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SmartFit (SMFT3): Resultados em linha no 1T24

A SmartFit (SMFT3) reportou seus resultados do 1T24. Veja nossa visão no relatório.

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Sólidas tendências de crescimento e margens

A SmartFit divulgou resultados em linha no primeiro trimestre, com sólido desempenho de receita e rentabilidade, apoiado pela expansão orgânica, fortes adições líquidas de membros e maturação das lojas.

Analisando o resultado

As vendas líquidas consolidadas aumentaram 28% em relação ao ano anterior, apoiadas pela forte expansão da empresa (+238 novas lojas nos últimos 12 meses), maior número médio de membros por academias próprias (+20% em relação ao ano anterior) e preço/mix (+8%), sendo este último sustentado por uma maior penetração do Plano Black em todas as regiões (66% dos membros de academias próprias, +5 p.p em relação ao ano anterior). Observamos que o desempenho da receita ficou ligeiramente acima de nossas estimativas (+3% vs. XPe), principalmente devido ao maior número de usuários no Brasil (+13%).

Analisando a rentabilidade, a margem bruta aumentou em +0,1 p.p em relação ao ano anterior (+0,5 p.p em relação ao trimestre anterior), apoiada pela gestão de preços e pelo ritmo acelerado de maturação das lojas, mais do que compensando as pressões inflacionárias. Enquanto isso, a margem EBITDA ajustada (ex-IFRS) foi de 31,4%, 0,5 p.p abaixo de nossas estimativas, devido às maiores despesas com bônus, embora ainda tenha aumentado 0,5 p.p em relação ao ano anterior, apoiada pela alavancagem operacional. Em termos regionais, o México foi o principal destaque mais uma vez, com margem EBITDA crescendo +3,5 p.p em relação ao ano anterior, seguido pelo Brasil (+1,6 p.p), com ambos se beneficiando de um controle rigoroso das despesas de marketing, enquanto a margem da América Latina foi pressionada (-4,4 p.p.) pela expansão acelerada da companhia na região. Finalmente, o lucro líquido ajustado foi de R$110 milhões (vs. XPe de R$122 milhões), em função de resultados financeiros mais pesados, enquanto o consumo de caixa foi de -R$149 milhões, devido a um maior Capex.

É interessante notar que: i) Em abril, a SMFT tinha 75 unidades em construção e 105 contratos assinados para serem abertos na majoritariamente em 2024, com seu guidance de expansão reiterado (240-260 aberturas em 2024); ii) A empresa lançou um novo conceito de Pilates (One Pilates), com sua primeira unidade dentro de um Studio em SP; iii) A penetração do plano Black continua melhorando, com o México aumentando os preços pela primeira vez; e iv) O vintage das unidades de 2022 alcançou uma margem bruta de 53% (+1,5 p.p T/T), acima dos níveis históricos de maturidade, devido a maiores receitas por academia e menores custos de ocupação, enquanto os vintages de 2023 estão atualmente operando com uma margem bruta de 37%.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 11h – link

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