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Varejo Farma: Quem está ganhando a corrida do Mounjaro?

Verificando a disponibilidade dos medicamentos GLP-1; Introduzindo OTC em nosso monitoramento

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Neste relatório, trazemos: (i) uma verificação da disponibilidade dos medicamentos GLP-1, que confirmou a ruptura do Mounjaro e mostrou que a RD e a PGMN estão melhor posicionadas que os concorrentes; (ii) o ambiente competitivo de medicamentos com prescrição (RX) em São Paulo parece mais acirrado, com RD e DPSP sendo os mais baratos na categoria; (iii) introduzimos os medicamentos OTC em nosso monitor, com a RD apresentando a cesta mais cara e a PGMN a mais barata; (iv) os marketplaces continuam mais baratos em HPC em comparação às farmácias, principalmente quando considerados os custos de frete; e (v) observamos que os varejistas farmacêuticos estão realizando diversas campanhas para promover a categoria HPC em seus sites.

Verificando a disponibilidade dos medicamentos GLP-1; RD e PGMN melhor posicionadas. Em nossa análise, o principal risco por trás da dinâmica dos GLP-1 é a escassez de oferta. Por isso, nos últimos 10 dias, entramos em contato com 162 farmácias de cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Fortaleza) de empresas sob nossa cobertura (RADL, PGMN e PNVL), bem como concorrentes importantes em cada região (DPSP, Venancio e São João). De modo geral, nossa análise mostra que as drogarias estão bem abastecidas com medicamentos GLP-1, embora o Mounjaro seja mais difícil de encontrar. Entre os players listados, RD e PGMN se destacam, enquanto São Paulo apresentou a menor disponibilidade, possivelmente devido à alta demanda e às estratégias usadas para conter os maiores problemas de segurança da cidade. Por fim, notamos que várias farmácias mencionaram escassez contínua do Mounjaro, embora algumas tenham nos informado esta semana que foram reabastecidas.

DPSP e RD são os mais baratos. Em nosso monitoramento online de medicamentos com prescrição (RX), RD e DPSP estão praticamente empatados com os menores preços finais para os consumidores, com DPSP ligeiramente abaixo da RD (-1,6%). Desde nossa última verificação (em maio), ambas as empresas reduziram preços em cerca de 2%, embora a DPSP tenha aumentado preços em junho e rapidamente ajustado em julho para o nível atual. Isso pode indicar um cenário competitivo mais acirrado em São Paulo. Quanto à PGMN, embora continue oferecendo os menores preços totais em relação ao teto regulatório da CMED (~9%), tem sido menos promocional que os concorrentes e, de fato, aumentou preços em cerca de 4% desde nossa última verificação. Por fim, a PNVL vem reduzindo preços finais desde maio, com queda de 2% no período.

Introduzindo OTCs no monitoramento. Como os preços dos OTCs parecem ser definidos de forma aleatória, estamos introduzindo uma análise de preços relativos neste monitor, com o objetivo de realizar uma análise mensal posteriormente. Para isso, analisamos os 10 mais vendidos da categoria, segundo pesquisa da Close-up International. Como primeira avaliação, notamos que a RADL tem os itens mais caros na cesta, enquanto a PGMN tem os mais baratos (-8% em relação à RADL).

Custos de frete não são mais um obstáculo; introduzindo a Shopee em nosso monitor de HPC. À medida que evoluímos nosso monitoramento, agora incluímos a Shopee. Curiosamente, a Shopee fez com que os marketplaces fossem menos competitivos em relação às farmácias quando desconsiderados os custos de frete (-3%), embora o canal se torne 11% mais barato ao considerar os custos de frete, independentemente de incluir ou não a Shopee. Por categoria, MELI é a alternativa mais barata em protetores solares e cuidados capilares, enquanto a Amazon se destaca em dermocosméticos e desodorantes. Vale destacar que os marketplaces oferecem muitas opções de frete grátis para os itens mapeados, principalmente a Shopee, embora os prazos de entrega ainda sejam significativamente mais vantajosos para as farmácias (1-2 horas).

Analisando estratégias do mercado HPC além do preço. Também trazemos um olhar além do preço para entender melhor como os varejistas estão fomentando a categoria HPC, destacando que: (i) a PGMN anunciou a chegada da linha Niina Secret da Eudora em suas prateleiras, lançada em 21 de agosto por meio de um evento ao vivo com promoção de maquiagem; (ii) como parte da estratégia Impulso, o lançamento da Vichy está sendo destacado em várias farmácias por meio de displays digitais; (iii) o site da RD possui uma seção chamada “Internet Favorites”, que vende marcas digitais como Sallve e Creamy; (iv) a Panvel realizou sua Beauty Week, com descontos de até 50%; e (v) em comemoração ao seu aniversário, a DPSP está oferecendo descontos de até 50% em diversos produtos, com uma Beauty Week e uma Semana do Festival de Perfumes, sendo que 60% dos produtos oferecidos durante o Festival já estão esgotados.

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