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Eletrificação em pauta: Entendendo a BYD, empresa que superou a Tesla em veículos elétricos

Ao longo deste relatório, destacamos as principais mensagens da reunião com lideranças da BYD no Brasil, além de possíveis impactos para nomes dentro da cobertura XP!

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O que as lideranças da BYD estão vendo, e quais as possíveis implicações para as companhias da cobertura da XP

Ontem, dia 18 de abril, o time ESG do Research da XP se reuniu com Peipei Cao (CFO) e lideranças da equipe da BYD no Brasil para discutir o papel da empresa na transição energética global, com foco nos planos para o país, o principal mercado da companhia na América Latina. Sendo a terceira maior montadora do mundo, no ano passado, a BYD superou a Tesla, fundada e liderada pelo Elon Musk, se tornando a marca de veículos elétricos mais vendida no mundo. Diante de tamanha expressividade, a companhia está interessada em expandir sua presença no Brasil, o que ao mesmo tempo que gera oportunidades localmente, também aumenta a concorrência nos setores expostos à eletrificação. Neste relatório, compartilhamos as principais mensagens da reunião, destacando razões para prestar atenção aos movimentos da BYD no Brasil, ao mesmo tempo em que identificamos nomes dentro da cobertura da XP que provavelmente serão influenciados pelas operações (crescentes) da companhia.


Um ecossistema de negócios: Inovação, tecnologia e ESG como pilares centrais. Sendo uma empresa de tecnologia que comercializa veículos (e não o contrário), a BYD conta com um portfólio diferenciado, oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo painéis solares, baterias, semicondutores, serviços de carregamento e microchips. Com inovação no centro do modelo de negócios, destacamos parte das principais iniciativas anunciadas recentemente: (i) bateria Blade BYD, projetada para redefinir os padrões de segurança do componente em uma estrutura otimizada e menos suscetíveis a pegar fogo; (ii) tecnologia híbrida DM-i, um dos motores híbridos a combustível mais eficientes do mundo, levando em conta tanto o desempenho, quanto a eficiência energética; e (iii) a parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que cria um centro de pesquisa para tecnologias de painéis solares. Em nossa visão, os incansáveis esforços da BYD em promover pesquisa, tecnologia e inovação coloca a empresa em uma posição estratégica favorável para continuar redefinindo a indústria global, pressionando demais players do mercado a buscarem padrões ESG mais altos e novas soluções tecnológicas.

Interesse de longo prazo no Brasil, constantemente em busca de novos parceiros... Com operação no Brasil desde 2013, via 2 fábricas em Campinas (uma de ônibus elétrico e outra de painéis solares) e 1 em Manaus (para fabricação de baterias), a BYD segue comprometida em ampliar sua expansão no país, como vimos na carta de intenção assinada com o governo do Estado da Bahia sinalizando planos para investir R$3 bilhões para adquirir a fábrica da Ford e estabelecer uma produção local de veículos elétricos no parque industrial de Camaçari. Enquanto as negociações com a Ford estão em andamento, a liderança da BYD no país tem demonstrando interesse em expandir parcerias com empresas brasileiras para acelerar a adoção de veículos elétricos.

...trazendo implicações chave para as empresas locais. Considerando o universo de cobertura da XP, destacamos 4 empresas que possuem negócios relacionados à eletrificação e que consequentemente podem ser influenciados pela presença e planos de expansão da BYD:

(i) WEGE3: Expectativa de maior competição no horizonte. Vemos a BYD como um concorrente indireto no setor de eletro mobilidade no Brasil, dado seu processo verticalizado no desenvolvimento de pacotes de baterias e powertrains elétricos, bem como a parceria com agentes terceiros em relação à infraestrutura de estações de abastecimento.

(ii) POMO4: Parceria em ônibus elétrico. Muito embora a Marcopolo tenha sua própria alternativa para chassis de ônibus elétricos, ela firmou uma parceria com a BYD como fornecedores de carrocerias de ônibus no contexto de adaptar as tendências de eletrificação para ônibus no Brasil.

(iii) RENT3, MOVI3: Oportunidades no caminho. As três maiores empresas de locação de carros já representam cerca de 20% das novas compras de carros no Brasil, enquanto se movimentam para aumentar significativamente as iniciativas para redução de emissões, com a BYD pronta para fornecer veículos elétricos para essas empresas, o que também pode contribuir para acelerar a adoção da mobilidade elétrica.

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