O termo Startup está cada vez mais em alta no mundo corporativo. Inclusive, é bem possível que muitas das empresas que você segue ou é cliente já foram Startups.
As Startups estão em toda a parte e normalmente são empresas inovadoras que, de uma forma ou de outra, abraçam as novidades da tecnologia digital com o objetivo de oferecer serviços e produtos da mais alta qualidade para os clientes.
Ano após ano surgem Startups modernas e com um elevado potencial para se destacar no mercado. E tudo isso em um curto período de tempo.
Os fatores básicos para o êxito de uma Startup já são bem conhecidos. Inovação e escalabilidade são alguns dos mais conhecidos, no entanto, não dá para esquecer de um outro muito importante: a aceleradora de Startup.
Criadas nos Estados Unidos, durante os anos 90, as aceleradoras de Startups, muitas vezes, são a faísca que falta para que uma empresa realmente tenha condições de brilhar no seu segmento de atuação.
Como funciona uma aceleradora de Startup? Qual é a diferença entre uma aceleradora e uma incubadora? Para saber mais sobre esse e outros tópicos relevantes, continue a leitura.
O que é uma aceleradora de Startups?
Uma aceleradora de Startups, como o próprio nome afirma, é basicamente uma empresa que tem o objetivo de acelerar o crescimento e o desenvolvimento de uma outra empresa.
Ela pode ser vista como um motor para acionar as principais capacidades de uma empresa Startup. E para impulsionar esse crescimento e desenvolvimento, uma aceleradora de Startups oferece recursos importantes, como, por exemplo, um bom suporte financeiro, rede de contatos e mentoria.
Por serem basicamente empresas inovadoras e que tendem a trazer algo realmente inédito para o dia a dia dos consumidores, as Startups normalmente nascem em terreno de incertezas.
Sendo assim, para terem condições de superarem essas dificuldades iniciais, elas contam com um empurrão das aceleradoras e, em alguns casos, até mesmo de uma pré-aceleradora.
O que é uma Startup?
Uma Startup consiste em uma modalidade de negócio bastante inovador e moderno, normalmente baseado em alguma ferramenta tecnológica e que chama a atenção pela rápida aceitação no mercado, bem como pela alta possibilidade de escalabilidade.
Inclusive, o conceito de escalável é fundamental para uma empresa ser considerada Startup. A escalabilidade é a capacidade da empresa crescer e se desenvolver sem demandar gastos excessivos com equipamentos, material de trabalho e contratação de funcionários.
Além disso, é necessário também apresentar ao mercado um produto ou serviço que pode ser repetido, ou seja, produzido em larga escala.
Para compreender ainda melhor o que é uma Startup, é interessante conhecer alguns exemplos bem famosos. São elas:
- Uber
- iFood
- Quinto Andar
- Gympass
- Creditas
- Loggi
- Buser
Como funciona o processo de aceleração de uma Startup?
Ao compreender melhor o conceito de Startup,fica mais fácil assimilar melhor o que é e como funciona a aceleração de uma empresa desse tipo.
Para receber o auxílio de uma aceleradora, a Startup deve participar de um processo seletivo. Caso seja selecionada, receberá o suporte necessário para que a sua ideia de negócio seja acelerada e desenvolvida.
As aceleradoras adotam critérios específicos para escolher qual Startup vão ajudar. A escolha leva em conta requisitos como o segmento de atuação, possibilidade de crescimento e muitos outros.
De uma forma geral, as aceleradoras realizam chamadas públicas ou editais. Nesses documentos elas deixam bem claro como ocorrerá o processo, bem como quais são os critérios utilizados para análises.
Após uma startup ser escolhida para o processo de aceleração, ela deve assinar um contrato definindo que parte dos lucros serão destinados para a empresa aceleradora. Em troca, a Startup escolhida receberá investimento para viabilizar o seu crescimento.
Vale ainda destacar que a aceleradora, no decorrer do processo de aceleração, pode ou não se tornar sócia da Startup.
O que é a pré-aceleração de uma Startup?
A pré-aceleração é um processo de preparo. Trata-se de uma etapa que antecede o estágio de aceleração da Startup, a moldando e a adaptando para que a mesma cresça de forma escalável e sem problemas.
A pré-aceleração é basicamente um programa que vem antes da aceleração propriamente dita. Desse modo, o pré-aceleramento é efetuado nas fases iniciais da Startup.
Essas fases são chamadas de early stage e merecem toda atenção, pois consistem em um dos momentos mais complexos e decisivos para o destino da Startup. Geralmente, é na fase de pré-aceleração que ocorre a captação dos recursos básicos para o desenvolvimento.
Tipos de aceleradoras de Startup
Atualmente quem tem – ou está pensando em um projeto de Startup – pode contar com diferentes tipos de aceleradoras.
Por mais que a necessidade de inovação gere diferentes tipos de Startups, atuando nas mais diversas áreas e oferecendo variados tipos de produtos e serviços, as aceleradoras de Startups contam basicamente com três categorias. Confira mais sobre elas a seguir.
Programas de aceleradoras privadas
Esse é o tipo considerado o mais comum e o mais requisitado. Nesse tipo, as aceleradoras escolhem, em um dado período, as startups que mais chamam a atenção e se adaptam com as necessidades dos projetos.
Além do investimento, há a possibilidade de que essas aceleradoras disponibilizem acompanhamento de aceleração conduzidos por profissionais especialistas na área. Tais profissionais podem ser chamados de Agentes da Aceleração.
Programas Governamentais
Os programas governamentais possuem algumas semelhanças com os programas de aceleradoras privadas, porém, a grande diferença é que nos programas governamentais há a necessidade da Startup pagar o equity para ser acelerada.
Os programas governamentais são iniciativas gratuitas com o único intuito de proporcionar crescimento e a evolução das empresas.
Nessa categoria de programas é possível contar com chamadas especiais que são destinadas para empresas específicas, que normalmente exercem alguma necessidade do governo local.
Programas de aceleração pagos
Nesse caso, as Startups pagam para empresas que realizam o processo de aceleração. Essa é uma alternativa mais viável para aquelas Startups que possuem condições de realizar esse tipo de investimento.
Além disso, é importante afirmar que nos programas de aceleração pagos, a aceleradora não efetua o aporte financeiro para as Startups. Elas oferecem apenas mentorias e rede de contatos no mercado.
Aceleradoras segmentadas
Também conhecidas como Programas Setoriais, esse tipo de programa é efetuado por aceleradoras que possuem e procuram um tipo de público específico.
A vantagem das Aceleradoras Segmentadas é atender Startups com características determinadas. Sendo assim, se a sua Startup atua no ramo dos games e do entretenimento nerd, você pode encontrar uma aceleradora que tenha todos os conhecimentos e recursos necessários para atuar nessa área.
Aceleradoras de Startup de Saúde
São aceleradoras que atendem negócios que atuam na área da saúde, atualmente considerada uma das áreas que mais crescem quando o assunto são Startups.
O mercado, nesse caso, é bastante abrangente e contempla soluções que vão desde a alta tecnologia em saúde, como produtos mais simples, focados no bem-estar diário da população.
Como escolher uma aceleradora de Startups
As aceleradoras disponibilizam programas de aceleração com objetivo de otimizar determinados tipos de negócios. Desse modo, algumas chamam a atenção pela realização de uma mentoria eficiente e bem planejada.
Enquanto isso, outras se destacam devido ao apoio financeiro mais vantajoso. Além disso, os propósitos e a fase atual da Startup também influenciam a busca pela aceleradora mais adequada.
Em outras palavras, é necessário analisar como são os serviços disponibilizados pela aceleradora e os benefícios que a parceria pode oferecer no decorrer do processo.
Posto isso, é possível afirmar que para não errar na escolha da sua aceleradora, é importante ficar atento para alguns critérios.
Requisitos para a inscrição
As aceleradoras de Startups, em alguns casos, possuem perfis bem específicos, buscando empresas com características bem definidas para segmentar ainda mais os seus serviços.
Há também outros requisitos importantes que elas procuram, como, por exemplo:
- Estágio de desenvolvimento da Startup
- Faturamento
- Tipo de produto ou serviço oferecido
A solução é ficar por dentro de quais são os requisitos e programas que a sua startup tem mais afinidade.
É importante ter em mente que as aceleradoras são exigentes em relação ao processo seletivo, pois elas não querem cometer nenhum equívoco na hora de estabelecer uma parceria.
Mentores
Uma aceleradora de Startups tem o objetivo de fazer o negócio de uma empresa fluir, sair da estagnação e encontrar a melhor maneira para crescer no seu nicho de mercado.
Esse empurrão rumo ao sucesso depende muito de quem vai realizar a mentoria. É fundamental colocar a Startup nas mãos de quem entende do mercado, domina o assunto e possui conhecimento teórico e prático para saber se a empresa realmente vai crescer.
Nesse sentido, vale fazer uma pesquisa detalhada nos nomes que constituem o time de mentores. Veja, pergunte e saiba mais acerca das qualificações e realizações.
Uma dica interessante é procurar saber se a equipe é diversificada e conta com profissionais que atuam em áreas variadas, proporcionando alternativas para orientar as suas estratégias e objetivos.
Benefícios
Há uma série de vantagens que uma aceleradora pode oferecer para a sua Startup. Só para mencionar os principais:
- Infraestrutura
- Suporte financeiro
- Mentorias individuais
- Rede de contato
- Alcance de público por meio de estratégias de Marketing
Esses são apenas alguns dos benefícios que devem ser avaliados na hora de buscar uma aceleradora.
Investimentos
Já explicamos que algumas aceleradoras não disponibilizam aporte financeiro que é a maior necessidade de muitas Startups, mas ainda assim, até para essas aceleradoras, é importante proporcionar uma interação direta com investidores.
Ou seja, os investimentos são a chave para a Startup desbravar o mercado e crescer no seu segmento de atuação. Portanto, fique atento nesse quesito e analise se o que a aceleradora oferece é o mais adequado para os seus objetivos.
Co-investimentos
Além dos investimentos, em algumas situações, há ainda os co-investimentos. Eles consistem em um meio que complementa os investimentos feitos pela aceleradora. Um exemplo disso pode ser a parceria que a aceleradora em questão possui com outras empresas da área.
Os co-investimentos são um requisito importante na hora de escolher uma aceleradora. A razão disso é o fato de que eles conseguem aumentar o apoio financeiro concedido para as startups, estabelecendo mais vantagens e possibilidades de crescimento ainda maior.
Co-investimentos são oportunidades que não beneficiam apenas a startup, pois eles também trazem vantagens para a aceleradora, atuando como uma espécie de amostra do seu próprio trabalho.
Diferença entre aceleradora e incubadora
Pelo fato de ajudar e mostrar as melhores oportunidades para as Startups, é fácil acreditar que uma aceleradora e uma incubadora são sinônimos. No entanto, os conceitos podem até possuir algumas similaridades, mas também várias diferenças. Confira!
Aceleradora
As aceleradoras, de uma forma geral, são administradas por outros empreendedores e investidores que possuem um maior conhecimento sobre o mercado e buscam por Startups comprovadamente promissoras.
Elas também buscam Startups de perfil escalável e não restringem muito o mercado de atuação, ou seja, podem trabalhar com empresas das mais variadas áreas. Sendo assim, as aceleradoras são ideais para quem busca uma inovação radical e trabalha com um modelo de negócio repetível.
Sobretudo, a maioria das aceleradoras também admitem a entrada de Startups via equity, isso quer dizer que há uma troca entre Startup e a aceleradora.
Incubadora
As incubadoras atuam ao lado de empresas de pequeno porte e nichos bem definidos. Elas consistem em um programa relacionado com organizações sem fins lucrativos ou universidades. Vale salientar ainda que hoje em dia a maioria das incubadoras faz parte de instituições de ensino.
Porém, nada impede que uma incubadora disponibilize vantagens para uma Startup. Geralmente essa relação entre uma incubadora e uma Startup ocorre nas fases iniciais da empresa.
Quanto aos métodos de trabalho, a incubadora normalmente utiliza um processo de consultoria no relacionamento com a empresa.
Quais as vantagens e as desvantagens de uma aceleradora de startups?
As aceleradoras podem impulsionar o crescimento de uma Startup, mas é bom ter em mente que elas não são uma solução mágica e apresentam algumas vantagens e desvantagens.
Um exemplo disso é o período de permanência da Startup na aceleradora. O tempo de duração é normalmente oito meses, que consiste no prazo em que ela consegue superar o seu ponto de equilíbrio e garantir a igualdade das despesas.
No entanto, para determinados negócios isso não representa um benefício, pois ainda necessitam ajustar alguns pontos antes de atuar de vez no mercado.
Por isso, é interessante ficar por dentro de algumas vantagens e até desvantagens que uma aceleradora apresenta.
Vantagens de uma aceleradora
A possibilidade de compartilhar ideias e conhecimentos é um dos grandes benefícios que a aceleradora pode trazer para a Startup.
Isso ocorre porque normalmente as aceleradoras disponibilizam programas que mostram procedimentos e caminhos que viabilizam o crescimento do negócio.
Tais programas são elaborados por mentores, gestores e instrutores capacitados em diferentes áreas, capazes de transmitir conhecimentos de gerenciamento, processos, negociação e o relacionamento com outros investidores.
Há também outro benefício, que é a interação com outras Startups por meio da rede de contatos, que estimula a troca de ideias e até a realização e concretização de outros projetos.
Desvantagens de uma aceleradora
De forma geral, também é importante prestar a atenção nas possíveis desvantagens que uma Startup pode trazer, visto que nem todos os projetos, por mais que sejam escaláveis e tenham um modelo de negócio repetível, se adaptam com as características de uma aceleradora.
Uma desvantagem é o limite para o programa de aceleração, ou seja, a Startup, um dia, terá que interromper a sua relação com a aceleradora. Porém, nem sempre todas as Startups estão aptas para isso, ainda necessitando de mais suporte financeiro ou outro tipo de auxílio.
Outra desvantagem é que nem todas as Startups estão adaptadas para atuarem com uma aceleradora. Isso vai depender muito do modelo de negócio.
XP Empresas: como transformar o seu negócio?
Fazer a transformação de um negócio exige planejamento. É preciso de profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.
A XP empresas busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados.
Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe.
O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira.
A seguir, confira quais são os desafios e oportunidades do empreendedorismo no Brasil, segundo o economista Guilherme Benchimol, fundador e presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc:
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!