Conheça a Systematica e o mundo das estratégias quantitativas

Suas decisões financeiras podem não ser tão racionais como você pensa. Conhecer como a mente humana funciona e os vieses comportamentais aos quais o investidor está exposto é de extrema importância para evitar más decisões de investimentos


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Suas decisões financeiras podem não ser tão racionais como você pensa. Isto porque o processo humano na tomada de decisões é influenciado por múltiplos fatores que nem sempre estamos conscientes.

É por isso que é de extrema importância entendermos melhor os vieses comportamentais, que são algumas tendências que podem nos levar a desvios de lógica e a decisões irracionais.

Vieses comportamentais e as más decisões de investimentos

Muitas vezes inconscientes, os vieses podem fazer com que os participantes do mercado reajam de forma exagerada, um dos principais motivos da tendência dos mercados. Por isso, este tema tem sido cada vez mais estudado em psicologia e economia comportamental.

Viés de ancoragem – os investidores confiam muito nos preços recentes como um indicador de “valor justo”. Isso causa longos períodos de tendência.

Viés de confirmação – os investidores buscam naturalmente informações que confirmem suas visões e crenças. Isso causa a compra de ativos em alta e a venda de ativos em queda. Isso causa longos períodos de tendência.

Reação exagerada – os investidores costumam reagir exageradamente a novas informações, criando movimentos de preços maiores do que as informações garantem. Isso causa tendências mais fortes.

Manada – os investidores tendem a agir como um grupo e perseguir a alta / queda dos preços. Isso causa longos períodos de tendência.

Conhecer como a mente humana funciona e os vieses comportamentais aos quais o investidor está exposto é de extrema importância para evitar más decisões de investimentos

O que são estratégias quantitativas?

Estratégias quantitativas utilizam algoritmos que acompanham tendências de mercado e possuem um processo de investimento sólido e bem definido.

Trata-se de uma estratégia de investimento que busca tirar vantagem das tendências de mercado para cima ou para baixo, analisando o movimento do preço, ao invés dos fundamentos do ativo, por exemplo.

Os investidores que utilizam essa estratégia tentam identificar uma tendência e operar na direção dessa tendência: comprar quando o preço estiver subindo e vender quando o preço estiver caindo. Seguidores de tendência não fazem previsão de direção de mercado, mas buscam obter lucros nos mercados de tendência ascendente e descendente.

Usando uma abordagem sistemática, os seguidores de tendências removem as emoções humanas da decisão de investimento.

Um dos benefícios de uma estratégia puramente sistemática é a eliminação de vieses comportamentais.

Como funcionam estratégias quantitativas do tipo ‘Trend Following’?

Em uma estratégia quantitativa do tipo “Trend Following” (Seguidora de Tendências, em português), os retornos são gerados explorando as características estatísticas dos mercados através de algoritmos.

Os fundos de trend following tendem a ter uma performance melhor em momentos de tensão do mercado, pois estes possuem um plano e um processo bem definido do que fazer.

Um fundo quantitativo tende a ter um portfólio mais diversificado que um fundo discricionário, com  mais posições e opera com menos convicções. Essas estratégias geralmente abrangem várias classes de ativos, como ações, renda fixa, commodities e moedas.

Fundos que seguem tendências oferecem aos investidores uma série de benefícios importantes

  • Diversificação e baixa correlação com os mercados tradicionais

Adicionar uma estratégia que segue tendência ao portfólio de um cliente tem benefícios de diversificação significativos. No contexto de crescentes correlações entre classes de ativos mais tradicionais, como ações e renda fixa, adicionar uma verdadeira fonte de diversificação é mais importante do que nunca.

Os seguidores de tendências também são uma forma eficiente de obter exposição em uma série de classes de ativos, ampliando ainda mais seus benefícios de diversificação. A maioria das estratégias alternativas concentra-se em um segmento específico do mercado, por exemplo, uma classe de ativos ou localização

  • Geração de alfa em crises

Durante os períodos de queda do mercado, estes fundos não só forneceram preservação de capital, mas frequentemente geraram retornos absolutos positivos. As quedas de mercado mais notáveis na história recente são a crise financeira de 2008 e o surto da pandemia Covid-19 em 2020.

  • Liquidez

Como uma estratégia de futuros, estes fundos podem oferecer liquidez superior a outras estratégias alternativas, como capital privado/dívida e fundos multimercados internacionais. As estratégias de ativos privados muitas vezes têm longos prazos para resgate, muitas vezes penalizando investidores por resgates antecipados, enquanto alguns fundos multimercados internacionais geralmente oferecem apenas resgates trimestrais ou mesmo anuais.

A liquidez que estes fundos oferecem pode fornecer aos investidores a flexibilidade para mudar rapidamente as alocações em períodos de turbulência do mercado, aumentando ainda mais suas vantagens de geração de alfa em crises.

Conheça a gestora Systematica Investments

A Systematica Investments é uma gestora de investimentos inovadora e orientada para a tecnologia com foco em uma abordagem quantitativa e sistemática para investir.

A Systematica tem gerenciado estratégias de seguimento de tendências desde 2004, se tornando uma empresa independente em 2015. Como um grupo, começaram a trabalhar juntos no início da BlueCrest, uma empresa de hedge funds fundada em 2000.

A primeira estratégia sistemática foi lançada em 2002 e em Janeiro de 2015 a Systematica, tornou-se uma empresa independente. Sua estratégia principal é o BlueTrend, uma estratégia de CTA que foi lançada em 2004.

Na Systematica, a busca pela excelência é constante. O foco em setores é a melhor forma de promover a excelência e  cada setor é organizado em pesquisa, tecnologia e trading. Essa organização é a chave dessa abordagem sistemática da estratégia. Quase tudo o que é feito é medido, avaliado e melhorado continuamente.

Leda Braga - CEO da Systematica Investments
Leda Braga – CEO da Systematica Investments

Como funciona a estratégia Blue Trend?

A estratégia BlueTrend oferece aos investidores acesso à expertise de investimento da Systematica Investments.

Inovação é parte integrante da abordagem da Systematica para investir e a equipe está constantemente procurando desenvolver e melhorar o fundo.

Para o BlueTrend, a pesquisa se concentra em quatro vias:

Modelos de seguimento de tendência

Systematica segue melhorarando seus modelos de seguimento de tendência, usando dados mais abrangentes e novas técnicas matemáticas. Isso culminou na criação do modelo BlendTrend, em 2019.

Modelos sem seguimento de tendência

O conceito de um conjunto de estratégias sem seguimento de tendências foi introduzido em 2011. O objetivo é enriquecer e complementar a parcela de seguimento de tendências do programa, através de um programa de diversificação.

Universo de Negociação

O universo de negociação do BlueTrend foi ampliado para incluir mercados alternativos. Estes mercados podem oferecer melhores retornos devido a um comportamento de tendência mais consistente, bem como níveis mais elevados de diversificação entre os mercados. Historicamente, o BlueTrend teve uma alocação de 10-15% em mercados alternativos. Ao longo dos anos, a Systematica desenvolveu um melhor entendimento e mais confiança na profundidade e liquidez destes mercados.

Execução

A execução algorítmica tem sido uma área de investimento e desenvolvimento de propriedade intelectual para a Systematica. A equipe criou uma estrutura para conectar o modelo de seguimento de tendências diárias à execução intraday, desenvolvendo vários módulos de execução que visam otimizar e melhorar a execução das negociações programadas.

Isto resulta em menor custo de falhas para o fundo, bem como garante que o fundo possa ser configurado de maneira reativa e possa se adaptar rapidamente às mudanças nas condições do mercado.

Systematica agora está disponível na plataforma da XP

Acessar a estratégia quantitativa da Systematica agora é possível no Brasil

A XP lançou em sua plataforma uma versão da estratégia Systematica Blue Trend em Reais (com proteção cambial).

Com apenas 500 reais, investidores qualificados poderão começar a investir em uma das mais promissoras estratégias quantitativas do mundo.

Para conhecer melhor os fundos Systematica Blue Trend , acesse:

Systematica Blue Trend Advisory FIC FIM IE

Visite também o site da Systematica e confira a participação de Leda Braga no podcast Outliers, em que contou mais detalhes de sua trajetória e como funciona sua gestora.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.