Arena do Investidor : Análises técnicas da XP Investimentos

Você sabe o que é análise técnica e como especialistas em investimentos acompanham as mudanças do mercado e ajustam suas carteiras de investimentos? Descubra tudo isso no Arena do Investidor!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Arena do Investidor : Análises técnicas da XP Investimentos

Operar no mercado financeiro pode ser uma tarefa muito mais simples do que normalmente imaginamos. É claro que alguém, com pouca experiência no mercado, pode demorar um pouco para ver resultados.

Mas, diferente do que aconteceu no passado, hoje em dia é possível acompanhar todo o pregão ao lado de especialistas com anos de experiência e aprender com eles.

Esses são profissionais treinados para encontrar ativos com ótimo potencial de retorno, mostrar os melhores momentos de compra e venda e ensinar como fazer as análises.

Esse é o conceito da Arena do Investidor, um ambiente totalmente online na XP Investimentos. Continue a leitura para saber mais:

– O que é a Arena do Investidor?

– O que é análise técnica ?

– Oportunidades em Renda Variável

– Perfil dos Analistas da Arena do Investidor

– Como acessar a Arena do Investidor?

O que é a Arena do Investidor?

A Arena do Investidor da XP é o melhor local para você acompanhar lives, acessar relatórios, encontrar análises e recomendações de ações, opções, mini contratos e visões como um todo do mercado de renda variável. Ideal para os analistas tirarem todas as dúvidas dos investidores em tempo real.

As salas abrem antes do pregão e permanecem ativas enquanto as negociações na bolsa acontecerem. Durante todo esse período, os analistas respondem às principais dúvidas e apresentam as sugestões de compra e venda, seguindo metodologias específicas.

Um dos grandes diferenciais dessas salas é a transparência. Os analistas alimentam em tempo real uma planilha com todos os dados das operações recomendadas e enviam relatórios reunindo os resultados por dia, semana, mês e acumulado desde o início.

Dessa forma, os participantes podem acompanhar todo o histórico de quais foram as indicações, incluindo informações como preço de entrada, stop e alvo.

Para quem ainda não está familiarizado com o assunto, os investidores da arena costumam operar com base em análises técnica.

O que é Análise técnica?

A análise técnica tenta prever o comportamento dos preços com base nos padrões históricos dos gráficos e na leitura de fita, que analisa as ofertas dos investidores para entender as intenções de compra e venda e tentar se antecipar aos movimentos.

Essas são as medidas usadas nas salas da Arena e podem ser aplicadas para o mercado de ações, opções ou até mesmo os futuros de índice e dólar. Essas operações podem durar minutos ou horas e são concluídas no mesmo dia (o método conhecido como Day Trade), ou então podem durar dias ou até semanas (encaixando-se no conceito do Swing Trade).

Conheça abaixo as quatro salas oferecidas pela Arena do Investidor:

  • Day Trade e Swing Trade
  • Day Trade com leitura de fitas
  • Índice Futuro e Ações
  • Principal

Oportunidades em Renda Variável

A sala principal forma os investidores no mercado de renda variável com uma perspectiva mais ampla. Nesse ambiente, os analistas respondem às dúvidas sobre o mercado de ações, opções e BM&F. Além disso, realizam análises técnica dos ativos em tempo real a pedido dos investidores.

Para que os investidores estejam sempre atualizados sobre as melhores oportunidades, os analistas também enviam notificações de compra e venda no celular. Eles ainda disponibilizam diversos materiais educativos, como e-books e vídeos sobre os temas mais importantes para ter sucesso nas operações.

Todas as recomendações feitas pelos analistas também são compiladas em um relatório, onde os investidores têm acesso aos resultados históricos de cada analista.

Perfil dos Analistas da Arena do Investidor

Gilberto Coelho (“Giba”)

Gilberto Coelho

Qual a sua trajetória no mercado de ações?

“Me apaixonei pela análise técnica desde o primeiro olhar, em 1989, quando comecei a perceber padrões e a perceber que as projeções muitas vezes se confirmavam. Ao longo de 20 anos, com muito estudo, me dividi igualmente entre as duas líderes de mercado no Brasil até então, a Ágora Senior e a BGC Liquidez, onde fui responsável pelas mesas número um do país em índice futuro.

Em 2010, dei mais um passo em minha carreira. Deixei o sucesso como broker para me tornar analista técnico. Trabalhei por três anos na XP e depois na Ativa, aumentando ainda mais a minha bagagem de conhecimentos.

Desenvolvi algumas metodologias próprias para operações de curto e longo prazo com ações, opções, índice e dólar, que se mostraram muito vencedoras.

Nessa trajetória, vim para a Rico, onde consegui, com essa metodologia, montar uma das melhores carteiras de ações do país [segundo ranking da Exame.com, a carteira montada por Giba encerrou 2017 na liderança, à frente de outras 16 carteiras recomendadas, com ganhos acumulados de 54,92% no período]. Agora, estou vindo para a Arena trazer essa metodologia para os clientes da XP.”

Sala do Giba na Arena do Investidor

“Começamos o dia com oportunidades em operações Day Trade e Swing Trade e em mini contratos. Quando abrirem os mercados, vamos confirmar as oportunidades pré-selecionadas na véspera. Caso queira aprender a minha metodologia ou fazer um coach operando na prática, faça a consulta de disponibilidade na Arena.”

Leonardo Dutra

Leonardo Dutra

Qual a sua trajetória no mercado de ações?

“Eu comecei no mercado em 2010. Na época, estudava Ciências da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalhava na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, atuando na parte de TI. Em 2011, conheci a sala de análise Trade ao Vivo, e comecei a segui-los. Nessa época, tínhamos que pagar uma mensalidade de R$ 400 para acompanhar as salas e o acesso à informação era bem mais escasso e difícil.

Em 2012, fui chamado para incorporar o quadro de professores do Trade ao Vivo e da Rico, já que o Trade ao Vivo passava, agora, a fazer parte da Rico. Ao tomar essa decisão, larguei o curso de Ciências da Computação e pedi demissão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte para seguir a carreira no mercado financeiro.

Comecei então a cursar Gestão Financeira. Me formei e comecei a cursar economia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fiz a minha primeira pós-graduação em mercado de capitais na UFRN e comecei a cursar outra pós-graduação em Finanças e Investimentos pela PUC-RS.

No início de 2017, devido a uma exigência cada vez maior do mercado, tirei uma das certificações mais difíceis do mercado financeiro para me tornar analista de valores mobiliários (CNPI). No segundo semestre de 2017, fui chamado para fazer parte da Arena do Investidor.

Aceitei o desafio de sair de Natal-RN para vir morar em São Paulo e agora começar uma nova fase trazendo muito conteúdo e experiências para os clientes da XP.”

Sala do Leonardo Dutra na Arena do Investidor

“Eu trabalho com operações de Day Trade em índice, dólar e ações. Gosto de trabalhar com operações de tendência de curtíssimo prazo, trabalhando com gráficos de 1 minuto e de 5 minutos no intraday.

Gosto bastante também de trabalhar operações de Swing Trade com ações. Nos rendeu em 2017 56 operações com média de retorno de 2,39% por operação, totalizando 124% de retorno.

Além disso, trabalho com operações estruturadas com opções, que é a minha especialidade. Em 2017, foram 43 operações com média de retorno de 10,69%, totalizando 459,33% no ano.”

Qual a trajetória no mercado de ações?

Analista gráfico com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e com histórico nas maiores corretoras do país. Sua especialidade é Análise Técnica Clássica, com foco em Trend Following e Swing Trade em ações.

Além disso, através da análise de padrões gráficos, faz uma leitura dos players do mercado, tendo como objetivo encontrar operações com boa assimetria entre o risco e o retorno, proporcionado maior rendimento aos clientes.

Qual a sua trajetória no mercado de ações?

Um dos mais expoentes profissionais do mercado financeiro atual, Aliakyn atua desde 2008 como trader profissional e professor para operações de curto e médio prazo (day trade e swing trade) com o uso da análise técnica.

Hoje, atua como analista CNPI-T, coordenando uma sala de ações e minicontratos na Arena do Investidor. Lá, passam milhares de traders todas as semanas.

Como acessar a Arena do Investidor?

Para participar, basta acessar o portal da XP através da área logada, home broker ou XP PRO.

Acesso via Portal da XP Investimentos

Vá até o site da XP e clique em “Acesse sua Conta“.

Menu XP Investimentos

Você sera direcionado para o portal da XP. Informe seu código de cliente nesta primeira tela.

Código do Cliente XP

Coloque a sua senha cadastrada e o token gerado na XP.

Informe sua senha XP

Selecione no Menu o item Arena do Investidor.

Arena do Investidor

Como consultar as análises técnica anteriores

Encontre aqui todas as análises técnicas da XP Investimentos:

Acessar Análises Técnicas (Lista Completa)

Acessar as últimas publicações

Leia também:

Como abrir uma conta na XP Investimentos 

A XP Investimentos é confiável?

Os analistas da Arena possuem uma sala de análise própria na Arena do Investidor, exclusivas para clientes da XP. Conte com a XP Investimentos para realizar as alocações da sua carteira. Acesse www.xpi.com.br

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua aqui.


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.