XP Expert

Rihanna: da música ao império bilionário da beleza 

Como a estrela pop construiu um império de beleza inclusiva e se tornou um dos nomes mais influentes dos negócios.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Rihanna: da música ao império bilionário da beleza 

Cantora, atriz e ícone da cultura pop, Rihanna também se tornou uma das empreendedoras mais bem-sucedidas da atualidade. À frente da Fenty Beauty, ela construiu um império bilionário que vai muito além dos palcos.  

Mas sua jornada começou bem longe dos holofotes, em uma pequena ilha no Caribe. 

Quem é Rihanna?

Robyn Rihanna Fenty nasceu em 20 de fevereiro de 1988, em Saint Michael, Barbados. Filha de Monica e Ronald Fenty, cresceu em meio a uma cultura vibrante e marcada por festivais locais e influências que mais tarde apareceriam tanto em sua música quanto na estética das suas marcas. 

Desde jovem, Robin era atraída por música, durante o ensino médio ganhou um show de talentos com uma versão de uma música da Mariah Carey e, na mesma época, montou um grupo com suas amigas.  

A cantora não imaginaria que esses movimentos a ajudariam atrair a atenção do produtor Evan Rogers, que viu em sua voz o potencial para o estrelato. 

Quando a cantora foi descoberta? 

Rihanna viveu em Barbados até os 15 anos, quando foi descoberta pelo produtor musical Evan Rogers, durante uma visita à ilha, em 2003. Impressionado com sua voz e presença, Rogers a levou aos Estados Unidos, onde ajudou a gravar uma demo. 

Segundo o site Terra, o material chegou até Jay-Z, então presidente da Def Jam Records, que ficou tão impactado com a performance da jovem que a fez assinar o contrato ali mesmo, após uma audição. Foi nesse momento que Robyn passou a adotar oficialmente o nome seu nome do meio como artístico, Rihanna, marcando o início de sua trajetória rumo ao estrelato. 

O estrelato: hits que marcaram época  

Umbrella  

O grande ponto de virada veio em 2007 com Umbrella, hit em parceria com Jay-Z que ficou sete semanas no topo da Billboard Hot 100. A faixa faz parte do álbum Good Girl Gone Bad e rendeu à artista seu primeiro Grammy, na categoria Melhor Colaboração Rap/Sung. 

A música impulsionou a imagem de Rihanna como ícone pop e fashion, levando ao lançamento da coleção Rihanna Umbrellas, feita em parceria com a marca Totes, com todos os modelos desenhados por ela. 

O hit foi mencionado em listas de Melhores do Ano de 2007 e em duas listas especiais da revista Rolling Stones: “100 melhores músicas dos anos 2000” e “500 melhores canções de todos os tempos”.  

We found love 

Em 2011, Rihanna lançou We Found Love, em parceria com o DJ Calvin Harris. A faixa explodiu globalmente e dominou as paradas, foram dez semanas não consecutivas no topo da Billboard Hot 100, ultrapassando Umbrella e se tornando o maior single de sucesso da carreira de Rihanna. 

O sucesso também se estendeu aos prêmios, o videoclipe venceu o Grammy de Melhor Vídeo Musical e levou o troféu de Vídeo do Ano no MTV Video Music Awards de 2012. 

 O single acumulou mais de 2,1 bilhão de streams em Spotify, além de 1,1 bilhão de views no Youtube.  

Fenty Beauty: beleza com autenticidade e inovação 

Mais do que uma artista de sucesso, Rihanna se consolidou como uma empreendedora com olhar afiado para oportunidades que o mercado ainda não havia explorado.  

Incomodada com a falta de diversidade na indústria de cosméticos, ela decidiu criar uma marca que representasse todos os tons de pele, algo que até então era raro, mesmo entre as grandes empresas do setor. 

Foi assim que nasceu a Fenty Beauty, uma marca que uniu inovação, propósito e estratégia para virar um fenômeno global. 

Quando foi fundada a Fenty Beauty? 

Rihanna lançou oficialmente a Fenty Beauty, sua marca de maquiagem desenvolvida em parceria com o conglomerado de bens de luxo LVMH, em setembro de 2017. 

A sociedade foi criada como uma joint venture (50-50) entre Rihanna e o grupo LVMH, com participação igualitária na gestão estratégica da marca. A cantora entrou como fundadora, CEO e diretora criativa, enquanto o conglomerado francês ficou responsável pela estrutura de distribuição, capital e expertise de mercado. 

O lançamento da Fenty Beauty causou impacto imediato. A marca chegou ao mercado com 40 tons de base, se destacando pela proposta inclusiva e conquistando o público global.  

Qual o compromisso da marca Fenty Beauty? 

A proposta da Fenty é clara, representar pessoas reais, de todas as cores e origens. Rihanna, como fundadora e diretora criativa, sempre enfatizou a importância da representatividade, especialmente para pessoas negras, albinas ou com peles muito claras, frequentemente negligenciadas pelas grandes marcas. 

A Fenty também se posiciona apoio à comunidade LGBTQIA+ e à sustentabilidade ambiental. Todos os produtos são cruelty-free, com fórmulas pensadas para não agredir o meio ambiente, reforçando o alinhamento com práticas éticas e responsáveis. 

Receita e relevância  

Em apenas 40 dias de lançamento, a marca arrecadou US$ 100 milhões criando o chamado “efeito Fenty”, que pressionou outras marcas a ampliarem suas opções de tons para atender a diferentes tons de pele. 

De acordo com o site Inc. só no primeiro mês, a marca faturou US$ 72 milhões (cerca de R$ 400 milhões) em valor de mídia e acumulou mais de 132 milhões de visualizações no YouTube. E no primeiro ano, as vendas chegaram acerca de US$ 570 milhões (cerca de R$ 3,1 bilhões). 

A valorização também foi meteórica em 2021, a revista Forbes estimou o valor da marca em US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 15,5 bilhões). 

A Fenty Beauty chegou ao Brasil em agosto de 2020, trazendo cerca de 90% do seu portfólio original. Os produtos passaram a ser vendidos com exclusividade pela Sephora, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce, com preços a partir de R$ 200.  

Desafios 

Este ano (2025), Rihanna sofreu uma perda significativa. Segundo a edição mais recente da Forbes sobre as Mulheres Mais Ricas Autodidatas da América, sua fortuna caiu de US$ 1,4 bilhão para US$ 1 bilhão (Cerca de R$ 5,4 bilhões), uma redução de 29%.  

O motivo principal teria sido o crescimento estagnado das marcas Fenty Beauty e Savage X Fenty, que enfrentaram desafios na expansão para mercados como a China. 

Além disso, o setor de beleza e moda vive uma desaceleração no entusiasmo por marcas ligadas a celebridades e influenciadores, o que teria afetado diretamente os negócios. 

Qual o valor da fortuna de Rihanna?  

Com mais de 20 anos de carreira musical, inúmeros hits e prêmios, Rihanna construiu um patrimônio com sua marca de maquiagem Fenty Beauty.  

Mesmo após a queda recente, ela segue desde 2021 entre as artistas mais ricas do mundo, com fortuna estimada em US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões na cotação atual), segundo a Forbes

Quais são os investimentos de Rihanna?  

Além da música e da Fenty Beauty, Rihanna diversificou sua atuação empreendedora com marcas próprias. O sucesso financeiro da cantora também vem de outros investimentos, como: 

Savage X Fenty: linha de roupas íntimas lançada em 2018, com tamanhos inclusivos e forte apelo de diversidade. Segundo a Forbes, Rihanna possui cerca de 30% de participação, que vale cerca de US$ 270 milhões.  

Fenty Skin: linha de cuidados com a pele, lançada em 2020, com foco em fórmulas veganas, sustentáveis e inclusivas. 

Fenty x Puma: Rihanna atuou como diretora criativa da Puma em duas fases (2014–2018 e relançamento em 2023), desenvolvendo coleções que uniram moda esportiva e streetwear. 

Gostou de conhecer com mais detalhes a história da Rihanna e sua motivação para criar uma das maiores marcas de maquiagem da atualidade? 

Então não deixe de conferir outros megainvestidores que transformaram talento em grandes trajetórias de sucesso. 

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

Você está na trilha:

Megainvestidores

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

33 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

290 minutos de leitura

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.