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O que é B2B? Entenda como funciona o business to business!

Entenda o que é B2B e como funciona esse modelo de negócio!

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O que é B2B? Entenda como funciona o business to business!

Poucas pessoas entendem o que é B2B, suas diferenças para o modelo de negócios B2C e as características das suas abordagens.  

No entanto, quem quer empreender precisa entender estes conceitos para ter uma melhor perspectiva do mercado, estruturar seu plano de negócios e saber qual a melhor forma de construir suas estratégias. 

Mesmo que você não saiba o que é B2B, ele é um modelo de negócios que está presente no mercado desde muito tempo. E agora, o modelo Business to Business tem nome e conceitos muito populares e que estão cada vez mais em desenvolvimento para melhorar a 

qualidade dos serviços e estratégias oferecidos. 

Neste conteúdo nós vamos explicar melhor o que é B2B, mostrar alguns exemplos de empresas neste modelo, falar das vantagens e outros detalhes importantes para você ampliar o seu conhecimento no assunto e melhorar sua perspectiva de negócios. 

O que é B2B?

O B2B é o modelo de negócio business to business ou, na sua tradução para o português, “empresa para empresa”. Neste modelo, o cliente final é uma outra empresa, ao invés do modelo mais conhecido pela maioria dos consumidores, que é quando o cliente é pessoa física (B2C).  

Este é um modelo de negócios em constante crescimento justamente porque o mercado está cada vez mais evoluído na realização de soluções diferentes para ajudar outras empresas a aumentarem seus resultados, seja na área de marketing, recursos humanos, vendas e outros setores. 

O B2B é um modelo de negócio que sempre existiu, já que empresas também precisam de serviços diferentes para operarem na sua melhor capacidade. Ainda assim, cada vez mais surgem modelos de negócio B2B com soluções diferentes para que seus clientes possam oferecer melhores produtos e serviços até mesmo para o seu consumidor final, pessoa física. 

As empresas B2B possuem muitas vantagens e oferecem boas oportunidades para seus clientes. Ainda falaremos sobre essas vantagens, mas antes vamos entender melhor sobre este modelo de negócio.  

Exemplos de empresas B2B

Stone Pagamentos

A Stone é uma empresa conhecida por oferecer maquininhas de cartão de crédito para empresas, apesar de possuir diversos produtos diferentes que podem facilitar a vida do empreendedor, como Conta PJ, Seguro e mais. Todas as soluções são voltadas para a gestão financeira e patrimonial do empreendedor e do seu negócio. 

Amazon

Embora seja uma empresa muito conhecida pelo seu modelo B2C, já que vende diretamente ao cliente pessoa física, a Amazon também possui soluções B2B, como seu marketplace que possibilita o cadastramento de outras empresas para vendas dentro de sua plataforma.  

Ambev   

A Ambev possui o tradicional sistema de negócios B2B e há anos é uma das maiores fornecedoras de bebidas para mercados e bares de todo o país. A empresa é responsável pela distribuição de marcas famosas de refrigerantes, cervejas, sucos e demais produtos.  

Gupy

A Gupy é uma plataforma de recrutamento e seleção utilizada por grandes empresas em todo o país. As ferramentas disponíveis facilitam e organizam o andamento dos processos seletivos, fazendo dela uma das mais bem avaliadas pelas empresas que utilizam este tipo de serviço. 

Os produtos do B2B

Como você pôde perceber pelas empresas que listamos como exemplos logo acima, os produtos B2B podem ser variados.  

Alguns deles podem ser mais específicos, como fornecimento de bebidas, enquanto outros podem solucionar a necessidade de um número maior de empresas, seja com soluções de pagamentos, RH, marketing ou vendas. 

Então, dentro do modelo de negócios B2B é possível desenvolver muitas soluções diferentes que podem impactar desde as finanças até o marketing de uma empresa, o próprio fornecimento de produtos, gestão de pessoas e recursos humanos e muito mais. 

Dentro do setor financeiro, por exemplo, existe a possibilidade de melhorar as formas de recebimento, fazer a gestão financeira, antecipação de recebíveis, formas de crédito para investimentos e muitos outros produtos oferecidos para empresas terem a chance de melhorarem seus resultados, tudo isso oferecido por outras empresas no modelo B2B. 

A XP Empresas possui um modelo de negócio B2B com soluções customizadas para empresas em estágios diferentes que buscam uma estratégia de gestão e crescimento para produzirem resultados cada vez melhores.  

Principais diferenças entre B2B e B2C

A grande diferença entre o modelo B2B e B2C é o cliente final. Enquanto no primeiro o cliente é outra empresa, no segundo o cliente final é pessoa física. Essa é a diferença básica para começar a entender como isso impacta ambos os modelos. 

Com isso, surgem outras diferenças entre B2B e B2C conforme veremos a seguir.  

Ciclo de vida mais longo

O modelo B2B tende demorar um pouco mais para a concretização do negócio entre as partes. Os motivos pelos quais isso acontece é o fato de ter mais pessoas envolvidas na negociação, mais condições e detalhes para serem acertados em contrato e por isso um tempo maior para tomada de decisão. 

Muitas pessoas envolvidas   

Em uma empresa, os tomadores de decisão podem ser diversos. Isso acontece porque cada um é responsável por um departamento ou tarefa, pois existem múltiplos interesses envolvidos e por isso as estratégias de negócio são diferentes, visando uma conversão que leva em consideração as partes interessadas. 

Maior volume de venda   

O B2B vende para empresas que vendem para pessoas. Isso pode gerar oportunidades de negócio de alto volume, como no caso de fornecedores atacadistas, soluções de pagamentos que fazem alto volume de transações. 

Recorrência 

A recorrência no modelo B2B é maior, já que uma empresa não costuma trocar fornecedores como um consumidor troca suas marcas e a concorrência também é menor, o que possibilita que o cliente volte sempre ao que está acostumado a oferecer um bom serviço. 

A prospecção B2B

A prospecção B2B nada mais é do que a forma de buscar clientes de forma ativa, usando estratégias para oferecer soluções que vão melhorar os resultados de um negócio. Essa é a forma de conseguir mais clientes para um negócio B2B, encontrando clientes que vão se beneficiar com os produtos ou serviços que a empresa oferece. 

A prospecção no B2B é essencial para que o negócio possa prosperar. Por isso, muitas empresas apostam em um time de vendas ativo que vai até o cliente para entender suas necessidades e oferecer soluções que podem impactar os resultados de seus negócios. 

Logo, ter um time de vendas ativo e estratégias diversas de prospecção é o que vai possibilitar que o seu negócio seja conhecido e apreciado por empresas que estão em busca de boas soluções de mercado. 

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas!

Vantagens do modelo B2B?   

Mulher sentada em uma mesa, com o notebook aberto aprendendo sobre B2B: o que é com a XP Empresas.

O B2B é um modelo de negócios sólido que pode ser muito interessante para se empreender. Veja algumas vantagens dessa abordagem de negócios

  • Maior escalabilidade – Possibilidade de negócios com alto volume; 
  • Rentabilidade elevada – Com maior volume, a rentabilidade aumenta consideravelmente; 
  • Previsibilidade de receita – Negócios feitos por contratos que geram a previsibilidade de receita, pelo menos no curto prazo; 
  • Relacionamento de longo prazo com os clientes – B2B tende a criar relacionamentos sólidos, com menos perda de clientes e maior recorrência; 
  • Maior chance de upsell – Estudo das necessidades do cliente e oportunidade de criação de novas soluções que geram receita; 
  • Ticket médio superior – Produtos bem elaborados, com soluções enriquecedoras que tem alto valor no mercado. 

Como empreender?

O começo de um empreendimento pode ser um pouco desafiador, especialmente para quem nunca criou um negócio. Neste caso, o primeiro passo que o empreendedor deve dar é desenvolver a sua ideia e descobrir quais são os caminhos que ela pode percorrer no mercado. 

Sobretudo, é importante ter conhecimento sobre o assunto e sobre negócios para que o empreendimento possa avançar. Começar pequeno pode ser uma boa forma de testar suas habilidades e investir seus recursos devagar, até que se tenha segurança para fazer novos avanços. 

Também pode ser importante contar com a ajuda de especialistas em gestão de empresas, além de contratar profissionais que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. 

Agora que você aprendeu o que é B2B, pode ser que esteja interessado em construir algo do tipo, ou já tem o seu modelo de negócio e quer crescer. Agora, confira algumas dicas para o “business to business” no próximo tópico. 

Dicas para empresas B2B   

Abaixo, vamos deixar uma lista de ações que podem melhorar uma empresa B2B. Depois disso, você vai conhecer uma ótima opção para o seu negócio ir cada vez mais longe. 

  • Conheça o seu público-alvo; 
  • Esteja em constante atualização sobre as necessidades dos clientes; 
  • Desenvolva produtos e serviços novos que atendam essas necessidades; 
  • Invista no atendimento ao cliente; 
  • Contrate e desenvolva um time de vendas ativo; 
  • Ofereça a melhor experiência que o seu cliente pode receber; 
  • Identifique os tomadores de decisão de cada empresa-cliente; 
  • Mantenha o seu produto em constante atualização; 
  • Seja a solução e nunca o problema, então ofereça o melhor serviço ou produto que puder. 

XP Empresas: como transformar o seu negócio?   

Fazer a transformação de um negócio exige expertise. É preciso ter profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.  

A XP empresas busca ajudar empresas pequenas e médias (PMEs) a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar os resultados. 

Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe. 

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