“Inovação”, é uma palavra cada vez mais presente no dia a dia de muitas organizações, independente do tamanho e da área de atuação. Inovar, em muitos casos, é a solução que gestores possuem para trilhar outros caminhos ou novas alternativas.
Por essa razão, o termo Gestão da Inovação também vem ganhando cada vez mais protagonismo nas empresas, visto que inovar, em seu sentido mais simples, significa construir, planejar algo inédito e diferente a partir de uma coisa que já existe.
Lembrando que essa “inovação” pode ser uma tecnologia, um processo, produto, serviço ou até mesmo um modelo de negócio, gerando valor a partir da criatividade, a tornando melhor, ao mesmo tempo em que são criadas novas chances de negócio e soluções alternativas.
De uma forma geral, o ato de inovar tem como base algo que já é utilizado e possui demanda de mercado, o tornando ainda mais acessível e interessante para os seus consumidores, aumentando com isso a procura.
Por esses motivos, inovar é tão importante para o gerenciamento de uma empresa, criando com isso um conceito muito valioso para o mercado atual: a “Gestão de Inovação”.
Quer ficar ainda mais por dentro desse assunto e saber tudo sobre como o processo de inovação poderá transformar o seu negócio? Continue a leitura!
O que é Gestão da Inovação?
Indo direto ao ponto, a Gestão da Inovação consiste na capacidade de gerenciar novas ideias. Esse gerenciamento abrange todas as fases da ideia, que vai desde a sua origem, culminando na sua aplicação prática.
De uma forma geral, é possível aferir ainda que se trata de um tipo de gestão que possui o objetivo de organizar as ideias, permitindo que a criatividade tenha caminho livre na empresa, obtendo com isso resultados mais positivos.
Por causa dessas características, de gerenciamento e planejamento, a Gestão da Inovação permite estruturar o processo de inovação, estabelecendo quais etapas, procedimentos, recursos humanos, materiais e financeiros serão usados nesse processo.
O processo de inovação conta com etapas bem definidas. Na prática, a inovação inicia com uma ideia e diante disso, a primeira etapa passa pela geração de ideias. Logo vem a validação e o desenvolvimento da inovação.
No final vem a geração de valor e a aplicação da ideia, levando em conta a importância da mensuração de resultados.
Cultura da Inovação
Um elemento importante para a Gestão da Inovação é o ambiente propício para a criatividade e para o surgimento de ideias novas. Por isso, hoje em dia o conceito de Cultura da Inovação vem à tona.
Sobretudo, torna- se mais fácil inovar e gerenciar essa inovação em um ambiente que já possui uma cultura que preza pela criatividade e a busca por alternativas.
Sendo assim, a Cultura de Inovação consiste em um modo de encarar e realizar o trabalho na empresa. Desse modo, os processos são avaliados e aprimorados de forma constante, ou seja, a empresa já possui em seu DNA uma filosofia que prioriza o planejamento para gerenciar e estimular novas ideias.
O fato é que, com uma Cultura da Inovação, se torna mais fácil gerenciar o processo e a Gestão da Inovação, já que ela permite:
- Facilitar o trabalho em equipe
- Estimular o surgimento de ideias diferenciadas
- Atrair e manter novos talentos
- Tornar a empresa mais competitiva
De uma forma geral, a Cultura da Inovação valoriza a atuação da sua equipe de funcionários, incentivando uma postura mais criativa na organização e, consequentemente, criando um ambiente para atrair pessoas criativas.
Algumas das consequências disso é o fim da alta rotatividade de colaboradores e o fortalecimento da sua marca no mercado.
Inovação e desenvolvimento
Vale destacar ainda que a Gestão da Inovação é um conceito que há tempos vem trazendo excelentes resultados para as empresas.
Organizações famosas, como, por exemplo, a General Electric e a Procter & Gamble (P&G), apresentaram medidas que valorizam o gerenciamento e o planejamento das ideias, servindo como parâmetros para o que hoje se consolidou como Gestão da Inovação.
De uma forma ou de outra, tais empresas investiram em soluções que otimizam o gerenciamento. A DuPont é outro exemplo disso, pois ela foi a pioneira ao utilizar os cálculos de retorno sobre investimento.
No atual contexto, na era digital, exemplos de Gestão da Inovação se proliferam entre empresas como Fintechs e Startups.
No entanto, nunca é demais lembrar que gerenciar o processo de ideias é uma solução viável para qualquer tipo de negócio.
Importância da gestão de inovação nas empresas
A Gestão da Inovação é importante por vários motivos. Um dos principais é o fato de que ela torna o ambiente da empresa um terreno fértil para o desenvolvimento e a aplicação de ideias diferenciadas.
Por isso, não é um exagero afirmar que a gestão de inovação nas empresas possui um forte perfil estratégico, pois está relacionado com vários elementos importantes do negócio, que vão desde o gerenciamento das finanças, da produtividade e até do atendimento aos clientes.
Além disso, no atual contexto, a ONU determinou que as empresas devem ficar atentas para três pilares fundamentais:
- Ambiental
- Social
- Econômico
Com isso, é importante ter em mente que a Gestão da Inovação influencia de forma significativa esses alicerces.
Quais são os tipos de inovação?
A Gestão da Inovação demanda um bom planejamento. É necessário estabelecer objetivos e alinhar os processos de acordo com as características da organização. Desse modo, se torna possível estabelecer uma boa gestão.
Outro aspecto importante é ficar por dentro dos diferentes tipos de inovação. Sendo assim, o gestor vai se deparar com a Inovação Disruptiva e a Incremental.
Inovação disruptiva
Esse tipo de inovação tem o objetivo de proporcionar uma nova solução. Por meio dela é possível substituir produtos e serviços inseridos em um determinado mercado, estabelecendo novos paradigmas e estimulando novos hábitos de consumo.
Um exemplo prático desse tipo de inovação pode ser o que ocorreu no segmento da indústria musical com o surgimento de plataformas de streaming como Deezer, Spotify e o Apple Music.
Essas plataformas, aos poucos, substituíram formatos anteriores, como o disco de vinil e os CDs, inclusive mudando os hábitos do público e o modo como os consumidores escutam música e conhecem novos artistas.
Algumas pessoas acreditam que a Inovação Disruptiva possui o mesmo significado da Inovação Radical. Porém, a realidade não é bem assim.
Uma Inovação Radical mostra e traz novas opções, contudo, não estabelecem uma quebra de paradigma e não criam novos hábitos de consumo.
Inovação Incremental
Esse tipo de inovação provoca alterações e melhorias mínimas em algum produto ou serviço já conhecido. Na prática, a Inovação Incremental é uma solução que permite ao gestor obter mais valor desse produto ou serviço.
Algumas das principais características da Inovação Incremental são:
- Custo de inovação relativamente baixo
- Apresenta melhorias pequenas e graduais
- Risco de inovação é considerado baixo
- As demandas e as necessidades dos clientes são levadas em consideração nos processos
- Exige um amplo conhecimento do produto
Um dos principais intuitos da inovação incremental é consolidar a presença competitiva da empresa no seu segmento de atuação.
Desse modo, assegurar o desenvolvimento de pequenas e graduais melhorias permite que o gestor tenha condições de adaptar o seu produto às novas tendências, mantendo a organização relevante do produto.
Níveis de inovação
Além de conhecer os tipos de inovação, é importante ficar atento também para outro detalhe muito significativo para o assunto: o nível de inovação.
Também conhecido como horizonte de inovação, a divisão por nível consiste em um modelo de inovação a partir de três bases. A união delas permite manter a Gestão da Inovação mais sustentável e eficiente.
O conceito de nível de inovação é bastante utilizado com o objetivo de ajudar as empresas a garantirem o equilíbrio entre inovações de curto e de longo prazo.
Além disso, os três níveis de inovação abrangem duas variáveis importantes: o crescimento e o tempo. Ou seja, eles possibilitam que o gestor contemple a inovação sob visões distintas e analisar como elas contribuem para o processo da inovação.
Desse modo, os níveis viabilizam equilibrar o portfólio de projetos de inovação. A vantagem disso é permitir que a empresa invista no seu negócio principal e, ainda, possibilitar a criação de outras alternativas de negócio.
Aprimoramento
Esse nível tem o objetivo de aprimorar ou melhorar aquilo que já está bem sucedido na sua empresa. Não por acaso, o nível de aprimoramento possui uma ampla relação com o já mencionado tipo de inovação incremental.
Ao avaliar e perceber que a sua empresa não está totalmente otimizada, é possível proporcionar uma melhoria em uma fase de processo ou uma alteração no produto, por exemplo.
Na prática, o nível de aprimoramento consiste na arte de saber “mexer em time que está ganhando” e ainda obter êxito com isso.
Portanto, nesse caso, o objetivo do aprimoramento é otimizar desempenho da produtividade, das características do produto e do atendimento ao cliente.
Expansão
Expandir a inovação em novos negócios pode ser uma alternativa muito interessante para determinadas organizações.
No entanto, no nível de expansão é importante compreender quais são os mercados que são compatíveis aos que o gestor já atua. A partir daí já é possível elaborar estratégias para explorar essas novas possibilidades.
Por essa razão, é muito importante ter um amplo conhecimento do mercado principal para aproveitar com êxito esse nível de inovação.
Esse é o nível em que a inovação demanda testes e, em muitos casos, correr determinados riscos.
Nesse aspecto, a empresa vai lidar bastante com hipóteses. Ou seja, o gestor está diante de projetos inovadores com um grau elevado de incerteza.
Em quais áreas é possível implementar uma gestão de inovação?
Em grandes empresas, em que é necessário gerenciar e conhecer diferentes áreas, algumas delas demandam mais atenção e melhorias que as outras. Nesse caso, para que a Gestão da Inovação seja eficiente, é preciso ficar a par de alguns conceitos básicos como veremos a seguir.
Cultura Organizacional
É fundamental que você tenha uma boa compreensão da cultura de inovação da sua empresa.
Será que você costuma cultivar uma cultura organizacional da sua empresa, uma filosofia que prioriza a inovação e a criatividade?
Ao fazer essa pergunta, se torna mais fácil conhecer ainda mais o seu negócio e encontrar melhores caminhos para a inovar, de maneira planejada, de acordo com os tipos de inovação e levando em conta os diferentes níveis.
Organograma Empresarial
O organograma funciona como um mapa para auxiliar na Gestão dos Processos. Ele é um guia que serve para responder alguns questionamentos bem pertinentes:
- Qual é a estrutura das equipes da gestão?
- Quais soft skills e hard skills os colaboradores devem possuir?
- Como devem funcionar cada equipe?
Relacionamento Externo
Fontes externas também são importantes para promover a Gestão da Inovação. Por isso, os debates e o contato com outros tipos de pensamentos e visões permitem estimular a criatividade, ter ideias diferentes e “fora da caixinha”.
Nesse quesito, treinamentos, cursos e outras atividades semelhantes enriquecem a Gestão da Inovação.
Financeiro
O setor financeiro exerce uma importante influência na Gestão da Inovação. É o setor financeiro que vai determinar o orçamento adequado para o setor.
Vale lembrar que o processo da inovação é um investimento do negócio, resultando em vários benefícios.
Marketing
Falando em relacionamento externo e interno na Gestão da Inovação, não dá para deixar de lado o Marketing.
A habilidade de divulgar, mostrar e consolidar um processo, produto ou serviço, exerce uma grande influência nos resultados finais.
Por essa razão, a equipe de marketing auxilia consolidando os pilares da comunicação para com outros colaboradores e também clientes.
Benefícios da Gestão da Inovação
Saber gerenciar a inovação do seu negócio traz várias vantagens. Sendo assim, vamos ver algumas das principais abaixo.
Valorização da marca
A marca é um conceito importante para qualquer empresa, influenciando diretamente a identidade visual do negócio, bem como outros aspectos, como o alcance de público e o posicionamento da empresa no mercado.
Netflix, Google e Apple são apenas alguns exemplos de marcas que se consolidaram nos dias de hoje como empresas inovadoras.
Vantagem competitiva
A inovação, seja ela disruptiva ou incremental, valoriza a marca e destaca a sua marca entre os concorrentes.
A inovação também resulta em mais benefícios devido ao aumento de produtividade e diminuição de gastos, trazendo mais oportunidades e posicionando ainda mais a sua marca entre os consumidores.
Abertura de novos mercados
Com a sua marca se tornando mais conhecida entre consumidores e concorrentes, a Gestão da Inovação vai também expandir para novos mercados.
Por meio da inovação é possível detectar brechas e oportunidades, ampliando os seus lucros e o alcance da sua empresa.
Alinhamento dos processos com a estratégia
A Gestão da Inovação permite que você tenha condições de elaborar estratégias mais precisas, com foco e objetivo bem determinados, sempre levando a busca pela criatividade e novas oportunidades.
Atração e retenção de talentos
Uma empresa que valoriza a criatividade e a inovação atrai com mais facilidade profissionais talentosos, que esperam trabalhar em um local que valoriza o potencial criativo deles.
Dessa forma, não ocorre apenas a atração, mas a retenção de tais profissionais. Isso é fundamental para evitar a rotatividade elevada na empresa.
XP Empresas: como transformar o seu negócio?
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Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe.
O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira.
A Gestão da Inovação é um elemento importante para desenvolver qualquer negócio, pois por meio dela é possível expandir os negócios, se destacar entre os concorrentes, valorizar a marca e estabelecer uma boa relação com os clientes.
A XP Empresas presta assessorias para orientar os empreendedores naquilo que há de mais moderno no gerenciamento de um negócio.
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