece muitos desafios à gestão investimentos, a Aqua conta com um fator essencial dentro da indústria de PE: a experiência.
Sebastian Popik sócio fundador da gestora, possui ampla experiência no chamado “mundo real”. Tendo passado sua infância no campo, toda sua trajetória profissional foi sendo com o tempo, direcionada ao agronegócio. Sendo economista por formação, quando decidiu fundar Aqua em 2009, além da experiência no campo, Sebastian já havia empreendido em uma empresa de serviços tecnológicos, tendo passado pelas fortes volatilidades do mercado durante a “bolha ponto com”.
A vontade de fundar a Aqua originou de uma junção de fatores: a experiência do Sebastian no campo, a vontade de estar inserido em um negócio primário, e a constatação de que o agro é uma temática que possui grande apetite mundial. Sebastian viu a oportunidade de utilizar seu conhecimento pratico em gestão, tecnologia e desenvolvimento de negócios para transformar o agronegócio brasileiro através do Aqua.
O jeito Aqua de fazer gestão
O Aqua conta com uma metodologia de investimento bem estruturada, chamada de “PGTI”, que busca criação de valor através da profissionalização, crescimento, transformação e impacto. O foco é investir na região das Américas, por ser o maior exportador de Agro & Alimentos do mundo.
Suas investidas são separadas em 14 “plataformas” de investimento, segmentadas de acordo com o mercado e temática de atuação. Para encontrar potenciais investidas, o Aqua se atém a quatro características principais: (i) escalabilidade, (ii) potencial de transformação, (iii) “asset light”, ou seja, baixa necessidade de capital, (iv) baixa comoditização.
Assim como o PE tradicional, a busca é por empresas que possuem modelos de negócios com alto potencial de crescimento, para isso o fator escalabilidade se faz necessário para potencializar a expansão. Além disso, os modelos de negócio/produto, devem ter a inovação como pilar estratégico, para consolidar sua característica transformacional e tornar possível, muitas vezes, uma futura internacionalização. Além disso, com o objetivo de mitigar a alavancagem, a Aqua procura empresas com um alto ROIC e grande potencial, sendo essa a definição de “asset light”. Por último, entender que o agronegócio possui ciclos, fez com que o Aqua priorizasse modelos de negócios capazes de gerir os preços e margens de forma relevante, minimizando assim o impacto da volatilidade dos preços das commodities.
Diversas são as categorias que podem ser consideradas investimentos em PE, entretanto, em sua amplitude de atuação o Aqua busca investimentos em Growth Capital e Buy Out. Sendo o primeiro focado em investimentos de controle ou minoritários, onde as empresas possuem certa maturidade de mercado, com diversos canais de criação de valor não explorados. A alocação de capital nesse caso, tem objetivo de executar projetos de expansão, seja migrando para mercados novos ou desenvolvendo novos produtos. Já nos investimentos “Buy Out”, os investimentos são majoritários em companhias mais maduras, mas ainda com grande poder de geração de valor, seja de forma orgânica ou inorgânica (através de fusões e aquisições), além de um processo de transformação estratégica.
A gestora conta com premiações mundiais relevantes, valendo destacar aqui o reconhecimento do Aqua capital como “Top 10 performer global em Recursos Naturais mid-market PE” um dos dois únicos fundos Latam premiados Top 10 em todas as diferentes categorias, pela Prequin, consultora e provedora de serviços e análises de dados e pesquisa de mercado ao setor de investimentos e alternativos. Além disso, vale ressaltar que é uma das firmas mais premiadas da América Latina nos aspectos ESG (ambiental, social e governança), contando com 5 premiações recebidas pela LAVCA, e 5 empresas do portfólio certificadas pela Ecovadis. Para entender esse reconhecimento daoAqua, é importante entender suas plataformas de investimento, confira a seguir.
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Plataformas de investimento Aqua
Os investimentos realizados pelo Aqua são organizados em 14 plataformas, das quais três se fundiram para criar o AgroGalaxy e três já foram totalmente desinvestidas: Huddle Group, Fertiláqua e Grand Cru. Cada plataforma conta com um Lead Partner – sócio do Aqua que dedica pelo menos 25% a 30% do seu tempo na investida, um líder de execução, que vai estar dedicado de 20% a 50%, além de se necessário uma equipe de apoio. Sendo esse o time responsável por tocar a plataforma e responder pela tese.
Além do time que vai atuar diretamente na investida, existe o apoio transversal das suas áreas funcionais, buscando trazer profissionalização, garantindo as melhores práticas de mercado e dando escalabilidade as teses e temáticas. Ao todo são 50 colaboradores, sendo 28 focados diretamente em investimentos.
Conheça as plataformas a seguir:
Agrogalaxy: opera sob sete marcas de varejo regionais, presente em 11 estados brasileiros, atuando na comercialização de insumos agrícolas, com forte originação, armazenamento e comercialização de grãos, além de ter aceso direto aos agricultores. Atende mais de 22 mil clientes no Brasil com foco em soja, milho e café.
Biotrop: a empresa nasceu como uma start-up do mundo biológico fundada em 2018 sendo hoje uma das líderes do segmento com a aquisição da Total Bio, a plataforma opera em um mercado líder em inoculantes, responsável por mais de 20% do mercado brasileiro. Em 2021, a empresa foi vencedora na categoria de Responsabilidade Ambiental pelo LAVCA. Atualmente a plataforma está se expandido na América Latina e desenvolvendo a entra no mercado dos EUA.
Puravida: é uma empresa líder em foodtech, que busca fornecer produtos com rotulo saudável e alternativas acessíveis que complementem a alimentação. Sendo essa uma tendência mundial, recentemente a Puravida lançou um modelo de compra por assinatura, visando aumentar as vendas e fidelização dos clientes.
Rech agrícola: contando com 24 unidades físicas, se trata de uma das maiores empresas nacionais no segmento de peças para máquinas. A empresa em si foi fundada em 1994, entretanto o investimento do Aqua é datado em 2018, Desde então, diversas aquisições foram concluídas, e mais recentemente, se iniciou um processo de transformação digital na empresa.
Ultracheese: fundada em 2017 com a aquisição da Lac Lélo, é uma plataforma focada em queijos e cremes. Com aquisições de referência no portfólio, hoje a plataforma conta com as marcas Búfalo Dourado e Itacolomy, e busca através de instalações industriais de última geração ampliar capacidade de produção e montar uma rede de distribuição bem desenvolvida.
VETBR: é uma distribuidora líder em saúde animal, que atua no segmento de pecuária e animais no Sudeste do Brasil, maior consumidor do país. Com forte força comercial, a empresa conta com um portfólio completo de produtos de saúde animal e alimentos para animais de estimação.
YES: líder em biotecnologia e desenvolvimento de soluções focadas em nutrição animal. Sendo top 3 brasil e com crescente presença global, as vendas internacionais representam 40% do total, exportando para 35 países em todo mundo.
Geneseas: focada em aquacultura, visa o crescimento rápido da produção de tilápia no Brasil, que atualmente é o 4° maior produtor do mundo. Se tratando de uma indústria fragmentada, o objetivo é a consolidação tese, visando o crescimento e destaque da companhia.
Aquafeed: plataforma também focada em nutrição animal, em especial na inovação de ração para peixes. Na visão da Aqua, se trata de uma proposta estratégica única para se tornar líder de mercado. Atualmente é responsável pela por 5% do mercado brasileiro.
Comfrio: plataforma de logística focada na cadeia de suprimentos do Agro & Alimentos no Brasil. De olho na fragmentação do setor, o objetivo da Aqua é proporcionar o crescimento através da participação do mercado, de olho na falta de concorrentes qualificados e altas barreiras de entrada para novos investimentos.
Ao todo, de acordo com a visão da Aqua, são quatro macrotendências que estão transformando o setor do Agro & Alimentos, sendo eles: (i) a demanda por produzir mais alimentos e de melhor qualidade, (ii) disrupção tecnológica, transformando a cadeia de valor do Agro & Alimentos, (iii) protagonismo do Agro & Alimentos no combate ao aquecimento global, e por ultimo (iv) crescente demanda por saúde e Bem-Estar por parte da população.
A Aqua Capital, busca em suas temáticas de investimento, o impacto, visando o combate ao aquecimento global, e buscando tornar as empresas mais atraentes e com mais valor no momento de desinvestimento; Vale pontuar que essas são as plataformas de investimentos da Aqua, que desde seu início estruturou dois fundos de investimentos e tem se preparado para lançar novos produtos. Entretanto, para os investidores que desejam investir nas teses Aqua precisam aguardar o lançamento de novos fundos – recomendamos verificar junto a assessoria de investimentos a existência de ofertas públicas nesse sentido.
Os desafios do agronegócio brasileiro
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicou um relatório que estima que a população mundial deve atingir cerca de 9,7 bi de pessoas no ano de 2050. O crescimento populacional é somado aos desafios estruturais, já que existe uma necessidade de aumentar a produção, qualidade e diminuir os impactos ambientais causados pelo agronegócio.
Sendo o carro chefe da economia brasileira, o agronegócio tem grande relevância no PIB, onde sua participação subiu de 26,6% em 2020, para 28% em 2021, de acordo com o Cepea. Por outro lado, o segmento carece de recursos para criar produtos e modelos que objetivem suprir as necessidades de curto, médio e longo prazo. A começar pela necessidade de inovação tecnológica, que já tem acelerado a inovação no setor.
Além disso, esse é um setor chave para o sucesso da transição verde. Já que o setor é responsável por 70% da água doce utilizada no mundo, e 69% da terra cultivada do mundo é utilizada para agricultura. Além disso, 26% das emissões globais são geradas pelo Agro & Alimentos. E de acordo com o relatório de Emissões de Gases Nocivos da UNEP, o Agro & Alimentos deverá ser responsável por aproximadamente 30% da meta de redução de emissões estabelecida pela ONU.
Tendo como desafios principais a inclusão de práticas agrícolas inteligentes e sustentáveis, visando a redução do desperdício de alimentos e mudanças para dietas mais sustentáveis – objetivado a redução de 6.7 Gt ao ano, e a restauração de florestas degradadas, visando mínimas os impactos provenientes da cadeia de abastecimento – objetivando a redução de 5.9 Gt ao ano.
Por fim, é importante salientar que o agronegócio envolve uma gama de segmentos, podendo reforçar os já citados aqui como os insumos agrícolas, biológicos, bioestimulantes, a agricultura digital e tecnologia, o agro Fin Tech, entre outras temáticas. Dessa forma, ao optar por realizar investimentos no setor, é recomendado buscar gestão especializada, que conheça os diferentes ciclos e tenha experiência para capturar as oportunidades em meio aos desafios.