Como é feito o investimento em crédito high yield? A Canvas te explica.

Abrimos spaço na plataforma para que a Canvas Capital contasse sobre seu histórico na gestão de crédito high yield no Brasil.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Sobre a Canvas Capital

A Canvas Capital é uma gestora independente de investimentos alternativos com experiência significativa em fundos multimercados e produtos de crédito.

A grade de produtos oferecida pela empresa inclui fundos de crédito (distressed, high yield e imobiliário), fundos multimercado macro Brasil, estratégia sistemática global e fundos de ações (long-only e long-biased).

Com mais de 50 funcionários e escritórios em São Paulo e no Rio de janeiro, a empresa conta com profissionais com mais de 25 anos de experiência em mercados complementares e aproximadamente R$ 12 bilhões sob gestão. Processos robustos de governança, risco e compliance são pilares fundamentais da Canvas Capital.

A Área de Crédito

A área de crédito possui quatro pilares estratégicos: equipe experiente e altamente qualificada, capacidade de gestão e originação, desenvolvimento de produtos e estrutura de governança.

  • Equipe de gestão: A equipe de gestão dos fundos é composta por profissionais altamente experientes – mais de 25 anos – e qualificados. Dentre os membros do comitê de crédito e gestão, fazem parte Antonio Quintella, CEO da Canvas e Rafael Fritsch, CIO e gestor de crédito. A equipe de crédito conta também com 3 analistas, 1 originador e 3 advogados, totalizando 11 pessoas dedicadas, além de toda área de suporte da Canvas Capital.
  • Capacidade de gestão e originação: O processo de investimento é baseado em uma profunda análise fundamentalista, que passa pelas seguintes etapas:

Desde 2012, a estratégia de crédito tem originado investimentos em diferentes setores e títulos creditórios, em grande parte, através de operações exclusivas. Aliado a isso, uma comprovada capacidade de execução (necessidade de atuação jurídica para obtenção do colateral da dívida em caso de não pagamento por parte do devedor), tem proporcionado robustos resultados de performance aos fundos durante diferentes ciclos de mercado.

  • Desenvolvimento de produtos: Com aproximadamente R$5,0 bi em capital*, a área de crédito se beneficia de sua estrutura e escala para atuar de forma eficiente em diversos segmentos do mercado de crédito: Distressed, High Yield, Imobiliário e High Grade.
  • Estrutura de governança: a Canvas possui uma estrutura robusta de governança e a área de crédito possui comitês específicos para garantir a excelência da gestão. Todas as operações passíveis de compor o portfólio dos fundos precisam ser aprovadas por unanimidade pelo Comitê de Crédito. O CEO da Canvas Capital, Antonio Quintella, é também o responsável pela área de risco da empresa, área essa independente da gestão, de modo a garantir um alto nível de governança e compliance.

*inclui capital comprometido

Por que o mercado de crédito?

Acreditamos que o mercado de crédito oferece, atualmente, uma atraente relação entre risco e retorno num horizonte de médio prazo, devido à alguns fatores principais:

  •     Estratégia menos dependente de uma rápida retomada da atividade econômica
  •     Oportunidade de aumentar a expectativa de retorno dos portfólios não atrelada ao mercado de bolsa
  •     Amplas oportunidades de investimento em empresas saudáveis, pouco alavancadas e com caixa
  •     Retorno do fundo oriundo do elevado carrego dos papéis adquiridos
  •     Baixa correlação com demais classes de ativos

Sobre o Canvas High Yield Advisory

O Fundo Canvas High Yield teve seu início no final do ano 2019, momento no qual os spreads de crédito se apresentavam muito comprimidos, não refletindo corretamente o prêmio de risco para determinados papéis. Acreditávamos, portanto, na falta de boas oportunidades, o que motivou um maior percentual do patrimônio líquido do fundo alocado em caixa, ao longo desse período.

No primeiro trimestre de 2020, com o estouro da Pandemia, foi possível perceber a abertura dos spreads, fato esse que se mostrou uma fonte de boas oportunidades para a compra de papeis High Grade a preços de créditos High Yield. A liquidez do Fundo (D+360) contribuiu para que o mesmo não passasse por um momento de resgate, e em conjunto com a pontual estratégia comentada anteriormente, possibilitou a construção de uma carteira atrativa com essas oportunidades, o que foi percebido na performance consistente do Fundo ao longo desse período mais conturbado.

Atualmente, dado que a situação econômica está parcialmente controlada, voltamos a aumentar a alocação em operações com ativos que possuem uma boa garantia ou estruturas que contam com uma boa estrutura de subordinação. Em períodos de maior adversidade de mercado, fizemos aquisições de papéis que em determinado momento, nos pareciam atrativos, e modificadas essas condições, desalocamos posições que já nos pareciam ter cumprido sua função na carteira do produto. Os exemplos acima, evidenciam o compromisso do Fundo com a execução de uma estratégia fluida e flexível em momentos delicados, o que permite a adaptação para melhores retornos ao longo do tempo.

A partir dos novos movimentos do Banco Central e a sinalização novas altas de juros ao longo de 2021, o retorno esperado para a renda fixa tende a aumentar proporcionalmente. É necessário, portanto, notar que, com a iminente recuperação do mercado de crédito, ficará evidente a necessidade dos gestores em serem capazes de gerar alfa nesse novo ambiente de juros mais altos. Nesse sentido, acreditamos que aliado à um time altamente qualificado e experiente, nossa capacidade de originação e disciplina em sempre buscar operações com colaterais relevantes e/ou um bom fluxo de caixa serão cruciais para esse novo momento do mercado de crédito, aumentando assim, a probabilidade de mantermos o retorno que o Fundo apresentou nos último 12 meses – aproximadamente CDI + 6% a.a.-. Situação essa que não nos parece provável de se repetir em todo o mercado de renda fixa.

Acreditamos no potencial dessa classe de ativo, no entanto, o investimento deve realizado por gestores que sejam especialistas, capazes de originar operações estruturadas exclusivas e que possuam um horizonte de investimentos adequados capaz de sustentar a posição em momentos de crise que, como já falamos anteriormente, podem se provar excelentes oportunidades.

Em sumário, o Canvas High Yield possui todas essas características e deverá ser capaz de continuar entregando um alfa atrativo para os seus clientes, alinhado ao objetivo de retorno do produto que é de CDI + 5% ao ano. Esse cenário deve resultar em um “descolamento” da performance do Fundo em relação aos seus pares no mercado, principalmente os focados em papéis high grade.

Conheça o Fundo e complemente os seus investimentos!

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Disclaimer:

Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Não se configuram, portanto, como ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da XP Investimentos CCTVM S/A. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste conteúdo. O investimento em ações é um investimento de risco. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para avaliação da performance de um fundo de investimentos é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. Todas as informações sobre os produtos, bem como o regulamento e o prospecto e regulamento aqui listados, podem ser obtidas com seu agente de investimentos, em nosso site na internet ou no site do referido gestor. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor – FGC. A taxa de administração máxima compreende a taxa de administração mínima e o percentual máximo que a política do FUNDO admite despender em razão das taxas de administração dos fundos de investimento investidos. Os fundos de ações e multimercados com renda variável /sem renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Os fundos de crédito privado estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Os fundos de cotas aplicam em fundos de investimento que utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de renda fixa estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do fundo. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos e taxas de saída e performance. As informações publicadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Caso os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros sejam expressos em uma moeda que não a do investidor, qualquer alteração na taxa de câmbio pode impactar adversamente o preço, valor ou rentabilidade. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dessa plataforma. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.