A XP Investimentos é segura?

Além de saber quais são as melhores aplicações financeiras para investir é importante você ter segurança na corretora que escolheu.


Compartilhar:


Investir o patrimônio é um assunto delicado, ainda mais em um país onde as pessoas ainda estão aprendendo que sair da poupança é fundamental para ver o dinheiro render. Neste cenário, sair do banco acaba sendo uma missão difícil e gera desconfianças. Afinal, a XP Investimentos é segura?

Para responder a essa e outras questões sobre segurança dos seus dados, preparamos esse texto especial com as principais informações sobre nossas políticas de privacidade e segurança.

Se você ainda não conhece muito bem sobre a XP Investimentos e ainda tem dúvidas se ela é segura, fique tranquilo que em instantes vamos te apresentar dados importantes.

É importante ressaltar que desde 2018, quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada, a XP já estava de acordo com as normas criadas.

A lei veio para garantir mais privacidade e controle sobre os dados dos usuários. Desta forma, é possível evitar um uso errado por meio de terceiros.

Além disso, ela serve para esclarecer quando uma empresa pode ou não armazenar, processar e transferir esses dados.

Se você está entre as pessoas que ainda possuem algum tipo de dúvida sobre a confiabilidade da XP, continue a leitura. Entenda quais são as medidas de segurança adotadas para que seu dinheiro e dados fiquem seguros.

Neste texto, você saberá mais sobre os seguintes tópicos:

– A XP é segura?

– Quais são os recursos de segurança da XP?

– Senha

– Assinatura eletrônica

– Token XP

– Biometria facial e digital

– Dicas para evitar golpes e proteger seus dados

– Conclusão

A XP é segura?

A segurança do dinheiro e dos dados dos clientes é um dos pilares principais da XP. Ainda mais quando falamos em satisfação de nossos clientes.

Afinal, nossa missão é muito clara:

Ajudar o brasileiro a investir melhor, oferecendo a solução ideal para cada investidor.

Sabemos que, quando o assunto é o patrimônio das pessoas, há muita resistência e dúvidas. Ainda mais em um país onde a maioria dos investidores ainda mantém o dinheiro na poupança e em fundos com pouca rentabilidade nos bancos.

Desde 2001 transformando o mercado

Desde quando foi criada, lá em 2001, a XP Investimentos teve como pilar principal a garantia de segurança aos clientes. Este é um tema constantemente reforçado por Guilherme Benchimol, criador e atual CEO da empresa.

Somos parte da XP Inc., que concentra algumas das marcas mais conhecidas e relevantes do mercado financeiro, como a Clear e a Rico.

Tomamos desde o começo as principais medidas de segurança, seguindo padrões internacionais de criptografia para garantir que as informações de clientes estejam seguras nos nossos bancos de dados.

Em 18 anos, a XP se tornou uma das maiores instituições financeiras do Brasil. São mais de 1 milhão de clientes que confiam nos nossos serviços.

Não à toa, a XP foi a primeira empresa a ser reconhecida com o selo Cetip Certifica. Essa garantia comprova que os investimentos adquiridos na plataforma estão de fato registrados no nome do investidor.

A satisfação de nossos clientes é uma das nossas principais métricas. Como temos o propósito de ajudar as pessoas a investir melhor, utilizamos o NPS (Net Promoter Score) para medir o quanto nossos clientes estão satisfeitos com nossos serviços. E os números não mentem: nosso NPS de 73 pontos (vai de -100 a +100) nos coloca em posição de destaque no setor financeiro.

LEIA MAIS:

Quais são os recursos de segurança da XP?

Como prezamos pela segurança de nossos clientes e dos dados deles, usamos nas nossas redes e sistemas alguns recursos para evitar tentativas de fraudes e garantir e segurança das informações.

Para você que ainda tem dúvidas sobre nossos processos e sobre a nossa confiabilidade, fique atento aos tópicos a seguir:

Senha

Para poder ter acesso à sua conta e às movimentações do seu patrimônio, você precisará usar uma senha.

Assim que cadastrar sua conta na XP, receberá seu login e senha por e-mail para poder acessar seus dados. Aconselhamos, inclusive, que no primeiro acesso você altere a senha para uma opção que faça sentido para você.

Lembrando que é preciso seguir algumas dicas na hora de criar uma senha segura:

Nunca escolha senhas que possam ser facilmente descobertas por terceiros, como datas de nascimento, números de telefone, além dos números de documento de identidade, de residência, da placa do automóvel, isso sem contar palavras ou sequências de números, letras ou teclas.

Não utilize a mesma senha da sua conta da XP em outros cadastros como: redes sociais, sites, jogos, TV por assinatura ou e-mail. Se a senha de um desses cadastros for comprometida, por consequência, o acesso à sua conta também estará.

Além disso, outra dica importante é jamais compartilhar essa senha com familiares, agentes autônomos de investimentos e muito menos com funcionários da XP.

Aqui, ninguém está autorizado a solicitar esse tipo de informação para realizar qualquer tipo de procedimento no seu nome.

Assinatura eletrônica

Assim como a senha, que falamos no item acima, a assinatura eletrônica também é de uso individual e intransferível.

É através desse código que você consegue movimentar sua conta e investir pelo portal da XP, por isso é muito importante tomar todos os cuidados possíveis com essa informação.

Vale ressaltar que nem mesmo o seu assessor de investimentos deverá ter acesso às senhas.

Inclusive, é recomendável que você altere a sua assinatura eletrônica regularmente no portal da XP.

Para fazer a troca, clique no ícone ao lado do seu nome no canto direito superior, depois vá em Dados cadastrais > Assinatura eletrônica.

Token XP

Pensando em melhorar ainda mais a segurança da sua conta, a XP criou o seu Token de validação.

Com ele, é possível acessar sua conta, realizar alterações de dados cadastrais e outras atividades dentro da plataforma.

Para usá-lo, baixe o aplicativo da XP Investimentos. Depois de instalado, abra o app e faça o seu login. Confirme seu número de telefone e insira o código de validação enviado via SMS.

Se este código não chegar, peça o reenvio ou até mesmo solicite o recebimento da ligação de um de nossos atendentes. Assim que inserido, o Token será ativado.

Para usá-lo, é só clicar na seção Token XP no seu aplicativo que ele exibirá automaticamente o seu número de validação.

Biometria facial e digital

Agora, existe uma forma mais prática e rápida de acessar o seu aplicativo da XP no smartphone. A biometria facial e digital veio para substituir a sua senha na autenticação do seu app.

Verifique nas configurações do seu dispositivo se há a possibilidade de habilitação desta funcionalidade. Se a resposta for sim, ative a biometria para garantir essa segurança extra.

Dicas para evitar golpes e proteger seus dados

A proteção das suas informações é prioridade da XP Inc., como já citamos. Com tecnologias de ponta, conseguimos proteger seus dados da melhor forma possível.

Mas também é importante que você adote outras medidas de segurança no seu dia a dia para evitar problemas com os seus dados.

Fique alerta ao receber SMS, e-mails ou mensagens no Whatsapp com mensagens suspeitas, cheias de erros de português, links de ofertas e benefícios extraordinários, imagens de celebridades e outras ‘iscas’.

Nunca clique em links suspeitos e delete as mensagens que podem ser golpe.

Jamais abra arquivos ou clique em links de origem desconhecida, já que eles podem conter vírus que ficam ocultos e podem permitir a ação de fraudadores que estão de olho nos seus dados.

– Além disso, evite expor seus dados pessoais nas redes sociais.

Evite acessar sua conta em computadores públicos ou de locais desconhecidos (como hotéis, cafés, redes públicas de wi-fi e outros)

– Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados para evitar o extravio de suas informações.

No seu celular, também é importante tomar medidas de segurança:

Não utilize o celular de terceiros para acessar sua conta e também não digite a sua senha nestes aparelhos, pois o número poderá ficar registrado.

Somente instale aplicativos publicados na loja oficial do sistema operacional do seu dispositivo.

Atualize o software do seu dispositivo somente em redes confiáveis e protegidas, já que existem muitos golpes de roubos de dados que usam esses procedimentos de atualização para instalar aplicativos que roubam informações.

Caso você use bastante notebooks ou desktops, aproveite mais essas dicas:

Use apenas softwares originais e lembre-se de manter o antivírus do computador sempre atualizado. Use-o para fazer varreduras em todos os arquivos baixados e anexos de e-mails.

Mantenha sempre o seu browser atualizado para poder ter os mecanismos de segurança melhorados.

Conclusão

Respeitar a confidencialidade da informação dos dados dos clientes é uma das principais políticas da XP Inc. porque sabemos o quão importante é a privacidade de cada indivíduo.

Em 18 anos de mercado, a XP evoluiu e conquistou o respeito de mais de 1 milhão de clientes, que confiam nas nossas plataformas e nos profissionais de investimento.

Estamos em constante evolução para desenvolver e aprimorar nossas políticas de segurança e sistemas internos de proteção de dados.

Claro, contamos também com todos para seguirem as nossas dicas de segurança e manter todos os ambientes seguros e protegidos de fraudes.

Caso ainda tenha dúvidas se a XP é segura, consulte nossas políticas de segurança e fique sempre à vontade para entrar em contato. Fazemos questão de manter nosso padrão de qualidade e de segurança porque os nossos clientes são o nosso principal ativo.

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.