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Vamos (VAMO3): VWFS agora oferece um produto de assinatura de caminhão; Neutro

Acreditamos que a baixa penetração de mercado compensa a concorrência a médio prazo

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A VWFS (VW Financial Services) entrou no negócio de assinatura de caminhões, segundo a mídia local do Brasil. Vemos essa notícia como neutra para a Vamos, com base em: (i) a VWFS já possui uma operação relevante no negócio de aluguel de caminhões por meio de uma JV com a LM Frotas (consulte a página 2 para detalhes), sendo o serviço recém-anunciado em assinatura uma extensão direcionada para pequenos usuários de frotas e autônomos (fora do mercado endereçável atual da Vamos); e (ii) o mercado de aluguel de caminhões permanece pouco penetrado, proporcionando uma oportunidade de crescimento saudável para mais de um player em potencial (a Vamos sendo líder de mercado). Reiteramos nossa visão positiva em relação à Vamos e sua classificação de top-pick em nossa cobertura de Transportes.

A VWFS é um player de mobilidade que já estava no mercado de aluguel de caminhões. Consideramos importante notar que a VWFS já opera um negócio relevante de mobilidade de veículos leves e pesados ​​(~51 mil ativos reportados no 2T22 sob a JV com LM Frotas), oferecendo: (i) GTF – Gestão e terceirização de Frotas (~49 mil ativos); e (ii) Rent-a-Car (~2 mil ativos). No número de Fleet Rental estão incluídos os veículos leves da VWFS em produtos de assinatura (VW Sign&Drive e Audi Luxury Signature), que, de acordo com as notícias recentes, serão complementados por um produto de assinatura de caminhão (focado em condutores autônomos e pequenos operadores de frotas e iniciando com 100 ativos/caminhões).

Vantagens competitivas entre grandes players. Vemos dois aspectos como os mais relevantes nos mercados de aluguel/mobilidade: (i) capacidades de gestão de ativos em escala; e (ii) acesso a capital a taxas de financiamento competitivas. Embora as locadoras listadas tenham a maior escala no Brasil, observamos que a joint venture entre VWFS e LM Frotas combina os aspectos mencionados acima, além de alavancar seus produtos de assinatura em: (i) capacidade de distribuição através da rede de concessionárias do Grupo Volkswagen; e (ii) programas de manutenção vinculados ao Grupo Volkswagen que buscam maximizar os valores residuais.

Existe um conflito na competição do VWFS com o Vamos? Não vemos conflito entre o produto de assinatura de caminhão recém-anunciado pela VWFS e a Vamos’ ser cliente e revendedor da VW, pois (i) a VWFS é uma entidade separada e independente da VW OEM (exemplificado pelo perfil multimarcas de sua frota com a LM Frotas), (ii) a Vamos não atua no negócio de assinatura de caminhões até o momento, e (iii) a concorrência saudável já existe no GTF por meio de sua JV com a LM Frotas.

A baixa penetração de mercado compensa a concorrência de médio prazo. Não esperamos mudança material no cenário competitivo com esta notícia. A Vamos ainda não entrou no mercado de assinatura de caminhões e acreditamos que o mercado de GTF de pesados (mercado endereçável atual da Vamos) é suficientemente grande (apenas ~ 2% de penetração no mercado).

Entendendo a Competição

Players atuais ainda são pequenos em relação ao tamanho do mercado

A VWFS é globalmente responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen. No Brasil, o conglomerado é independente da montadora Volkswagen e formado pelo Banco Volkswagen, Volkswagen Corretora de Seguros e Consórcio Nacional VW.

Em outubro de 2021, foi criada uma JV (joint venture) entre a VWFS (60% de participação) e a LM Frotas (40% de participação) com o objetivo de expandir o negócio de frotas em conjunto para consolidar a nova empresa como líder de mercado. A VWFS havia fundado anteriormente o fornecedor de frotas Fleetzil, que foi fundido com a LM Frotas na JV. O racional estratégico da operação de M&A foi combinar (i) o perfil multimarcas da LM Frotas e sua plataforma de gestão de frotas, com (ii) as vantagens de refinanciamento da VWFS e a alavancagem estratégica do Grupo Volkswagen.

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