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Black Friday 2025: como impulsionar vendas e captar mais clientes

Como você, lojista, pode se preparar para a data? Confira abaixo dicas para turbinar as vendas

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Black Friday 2025: como impulsionar vendas e captar mais clientes

No varejo, um dos eventos mais aguardados pelos lojistas é a Black Friday. Trata-se da maior temporada de descontos do ano.

Esse evento, criado nos Estados Unidos no século 19 e que se expandiu para outros países do mundo, já é um dos marcos para o comércio no Brasil.

Para 2025, a expectativa é de que só na semana da Black Friday, que acontecerá no dia 28 de novembro, o número de pedidos cresça 9,4% em relação a 2024, totalizando mais de 17 milhões de solicitações, segundo estudo elaborado pela consultoria Gauge e a agência W3haus, do Grupo Stefanini.

Diante da alta demanda, como você, lojista, pode se preparar para a data? Confira abaixo as dicas que preparamos e saiba como turbinar as vendas:

1. Verifique o estoque

Etapa essencial para qualquer negócio. Faça o inventário do estoque de produtos e do fluxo de caixa.

Gerenciar o estoque, saber quanto tem disponível para venda e o que atende as demandas dos clientes, além de fazer a gestão dos custos, garante a manutenção do seu negócio, bem como a expansão dele.

O que vende mais e o que vende menos? Tendo a resposta, você estará mais preparado para suprir as necessidades dos clientes sem perder espaço (e dinheiro) desnecessário.

Nessa etapa, negociar com fornecedores o volume de produtos que será entregue, bem como o prazo de entrega, é fundamental para aproveitar a alta temporada.

2. Olhos atentos no mercado

No mundo dos negócios, pesquisa nunca é demais.

Monitorar o mercado permite você entender a dinâmica do setor, as demandas dos consumidores e, acima de tudo, comparar preços com concorrentes.

Assim, você terá a confiança de estar praticando preços vantajosos em relação à média do mercado e aos players rivais.

3. Marketing: uma ferramenta poderosa

Dentro de um setor tão competitivo como o varejo, é importante investir na divulgação do seu negócio.

Não se trata de um gasto; você está aplicando dinheiro para colher os benefícios depois. E eles podem ser diversos, passando pelo aumento de vendas até a fidelização do cliente.

Uma identidade visual bem alinhada com os objetivos da empresa consegue passar ao consumidor o que é o branding da marca, seus propósitos no mercado e como ela pode ajudar o cliente com o seu produto ou serviço.

4. Diversifique os canais

Falar de empreendedorismo é falar sobre o cliente. E o que o consumidor deseja hoje em dia é uma comunicação direta, prática e, acima de tudo, eficaz.

Use canais de atendimento (e-mail e WhatsApp) e as redes sociais, como Instagram e TikTok, a seu favor, principalmente com o objetivo final de fidelizar o consumidor.

5. Atendimento ao cliente é a chave do negócio

O Black Friday é uma data importante para impulsionar as vendas, mas tenha em mente que, mais importante do que faturar bem em um período do ano, reter clientes é o que vai manter a saúde do seu negócio.

Hoje em dia, a preferência dos usuários é por produtos e serviços cada vez mais personalizados, alinhados às preferências pessoais.

Por isso, entenda qual é o perfil do cliente e a melhor comunicação que usará para interagir e atender as demandas dele.

Na jornada de experiência, invista também em diferentes soluções de pagamento para, além de atrair novos consumidores, reter e reconquistar os antigos clientes.

Como você viu nesse artigo, as bases para uma temporada de Black Friday envolvem antecipação, preparação e a entrega de uma experiência completa ao consumidor.

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