Conheça os 10 mandamentos do investidor de sucesso

Se você quer ter sucesso com os seus investimentos, é importante seguir estratégias vencedoras, ter muita disciplina e definir os objetivos e prazos. Para isso, seguir os 10 mandamentos do investidor de sucesso é fundamental. Para muitos, investir é o simples ato de escolher o produto, ter dinheiro para aplicar e depois esperar pelos rendimentos. […]


Compartilhar:


Se você quer ter sucesso com os seus investimentos, é importante seguir estratégias vencedoras, ter muita disciplina e definir os objetivos e prazos. Para isso, seguir os 10 mandamentos do investidor de sucesso é fundamental.

Para muitos, investir é o simples ato de escolher o produto, ter dinheiro para aplicar e depois esperar pelos rendimentos.

Mas isso não necessariamente significa que você terá sucesso como investidor. Ao seguir os 10 mandamentos do investidor que vamos apresentar a seguir, dificilmente você não terá bons rendimentos com as suas aplicações.

Continue a leitura para saber mais sobre os dez mandamentos do investidor de sucesso:

– Acabe com as dívidas

– Educação Financeira

– Reserva de emergência

– Desenhe uma estratégia

– Procure a opinião de especialistas

– Tenha disciplina

– Mantenha expectativas realistas

– Diversifique seus investimentos

– Estabeleça objetivos e prazos

– Reveja investimentos e estratégias com frequência 

1º mandamento: Acabe com as dívidas

O primeiro passo para quem está pensando em investir, mas não sabe por onde começar, é organizar muito bem as finanças.

Este é o 1º dos 10 mandamentos do investidor.

Afinal, você sabe exatamente o quanto ganha, o quanto gasta e se sobra dinheiro no final do mês? Se a resposta for não, já pode ligar o sinal de alerta.

Sem organizar as suas finanças e gastando o dinheiro sem pensar, há uma chance muito grande de que já tenha entrado em dívidas, ou até mesmo que ainda não tenha conseguido se livrar delas.

Se ainda não faz o seu controle financeiro, uma boa dica é baixar a nossa planilha de controle de gastos. Com ela, você conseguirá anotar todas as suas receitas e despesas e terá mais claro o que pode cortar e o que pode diminuir, por exemplo.

Ao ter esse controle e reduzir seus gastos, vai sobrar mais dinheiro para quitar as dívidas ou até mesmo para já começar os investimentos (caso você não tenha nenhuma pendência no CPF).

Se as dívidas ainda te atormentam, uma outra boa dica é renegociá-las, procurando sempre começar por aquelas mais caras (as que pagam mais juros). Desta forma, você consegue melhores condições para quitar as dívidas e se livrar logo desta situação incômoda.

2º mandamento: Educação Financeira

Embora seja um tema de extrema importância para qualquer pessoa, infelizmente a educação financeira ainda não é comum aos brasileiros.

Como a maior parte dos brasileiros não tiveram educação financeira na escola, é preciso buscar sempre conhecimento. 

Pesquisar e estudar precisam ser dois mantras para quem vai investir, já que são duas ferramentas importantes para se entender melhor o mercado e as alternativas de aplicação.

Procure ler bastante, assistir a palestras e estar sempre antenado nas notícias de economia que podem influenciar os seus investimentos, como a taxa Selic, o CDI e muitos outros temas relevantes.

3º mandamento: Reserva de emergência

Sabe aquele dinheiro que pode salvar as contas no final do mês depois de um aperto? Pois é. Este valor é o que se conhece como reserva de emergência ou reserva financeira.

É muito importante que se guarde este valor em dinheiro para momentos de eventuais necessidades e imprevistos que possam acontecer.

Quando não se possui uma reserva de emergência, tanto o presente quanto o futuro das suas contas ficam comprometido. Esse é um dos erros que você precisa evitar.

Para ter uma garantia ao orçamento familiar, a conta que você deve fazer para chegar no melhor número de reserva é multiplicar por 6 o valor mensal dos custos da família.

É este valor que vai te garantir uma margem de segurança caso algum imprevisto possa acontecer.

4º mandamento: Desenhe uma estratégia

Quando falamos em estratégia, a regra é simples: ter sucesso no mundo dos investimentos nem sempre significa seguir aquilo que todos estão falando ou fazendo.

Tenha sempre um olhar crítico sobre as recomendações que lhe fazem e procure investir somente em aplicações que você tem certeza que possuem uma boa estratégia por trás e que estejam de acordo com o seu perfil de investidor.

Pense sempre em quais são os seus prazos e objetivos, lembrando também de diversificar e fazer aplicações com frequência para alcançar suas metas.

5º mandamento: Procure a opinião de especialistas

O investidor de sucesso reconhece que existem especialistas e profissionais preparados para analisar os melhores investimentos.

Quando precisar de uma opinião externa, procure uma pessoa capacitada e com as devidas certificações e especializações para ter informações confiáveis.

No mundo dos investimentos, inclusive, os assessores são as pessoas ideais para se consultar em caso de dúvidas. Para entender melhor por que contar com um assessor de investimentos da XP, leia este post do blog.

Ao conhecer a importância da assessoria de investimentos da XP , você entenderá porque a ajuda dos especialistas faz toda a diferença nos seus investimentos.

6º mandamento: Tenha disciplina

Assim como nos estudos e no cuidado com a saúde (apenas para citar dois exemplos), é preciso ter disciplina para se ter bons resultados.

Com os investimentos, é a mesma coisa. De nada adianta investir de forma irregular e sem planejamento. Desta forma, você nunca conseguirá chegar aos seus objetivos.

Claro que você pode conseguir bons resultados fazendo poucos investimentos, mas de valores mais elevados. Mas não necessariamente será assim que o seu patrimônio se multiplicará.

Para se aproveitar do poder dos juros compostos, o ideal é que se faça investimentos de forma regular e consistente.

Tanto pode ser um valor fixo ou um percentual da sua renda. A escolha é sua. O que importa é manter a consistência e ter a disciplina de sempre investir.

A dica aqui é sempre se pagar primeiro quando receber o seu salário. Isso significa que se você decidir investir R$ 500 por mês, separe sempre esse valor antes de pagar as contas. Afinal, se o dinheiro ficar na sua conta, você pode ter a ilusão de que ele está lá para ser gasto e aí pode ficar sem.

7º mandamento: Mantenha expectativas realistas

Já ouviu falar sobre a expressão ‘Não existe almoço grátis’? Ela é um alerta para os investidores que se animam com falsas promessas de rendimentos ou que não se atentam para fatores relevantes, como taxas e impostos, que podem comprometer o seu investimento.

Lembre-se sempre de duas coisas importantes:

  1. Rendimento passado não é garantia de rendimento futuro
  2. No mundo dos investimentos, a relação entre risco e retorno é proporcional

Isso significa que você em momento algum pode esquecer que os investimentos mais seguros costumam render menos. 

Ao mesmo tempo, aquelas aplicações vistas com potencial de alto retorno possuem um risco de perdas igualmente alto.

Por isso, desconfie de investimentos que se propõem a oferecer um alto retorno com um baixo risco. Avalie as taxas médias pagas pelos ativos de renda fixa e os retornos médios de renda variável para não cair em ciladas.

8º mandamento: Diversifique seus investimentos

Outra expressão comum que pode ter uma boa relação com investimentos é a famosa frase do ‘nunca coloque todos os ovos na mesma cesta’. Isso significa que, caso você tenha todo o seu dinheiro em uma única aplicação, está correndo riscos se algo der errado com ela.

O investidor de sucesso sabe da importância de se diversificar a carteira de investimentos, seja entre ativos do mesmo tipo (como o Tesouro Direto, por exemplo), ou até mesmo dentro de classes distintas (renda fixa ou variável).

A diversificação é a melhor forma de se gerenciar os riscos com segurança. Tenha sempre em mente que é preciso ter um percentual do valor investido em renda fixa, mas também em renda variável.

Na renda fixa, é possível comprar títulos públicos e privados de diversas instituições.

No caso da renda variável, por exemplo, você pode optar por empresas e setores distintos, para se aproveitar de diversos cenários. O importante é ter equilíbrio sempre.

9º mandamento: Estabeleça objetivos e prazos

Ninguém guarda dinheiro por guardar. Sempre há uma razão, um planejamento, um objetivo.

No que você pensa quando guarda dinheiro? Uma viagem? Um carro novo? Casa própria? Aposentadoria?

Ao fazer seus investimentos, é preciso que você tenha um planejamento para cobrir todas as razões pelas quais você investe, tendo sempre em mente os seus objetivos.

De acordo com o seu planejamento, escolha os melhores investimentos pensando no curto, médio e longo prazo. Quanto mais longo for o prazo, mais você pode se permitir a diversificação em busca de uma maior rentabilidade.

10º mandamento: Reveja investimentos e estratégias com frequência 

Seu dinheiro é muito importante, certo? Por isso, é preciso estar sempre atento ao que acontece com ele.

Não adianta nada você investir sempre se depois disso não olha para o que acontece com o dinheiro.

Este é o último dos 10 mandamentos do investidor.

Ao longo da vida, é preciso revisar a carteira e avaliar se os resultados estão dentro do que você espera.

Além disso, pode ser que no meio do caminho os seus planos e objetivos possam mudar. Então esteja sempre aberto a fazer mudanças.

Evite a preguiça em nome de ter sempre uma boa rentabilidade. Você não vai se arrepender.

Conclusão

Para se tornar um investidor de sucesso, não existe receita e nem fórmula mágica. Investir e acumular patrimônio é algo que exige dedicação e comprometimento.

Tenha cuidado com as armadilhas do mercado financeiro e procure sempre estudar para entender bem o que está fazendo.

Além disso, seguir os 10 mandamentos do investidor que apresentamos neste texto vai te ajudar – e muito – na hora de montar a sua carteira de investimentos.

Nada de se render à preguiça e nem achar que investir é um bicho de sete cabeças.

Use e abuse das dicas deste texto e aproveite as oportunidades que o mercado oferece aos investidores de sucesso.

Uma última dica para alcançar o sucesso: o curso Mentoria de Alta Performance, da Xpeed. Passe por uma imersão na bolsa que alinhará teoria e prática para transformar você em um trader vencedor:

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.