Crédito estruturado combina com você?

Abrimos espaço na nossa plataforma para que a Vinci, uma de nossas gestoras parceira, fale sobre o seu braço de gestão de crédito privado.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Visão Geral da Vinci Partners


A Vinci Partners é uma plataforma de investimentos alternativos, especializada em gestão de recursos, de patrimônio e em assessoria financeira. Fundada em outubro de 2009 por um grupo de gestores com ampla experiência no mercado financeiro, possui profundo conhecimento da economia brasileira e extensa rede de relacionamentos.

Atualmente com R$ 55 bilhões sob gestão (31/03/2021) e ações listadas na Nasdaq Global Select Market (“Nasdaq”), é uma das maiores gestoras independentes do Brasil com atuação nos segmentos de Private Equity, Infraestrutura, Real Estate, Crédito, Ações, Multimercado, Soluções de Investimentos e Assessoria Financeira.

Gestão de Crédito da Vinci

A Equipe de Crédito da Vinci possui longa experiência, atuando há mais de 20 anos como gestores e investidores no segmento de crédito privado em diferentes classes de ativos. A Equipe conta com 9 executivos, que atuam sob a coordenação e liderança dos sócios Marcello Almeida (Chief Credit Officer) e Gustavo Cortes (Gestor de Crédito), que trabalham juntos há cerca de 2 décadas.

Esta equipe é responsável pela gestão de uma família de fundos dedicados ao segmento de crédito, com aproximadamente R$ 3 bilhões de AUM. Os fundos de crédito estão agrupados em quatro estratégias distintas: (i) Crédito Estruturado e Multiestratégia; (ii) Financiamento a Projetos de infraestrutura (debêntures 12.431); (iii) Crédito de longo prazo com garantias imobiliárias; e (iv) Fundos exclusivos customizados para clientes (IP&S).

O processo de investimento e gestão de crédito é baseado em rigorosa análise fundamentalista, criteriosa avaliação de riscos, diversificação, monitoramento contínuo e gestão ativa de portfólio. A gestão e o controle de risco são realizados por profissionais seniores que possuem autonomia e independência, englobando diferentes aspectos, tais como: risco de crédito, risco de mercado, operacional, liquidez, compliance e ASG. Possuímos processos estruturados e uma governança robusta, que inclui a supervisão de Comitês de Crédito e Monitoramento, compostos por sócios e executivos seniores.

Temos um comprovado processo de investimento, desenvolvido e testado há décadas, ao longo de vários ciclos econômicos. Nossos processos e metodologias são formalizados em manuais divulgados no website da Vinci, como a Política de Aquisição e Monitoramento de Ativos de Crédito Privado, que estabelece as diretrizes utilizadas na avaliação, seleção e monitoramento de ativos de crédito privado no âmbito da gestão das carteiras dos fundos.

Estratégia de Investimentos do Fundo

O Fundo Vinci Crédito Estruturado Selection Advisory (“VCE” ou “Fundo”) investe essencialmente em um portfólio conservador e altamente diversificado de cotas FIDCs, de diferentes tipos de lastro/classe de ativos, que conferem baixa volatilidade ao Fundo, combinado com uma rentabilidade diferenciada. Atualmente, a principal alocação do Fundo é no FIDC Cadeia de Fornecedores, também gerido pela própria Vinci, que realiza operações de antecipação de recebíveis em face à grandes empresas, o qual é um fundo exclusivo para alocação do VCE.

A composição do portfólio é um mix de cotas de FIDC indexadas ao CDI e operações de desconto de recebíveis confirmados e performados da cadeia de fornecedores de grandes empresas, com prazos bem curtos e uma precificação que se ajusta conforme o CDI, conferindo ao Fundo uma proteção natural nesse momento de juros crescentes. Adicionalmente, estamos com um pipeline rico e diversificado de cotas seniores de FIDCs de diversos tipos de lastro, classificações de baixo risco de crédito atribuídas por agências de rating, duration baixa a moderada e taxas variando entre CDI + 3%a.a. e 5%a.a., que constituem oportunidades de investimento bastante interessantes.

As operações do FIDC Cadeia de Fornecedores, também conhecidas como “Risco Sacado”, consistem na aquisição de recebíveis performados e confirmados junto à grandes empresas de baixo risco de crédito, executadas por meio de uma plataforma eletrônica desenvolvida inhouse em 2013. Esta Plataforma tem gerado retornos superiores ajustados a risco, ao se beneficiar de uma desarbitragem de crédito, uma vez que as taxas obtidas nestas operações de risco sacado são significativamente maiores que o custo de captação dos próprios Sacados (devedores dos títulos em carteira do Fundo). Estas operações possuem prazos muito curtos (tipicamente 30-60 dias) e natureza revolvente e, juntamente com a alocação em cotas seniores de FIDC com prazo de resgate D+30, conferem maior liquidez a carteira do Fundo.

A aprovação dos ativos que compõe a carteira da Fundo e a definição dos limites aplicáveis baseiam-se em uma filosofia de gestão conservadora e no rigoroso processo de análise fundamentalista e avaliação de risco. Os ativos elegíveis devem possuir baixo risco de crédito e contam com senioridade na estrutura de capital (subordinação) e/ou são devidos por sacados de baixo risco no caso do FIDC Cadeia de Fornecedores.

Segue um resumo dos principais destaques e atributos do Fundo:

Composição de Portfolio

O Fundo possui uma carteira diversificada de Cotas de FIDC (48 Emissões) de diferentes lastros/classes de ativos, com destaque para o FIDC Cadeia de Fornecedores, conforme detalhado na figura abaixo:

A maior exposição individual é o FIDC Cadeia de Fornecedores (Gestão Vinci), que representava 27% do PL (ao final de Jun/21), sendo que este FIDC possui uma carteira diversificada de cedentes/sacados. As exposições médias por emissor tipicamente giram em torno de 1% a 3% do PL, sendo que a segunda maior exposição do Fundo é de aproximadamente 5% do PL. Segue o breakdown da carteira abaixo:

Performance Histórica

O Fundo possui um solido track-record tendo apresentado um rendimento acima de 130% CDI mesmo durante a pandemia da COVID-19, combinado com uma baixíssima volatilidade:

Um dos principais atrativos do Fundo é a sua baixíssima volatilidade e proteção ao risco de mercado, mesmo em período de crises e aberturas de spreads no mercado de crédito, conforme observado no gráfico abaixo;

Sinergias com a Plataforma Vinci

A Equipe de Gestão de Crédito se beneficia de sinergias inerentes a uma plataforma multi-classes como a da Vinci Partners, que alavanca tanto a originação de operações, como também a capacidade de avaliação de riscos de forma mais profunda.

A Vinci possui diversas equipes internas e executivos que atuam em diferentes estratégias e competências, tais como: Private Equity, Infraestrutura, Real Estate, Ações Listadas, Pesquisa Econômica, Análise de Empresas, Assessoria Financeira, Risco, ASG, Jurídico, Compliance, Back-Office/Middle-Office, Comercial/RI, TI, dentre outros, os quais fornecem suporte, ferramentas, informações, dados, análises e oportunidades de negócios, que auxiliam a Equipe de Crédito na originação, estruturação, investimento, monitoramento e gestão de portfólio.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.
Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.