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Vulcabras (VULC3) e Grendene (GRND3): confira destaques de reuniões exclusivas com as empresas

Nesta quarta-feira (09/03), VULC3 subiu mais de 10%, e GRND3 subiu cerca de 4%. Confira nossa visão sobre as duas empresas.

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Vulcabras e Grendene são duas das maiores fabricantes de calçados do Brasil – em 2021, juntas, foram responsáveis pela venda de mais de 175 milhões de pares de spapatos no Brasil. Enquanto a Vulcabras possui foco no segmento esportivo, sendo dona das marcas Olympikus, Mizuno e Under Armour no País, a Grendene gerencia marcas de chinelos e sandálias como Melissa, Ipanema, Grendha, Zaxy, Rider e Cartago, dentre outras.

Nesta semana, a XP realizou o seu primeiro evento focado no setor de Calçados. Por meio de uma série de conversas com fabricantes, varejistas e associações do segmento, procuramos obter uma visão atualizada do segmento. Neste relatório, trazemos nossa leitura das reuniões que realizamos com a Grendene (GRND3) e a Vulcabras (VULC3). Para a análise setorial do time de Varejo, bem como suas leituras para Arezzo e Alpargatas, clique aqui.

No caso da Grendene, um dos principais tópicos foi a performance de suas diferentes linhas de produtos, com destaque para a Melissa. Outros pontos abordados incluem a pressão de custos e os repasses de preço feitos para mitiga-la, conforme discutimos abaixo. Vale lembrar que temos recomendação Neutra para GRND3, com preço-alvo de R$ 10,70 por ação.

No caso da Vulcabras, destacamos as fortes perspectivas para 2022 e, especialmente, para o primeiro trimestre. A companhia entende que, no 1T22, deve apresentar uma taxa de crescimento similar, senão maior, do que aquela apresentada em 2021. Além disso, a empresa tem expectativa de seguir aumentando sua margem bruta. Nesse sentido, mantemos nossa visão construtiva para VULC3, com recomendação de Compra e preço-alvo de R$ 12 por ação.

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Destaques da conversa com Grendene (GRND3)

Performance da Melissa foi destaque na conversa com a Grendene

Por um lado, a Grendene conta com marcas mais acessíveis para o público brasileiro, como é o caso da Ipanema. Isso permite que a empresa apresente uma performance resiliente em momentos desafiadores do ponto de vista econômico. Diante de um cenário de inflação alta e, consequentemente, corrosão do poder de compra, os consumidores tendem a focar em produtos com um melhor custo benefício, como é o caso das linhas da Grendene.

Por outro lado, a Grendene também conta com a Melissa, uma marca amplamente conhecida e voltada para os públicos de maior poder aquisitivo. Especificamente no caso da Melissa, a companhia comentou que ela vem apresentando uma performance robusta. Além disso, franqueados da marca também estariam demonstrando mais apetite pela abertura de lojas de rua (fora de shoppings), como um efeito colateral da pandemia do Covid-19.

Pressão de custos segue relevante, ainda que mais controlada do que em 2021

O policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, é a principal matéria prima das sandálias e chinelos da Grendene. Vale lembrar que o material é composto em grande parte por produtos petroquímicos, além de outros componentes feitos a base de sódio. Nesse sentido, a empresa ressaltou que, apesar da forte alta registrada do PVC em 2021, a recaída nos preços vista nas últimas semanas segue em curso, sem impactos relevantes do evento Rússia-Ucrânia ainda – vale lembrar que, diante do conflito, os preços do petróleo dispararam no mundo todo.

Ainda assim, a pressão de custos segue relevante: apesar de terem caído, os preços do PVC não voltaram aos níveis pré-pandemia por enquanto. Nesse sentido, com o objetivo de controlar margens, a Grendene vem investindo em ganhos de eficiência fabril, como ela fez historicamente. Além disso, a empresa também realizou um repasse de preços de dois dígitos (ou seja, acima de 10%) em janeiro deste ano, amenizando tal pressão de custos. A empresa comentou, ainda, que não tem nenhum outro aumento programado para o curto prazo.

Destaques da conversa com Vulcabras (VULC3)

Ação encerra o dia subindo cerca de 12%

Ontem, a Vulcabras reportou seus resultados referentes ao quatro trimestre de 2021 (4T21), demonstrando mais uma vez uma performance robusta. Uma das principais mensagem do nosso evento foi que a empresa segue otimista neste ano também. Para o 1T22, inclusive, a companhia acredita que deve entregar taxas de crescimento similares, ou até mesmo maiores, do que aquelas registradas em 2021.

Tal crescimento viria, principalmente, da boa performance de suas três marcas, com ênfase no potencial da Mizuno. O segmento de confecção e do ecommerce também foram mencionados como avenidas de crescimento relevantes. Além disso, diante desse aumento de volume, a Vulcabras deve ser beneficiada por efeitos de alavancagem operacional, contribuindo para sua previsão de seguir aumentando margem bruta no curto prazo.

Reforçamos nossa visão construtiva para Vulcabras, com recomendação de Compra

Ontem, a Vulcabras reportou seus resultados referentes ao quatro trimestre de 2021 (4T21), demonstrando mais uma vez uma performance robusta. Uma das principais mensagem do nosso evento foi que a empresa segue otimista neste ano também. Para o 1T22, inclusive, a companhia acredita que deve entregar taxas de crescimento similares, ou até mesmo maiores, do que aquelas registradas em 2021.

Tal crescimento viria, principalmente, da boa performance de suas três marcas, com ênfase no potencial da Mizuno. O segmento de confecção e do ecommerce também foram mencionados como avenidas de crescimento relevantes. Além disso, diante desse aumento de volume, a Vulcabras deve ser beneficiada por efeitos de alavancagem operacional, contribuindo para sua previsão de seguir aumentando margem bruta no curto prazo.

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